1 DE OUTUBRO: DIA DE NOSSA SEGUNDA PADROEIRA

A Santa que perfumou o claustro de Lisieux e todo o mundo!

Como todos sabem, nossos primeiros padroeiros são os Pastorinhos de Fátima, videntes da Senhora vestida de sol que lhes aparecera na cova da Iria, no entanto, como nossas regras foram inspiradas tanto nos escritos da Ir. Lucia sobre fátima quanto nos de Santa Teresinha, levamos o nome de santa teresinha, TERESINIANOS, porque o modo como vivemos a mensagem de Fátima, ou seja, nossa Regra, é o caminho da Infância Espiritual, a pequena via ensinada por esta que é a mais jovem doutora da Igreja.

Que ela, rogue a Deus por nós para que sejamos fiéis ao chamado de seguir seus passos.

Deus abençoe a todos, Pe. Tarcísio Avelino

menina linda” Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”.

Francesa, que nasceu em Alençon no dia 2 de janeiro de 1873 e morreu dia 30 de setenbro de 1897, depois de uma agonia de dois dias.<<oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja>>.

*Santa Teresinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Teresinha entrou com quinze anos no Mosteiro das Carmelitas Descalças em Lisieux, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança em Deus.

*Foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionário, em Igreja universal .

*Nunca foi para as missões, no entanto o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das Missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier. Sua festa é celebrada no dia 1º. de outubro.

teresa novissa


*Santa Teresinha é com Santa Joana d’Arc padroeira da França!

“Apraz-me recordar como santa Joana d’Arc teve uma profunda influência sobre uma jovem santa da época moderna: Teresa do Menino Jesus. Numa vida completamente diferente, transcorrida na clausura, a carmelita de Lisieux sentia-se muito próxima de Joana, vivendo no coração da Igreja e participando nos padecimentos de Cristo para a salvação do mundo. A Igreja reuniu-as como Padroeiras da França, depois da Virgem Maria. Santa Teresa tinha expresso o seu desejo de morrer como Joana, pronunciando o Nome de Jesus (Manuscritto B, 3r), e era animada pelo mesmo grande amor a Jesus e ao próximo, vivido na virgindade consagrada”  Santo Padre Bento XVI(26 de Janeiro de 2011 ).

com acruz
Leitura da Autobiografia de Santa Teresa do Menino Jesus, virgem
(Séc.XIX)
No coração da Igreja serei o amor
Meus imensos desejos me eram um autêntico martírio. Fui, então, às cartas de São Paulo a ver
se encontrava uma resposta. Meus olhos caíram por acaso nos capítulos doze e treze da
Primeira Carta aos Coríntios. No primeiro destes, li que todos não podem ser ao mesmo tempo
apóstolos, profetas, doutores, e que a Igreja consta de vários membros; os olhos não podem ser
mãos ao mesmo tempo. Resposta clara, sem dúvida, mas não capaz de satisfazer meu desejo e
dar-me a paz.
Perseverei na leitura sem desanimar e encontrei esta frase sublime: Aspirai aos melhores
carismas. E vos indico um caminho ainda mais excelente (1Cor 12,31). O Apóstolo esclarece
que os melhores carismas nada são sem a caridade, e esta caridade é o caminho mais excelente
que leva com segurança a Deus. Achara enfim o repouso.
Ao considerar o Corpo místico da Igreja, não me encontrara em nenhum dos membros
enumerados por São Paulo, mas, ao contrário, desejava ver-me em todos eles. A caridade deu-
me o eixo de minha vocação. Compreendi que a Igreja tem um corpo formado de vários
membros e neste corpo não pode faltar o membro necessário e o mais nobre: entendi que a
Igreja tem um coração e este coração está inflamado de amor. Compreendi que os membros da
Igreja são impelidos a agir por um único amor, de forma que, extinto este, os apóstolos não
mais anunciariam o Evangelho, os mártires não mais derramariam o sangue. Percebi e
reconheci que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo, abraça todos os
tempos e lugares, numa palavra, o amor é eterno.
Então, delirante de alegria, exclamei: Ó Jesus, meu amor, encontrei afinal minha vocação:
minha vocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, tu me deste este lugar, meu
Deus. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo
se realizará.”
Cópia de slideteresita
(extráido do blog do MOSTEIRO DE S. JOSÉ)

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog.
    Estamos juntos na mesma missão!
    www.virgemdeguadalupe.blogspot.com

    ResponderExcluir