NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

por: Pe. Tarísio Avelino
Não haveria outro mistério da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo melhor para encerrar o Ano Litúrgico do que a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo uma vez que este mistério é justamente, a coroação de todos os mistérios da vida dEle, que contemplamos ao longo de toda a liturgia a cada ano.
Com este mistério se encerra a missão de Cristo nesta terra, quando, conforme lemos na segunda leitura, todas as coisas a Ele submetidas pelo Pai, são por Ele submetidas novamente, “Àquele que tudo lhe submeteu”.
Assim, a Liturgia de hoje nos oferece os elementos que nos fazem entender porque Ele é o Rei do Universo e o que devemos fazer para reinar com Ele.
Cristo é O Rei do Universo não só porque Ele é O Verbo de Deus pelo qual tudo foi criado, como também porque foi por Ele que o universo, inteiro, submetido, pelo pecado a Satanás, foi resgatado pelo Seu Sangue derramado. No entanto, se Ele é Rei do Universo por direito, Seu reinado começa pelo coração das pessoas e, tendo nos criado livres como filhos, jamais reinará forçadamente no coração de ninguém por isso nos ensina, no Evangelho de hoje a única condição para que possamos reinar com Ele, a condição é o amor que se traduz em obras.
O Evangelho de hoje é a conseqüência final daquilo que aprendemos em Tg.2,16 onde lemos que a fé sem obras é morta e aqui, é interessante notar que o único critério que Nosso Senhor aponta que seremos julgados é o bem que tivermos feito ou não ao nosso próximo pois, se como Ele mesmo havia dito que “quem ama cumpriu toda a Lei”,  pois amar é assumir nossa condição de filhos Do Amor, amar é doação, é serviço e esse é O Poder do reinado de Cristo, como Ele nos ensinou ao terminar de lavar os pés de seus discípulos, um gesto que cabia aos escravos de então: “se Eu vosso mestre e Senhor vos lavei os pés, é para que vós façais o mesmo”. Este é o poder do reinado de Cristo, o poder-serviço, o poder do amor, não da tirania, nem da força, nem das armas, nem da argumentação.
Deus não precisa de nada. Ele se basta a si mesmo, por isso se identifica com cada pessoa que criou para nos impelir a servi-lO nelas, resgatando em nós a chama do amor que, muitas vezes jaz em nosso peito, coberta pelas cinzas de nosso egoísmo e pecado e aqui se explica o porquê de tanta severidade do juiz para aqueles que não serviram o seu próximo, porque Ele ama a cada um como se fosse seu único filho e não aceita que desprezemos aquilo que lhE pertence, uma vez que pagou tanto caro para resgatar cada pessoa, com o preço de Seu próprio sangue. É por isso que na primeira leitura Ele diz que fará “justiça entre ovelha e ovelha,entre carneiros e bodes”, porque, toda vez que nos recusamos a servir, recusamos nos assemelhar AO Nosso Pai e escolhemos nos assemelhar àquele que “veio para roubar matar e destruir”, àquele que foi expulso da presença de Deus, não por Deus, mas pela Luz que de Deus emana, ao se recusar, desde o princípio a servir, como é próprio do Amor.
“vinde” ou “afastai-vos” é a sentença que escutaremos na voz de nossa própria consciência, tantas vezes acolhida ou repelida ao longo de toda nossa vida como Ele mesmo diz que o “o julgamento já está lançado” (Jo.3,18), onde aprendemos que não precisamos esperar o dia do juízo para sabermos nosso veredicto final, lá no fundo, nossa consciência nos diz se estamos sendo coerentes com nossa fé ou não.
“Vinde benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!” Como Ele gostaria de dizer isso para cada um de nós!!!!!!! Ele que é O Próprio Amor deu a própria vida justamente para se dar a nós eternamente, preenchendo todos os anseios de paz e felicidade que todos as pessoas procuram, infelizmente, na maioria das vezes, tem tudo aquilo onde não encontrarão satisfação plena. “Vinde benditos de meu Pai”, como Ele anseia dizer isso para cada um de nós!!!! Se não fosse assim não teria chorado sobre Jerusalém, nem teria chorado a morte de seu amigo Lázaro, lágrimas de quem ama e não pode suportar ver sofrer ou morrer aqueles que quer ter sempre junto a Si!!
“Afastai-vos malditos!” Foi justamente por esses que Ele chorou!! Porque se tornaram malditos não por Deus mas justamente por terem se retirado de debaixo de sua bênção, Ele que faz ecoar até hoje para cada um de nós aquilo que havia dito para os habitantes de Jerusalem: “Ah, como Eu gostaria de reunir cada um de vós como a galinha reúne os pintinhos debaixo de suas asas!”

Um comentário:

  1. Jesus,Nosso Rei e Senhor

    Reina nos corações de todos nós.
    Desejamos que reine.

    ResponderExcluir