I DOMINGO DO ADVENTO ANO B

ADVENTO, TEMPO DA ESPERA
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO

A Liturgia deste primeiro domingo do advento nos define o que seja este novo tempo que iniciamos hoje, bem como nos ensina como devemos viver este tempo tão rico de graças.

Desde o princípio, o homem criado livre por Deus, optou por romper com Este Pai de Amor, com o qual podia conversar face a face recebendo, logo em seguida, por parte de Seu Criador a promessa de um redentor e foi aí que se iniciou uma espera tão longa que fez com que o profeta Isaías, como vemos na primeira leitura exclamasse: “Ah! Se rompesses os céus e descesse!” É o brado do coração humano cansado de procurar a paz e a felicidade onde ela não está, desiludido de buscar no próprio homem a solução para os seus problemas, percebendo que quanto mais tentou caminhar sem Deus pensando que seriam mais livres, mais se escravizaram de si mesmos. É um grito dolorido de quem só encontrou no homem sem Deus o ódio e as injustiças.

“Ah! Se rompesses os céus e descesses! (...) desceste, pois (...) jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam”. De fato, com a Encarnação de Cristo no ventre de Maria, os céus se rasgaram e Deus nos revelou sua face e nos mostrou todo Seu amor, no entanto, O Reino que Ele veio inaugurar, apesar de já ter sido pago para que cada um de nós dele possamos  desfrutar, foi apenas uma proposta, não uma imposição, e a maioria o rejeitaram. Antes de Cristo voltar para O Pai no dia de sua ascenção, nos deixou, como lemos no Evangelho de hoje, como responsáveis pelo cuidado de Sua casa, o mundo que desde o princípio Ele ordenara que o administrássemos: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo ....” (Gn.1,28), mas o homem, livremente tem optado por viver longe de Deus o que o faz ser torturado pela saudade deste Deus, que no Paraíso conversava face a face com Adão e com Eva.

Santo Agostinho diz: “criastes-nos para ti e o nosso coração está constantemente inquieto enquanto não repousar em Ti”, daí que o suspiro do Profeta Isaías na primeira leitura é eco do suspiro de toda a humanidade.

No Evangelho de hoje Nosso Senhor nos ensina que a atitude com a qual devemos viver este tempo de espera é uma atitude de vigilância, mas a parábola que Ele se utilizou para nos fazer entender  como devemos viver este tempo nos mostra que esta vigilância não é passiva, uma vez que fomos constituídos por Ele como responsáveis pela Sua casa.

Que pena ver que esta casa que é o mundo está tão mal administrada pelos homens ao ponto de o planeta inteiro ter se ressentido da destruição desmedida a que foi submetido pela ganância do homem que tanta preencher com as coisas o vazio causado pela separação de Deus!

A culpa não é de Deus pelo mal que graça no mundo, mas do homem que foi por Deus capacitado para vencer as tentações bem como para administrar com sabedoria tudo o que nos foi confiado, não só nossa casa neste mundo mas também a casa na qual Deus quis habitar entre nós que é não somente OS Sacrários das Igrejas, como também o coração de cada ser humano. “Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo”.

Portanto, assumamos a capacitação que Ele nos concedeu e esperamos ativa e alegremente Aquele que deseja, mais do que nós mesmos preencher todos os anseios de nosso coração e celebremos com entusiasmo Sua primeira vinda, na Liturgia, para que contemplando Sua vida, encontremos o modo como devemos aguardar o Seu retorno glorioso. MARANATÁ, VEM SENHOR JESUS!!!!!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Ouvi de um padre certa vez:"ninguém converte ninguém,quem converte é Deus".Não podemos então fazer nada para "desvendar "os olhos e "abrir" o coração daqueles que fizeram a triste e equivocada opção de caminhar sem Deus? Rezar é a única coisa a fazer por eles? e não são poucos!Por que Deus não derruba logo todo mundo do cavalo como fez com Saulo? Ou rompe os céus e desce logo? Vem Jesus,te esperamos ansiosamente!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus é o verdadeiro amor!

    ResponderExcluir
  3. ADVENTO TEMPO FORTE DE ORAÇÂO VAMOS ESPERAR JESUS PREPARANDO UM PRESÈPIO EM NOSSO CORAÇÃO
    PADRE TARCÌSIO FOI MUITO FELIZ NA SUA HOMILIA.
    DEUS AMA A QUEM DÀ COM ALEGRIA"UM SEGREDO DIA 24 ANIVERSÀRIO de P.TA`RCÍSIO"

    ResponderExcluir
  4. 'SErvi ao Senhor com Alegria" DOMINGO PADRE TARCÍSIO FEZ UMA BELÍSSIMA HOMILIA.Alegres e felizes vamos ser "SANTOS" Vamos preparar a Festa do Nascimento de Jesus e do P.Tarcísio que faz aniversário dia 24 de Dezembro.
    Tudo que "Deus Permite,esconde Graça"
    Irmã Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir