DIA DE TODOS OS SANTOS

FELIZES OS SANTOS

POR:  PE. TARCISIO AVELINO

Para quê uma solenidade para celebrar todos os santos? Se eles estão junto de Deus não precisam de nossos louvores, muito menos deles precisa Aquele que é o autor de nossa santificação, Deus Todo Poderoso, que se basta a Si mesmo. No entanto, no Salmo 102,1 encontramos a razão do porquê desta solenidade: "Bendize ó minha alma Ao Senhor e jamais te esqueças de nenhum de Seus benefícios". Este é o motivo desta solenidade, não são os santos, nem é Deus que precisam de nossos louvores, somos nós que deles precisamos, para que recordando todos os feitos do Altíssimo tiremos os olhos de nossos problemas e os coloquemos na grandeza dAquele que pôde realizar tão grandes feitos. A gratidão reaviva nossa memória para lembrar a fidelidade de Deus e Seu poder e nos coloca na verdadeira dimensão das coisas, do contrário, com os olhos fixos em nossos problemas, sucumbiremos pois eles nos parecerão grandes demais.
A liturgia de hoje nos convida a voltar nossos olhos para o céu onde estão os milhares de milhares de homens e mulheres como nós que "lavaram e alvejaram suas vestes no sangue do Cordeiro", como lemos na primeira leitura, para que, voltando-nos para nossa meta, não só nos encaminhemos para ela, mas encontremos força no exemplo e na intercessão daqueles que, como nós, "passaram pela grande tribulação" que, aqui quer dizer as grandes perseguições que fizeram tantos mártires entre aqueles que seguiram O Cordeiro sem mácula que por nós deu a vida, mas também pode representar todos os sofrimentos de todos os cristãos, ao longo da história da humanidade que, jamais deixaram de buscar em Cristo a força em meio aos problemas da vida.
"Somos filhos de Deus", lembra-nos a segunda leitura, ora, se "filho de peixe peixinho é", filhos dAquele que é Santo, só podem ser santos, ou serão uma aberração!! Por isso o Evangelho de hoje, traça-nos, nas Bem Aventuranças, um perfil da personalidade de Cristo, para que possam imitá-lO, todos aqueles que quizerem habitar com Ele eternamente, uma vez que a Segunda leitura também nos lembra, que aqueles que nEle esperam se purificam, pois vão se assemelhando progressivamente a Ele para poder com Ele habitar eternamente.
Essa é a finalidade de conhecer e amar todos os santos, a de reconhecer e louvar a obra de Deus neles, para com isso, enxergarmos a obra que Deus quer fazer também em nós Seus filhos, contando com nossa docilidade ao Seu cinzel que é a Sua graça, que de tudo usa para nos lapidar e mais nos assemelhar a Ele, polindo em nós o lodo do pecado. Nesta obra dolorosa podemos contar com a intercessão daqueles que nos precederam, os santos.
Que Maria Ssma, Mãe dO Santo dos Santos, nos socorra nesta longa caminhada, voltando sempre os nossos olhos para a meta de nossa Pátria definitiva. Amém.

2 comentários:

  1. Que aqui fique registrado meu louvor e agradecimento a Deus por nos ter presenteado com mais este "auxílio" à nossa santidade,o exemplo e a interseção dos santos.Glória a ti Senhor!
    Sou devota de Santa Mônica e Santo Agostinho,e creio que pela interseção deles,não terei que esperar o tempo que ela esperou pela conversão de meus filhos.Pela Graça de Deus e interseção dos Santos,isto em breve ocorrerá!

    ResponderExcluir
  2. Que os santos todos intercedam por nós no céu para que possamos ter a coragem de praticar o evangelho de Nosso Senhor e sermos santos como nosso Pai Celeste é Santo!!!

    ResponderExcluir