XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM A

ADMINISTRADORES DE DEUS

POR: PE. TARCISIO AVELINO


“Todos nós somos filhos da luz e filhos do dia” essas palavras da segunda leitura nos mostram a imensa responsabilidade que temos sobre cada oportunidade que Deus nos oferece em nossa vida, tudo, cada coisa, aptidão, pessoas, tempo, cada centavo de dinheiro, cada dom e qualidade, tudo nos foi confiado por Aquele que “colhe onde não plantou”, Ele que “No princípio criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1), ou seja, que do nada criou tudo, nos confia cada coisa como que nomeando-nos seus administradores para que possamos colocar tudo a serviço Dele e dos irmãos.

Nós não temos nada para oferecer que Dele não tenhamos recebido de graça, e se recebemos é para usar a serviço, uma vez que sendo filhos Do Amor, temos que ser à imagem Do próprio Amor, cuja essência é o sair de si para se dar, é a doação.

É neste sentido que a Parábola dos Talentos se constitui, ao final de cada ano litúrgico como um exame de nossa vida: de que modo estou vivendo, arriscando tudo por amor, para servir melhor, para me doar ao máximo, como os dois primeiros empregados que receberam, respectivamente cinco e dois talentos, ou, como o terceiro empregado que, enterrou seu talento, ( seus dons e oportunidade), vivemos paralisados pelo medo do fracasso ou pelo medo de Deus?

A Palavra de Deus diz que “o perfeito amor lança fora o temor” (1Jo.4,1-21) então o erro do terceiro servo foi ter contido em si o amor, num esforço supremo de tentar conter uma torrente que escolheu fazer de nós seus canais como lemos em Romanos 5,5: “porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, ora, se recebemos o amor, que é o próprio Espírito Santo, então também Ele é um Dom, aliás o DOM DOS DONS e como tal, não pode ficar retido mas é para ser partilhado.



Não devemos nos entristecer ao constatarmos que tantos receberam mais do que nós, mesmo se tivermos recebido somente um talento, pois na matemática de Deus a recompensa será a mesma para todos os que se esforçarem para fazer render o tanto que Dele recebemos, a recompensa é Ele mesmo! No entanto, não podemos nos esquecer que aquele que recebeu tem responsabilidades muito maiores: “a quem muito foi dado, muito será cobrado”...

“Sois filhos da luz e filhos do dia... Portanto não durmamos como os demais” essa idéia nos coloca no verdadeiro espírito da mensagem de hoje, não podemos perder tempo em partilhar e aplicar nossos talentos no sentido de que outros conheçam também a verdade e desfrutem, desde já a vida abundante que Cristo veio trazer para todos, é neste sentido que a primeira leitura nos traz a figura da mulher diligente, daquela esposa e mãe que, por amor tem sempre a criatividade de inventar mil maneiras para melhorar a vida de seus filhos e de seu esposo, porque ama!!

“No ocaso da vida seremos examinados no amor” (S. João da Cruz), então, amemos!! Pois o amor jamais conhece descanso, sempre ocupado em fazer o outro feliz! Amemos! Porque assim nos veremos impossibilitados de enterrar os dons que Deus nos deu! E poderemos ser contados entre os primeiros empregados e ouvir da boca Daquele que tanto nos confiou: “Muito bem servo bom e fiel! Como foste fiel no pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário