XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM


O DEVER DE AMAR
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO
Mais uma vez os fariseus vêm para pôr Jesus à prova trazendo a Ele uma das questões mais polêmicas da época: “qual é o maior de todos os mandamentos?”, afinal, os fariseus haviam criado tantos preceitos, na tentativa de conseguirem, que com o cumprimento deles se tornasse impossível quebrar um dos dez mandamentos dados diretamente por Deus, que acabaram se perdendo igualando e confundindo os preceitos divinos com os preceitos humanos, por isso, cada escola rabínica defendia um como sendo o maior de todos os mandamentos. Jesus dirime logo a questão mostrando que se o único, entre os dez mandamentos, que é positivo é o mandamento do amor, é porque quem ama jamais fará o mal a alguém e muito menos será injusto com quem quer que seja.
O que mais nos impressiona é o fato de que Deus tenha colocado o amor entre os mandamentos já que ninguém pode mandar ninguém amar alguém uma vez que o amor é espontâneo. Então porque será que Deus nos MANDA amar? Justamente porque amar é a realização plena de nosso ser, fomos criados pelo Amor e para o amor.
Ao ordenar que O amemos e que nos amemos, o Pai está nos ordenando assumir a nossa essência, sem a qual ninguém se realiza. É como se Ele nos dissesse: sejam felizes! Assumam a vossa essência, seja você mesmo! Tudo isso se resume num fato concreto, o de não resistir ao fluxo que, desde toda eternidade brota no seio da Santíssima Trindade e transborda, desde o momento da criação humana, no coração dos homens. Resistir a esse fluxo é uma violência tão grande, que nos faz adoecer!!
Amar é se dar e se doar, gratuitamente, sem nada esperar em troca, como o amor de uma mãe pelo seu filho pequenino, sobre o qual se debruça desveladamente tentando adivinhar-lhe todas as necessidades, como o amor descrito na primeira leitura, cuja atenção se volta principalmente, para o desvalido, para a viúva e o órfão, que não tem como nos retribuir nada em troca. É abrir mão de seus direitos em prol daqueles que não têm como devolver o que nos pertence.  Assim é o amor daquele que nos criou à Sua imagem e semelhança, ao qual devemos nos conformar sempre mais se não quisermos nos transformar em seres doentes e frustrados por se violentar para negar aquilo que somos.
Amar assim é se tornar modelo para os outros como S. Paulo o fora para os tessalonicenses que, por sua vez, por terem imitado Paulo, perfeito imitador de Cristo, se tornaram referencia para os que iam conhecendo a mensagem de Cristo.
 Todas as  pessoas no mundo estão procurando a sua auto-realização, que jamais conseguirão , negando  a nossa essência, aquilo que somos de fato, filhos dO  Amor, criados para amar.

5 comentários:

  1. Sem amar e ser amado o ser humano não é capaz de sobreviver,pois nossa essência é o amor,fomos criados por isto e para isto.Mas não podemos "selecionar" a quem amar,mas sim amar a todos ,especialmente os mais necessitados(as viúvas e os órfãos do Evangelho)deixar de enxergar e o que é pior negar-se ao atendimento das necessidades do próximo é deixar de cumprir o grande mandamento.O que observamos muito hoje é um amor intereceiro,eu amo aquele que me traz algo em troca,mas aquele que não comunga com meus interesses próprios ou mesmo as minhas idéias,esse não os percebo.Peço ao nosso querido padre e a todos que lerem este comentário que rezemos na intenção de que todos nós possamos amar de verdade,com pureza de coração,indo ao encontro do nosso irmão "com as mãos cheias" de algo para oferecer e não com as mãos vazias,amando em troca de algo.Que o nosso amor se traduza em verdadeira oblação ao nosso irmão por causa do nosso Pai, que é um só e nos "ordena" esse amor.Também devemos pedir que saibamos reconhecer as "viúvas e os órfãos" ao nosso redor,na vivência de nossa vida cristã.A paz do Nosso Senhor esteja com todos!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comentar,construtivamente,que esta gravura do bebê não tem muita haver com o assunto.
    Desculpe pela crítica,espero que esteja sendo vista como construtiva,pois este é o meu objetivo,acompanho este blog desde a sua criação e apesar de não me identificar,por motivos pessoais,posso dizer que meu desejo é que tudo dê certo!A PAZ!

    ResponderExcluir
  3. O Anônimo 23 de outubro de 2011 11:14 está equivocado. A fotografia do bebê apoiado em duas mãos, é um gesto inequívoco de amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  4. "Ser uma criancinha nas mãos de Deus"
    Parabéns Padre Tarcísio pela sua belíssima homilia.Ir Maria letícia do sagrado Coração OIc

    ResponderExcluir
  5. Nos entregando ao amor sem resistências...para isso que fomos criados!do amor para o amor! se entregando ao amor como esta criancinha com certeza teremos um semblante parecido com o dela semblantes de santos! abraços e saudades!!

    ResponderExcluir