XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM A

A DEUS O QUE É DE DEUS


POR: PE. TARCÍSIO AVELINO
“De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” Com esta pergunta o Senhor nos coloca, de cheio, diante da nossa identidade para nos convidar a refletir sobre a questão da justiça.
De quem é a figura e a inscrição da moeda que somos nós? Se fomos cunhados à imagem e semelhança de Deus, então somos propriedade dEle, somos filhos porque fomos criados, gerados por Ele e para Ele. Ora, se somos de Deus, então porque resistimos tanto em nos dar a Ele??? Fomos cunhados, feitos à Sua imagem e semelhança, temos em nós a inscrição Do Artista que nos entalhou!!!
Ó cristão! Toma consciência de tua dignidade e te comportes como tal para que possais encontrar tua felicidade Na Forma que te gerou!!
Se nos irritamos tanto quando são injustos conosco, porque então não sermos justos com Deus dando a Ele o que lhe pertence e aos outros o que lhes é devido?
Se uma das definições de justiça é dar a cada um o que lhe é devido, então precisamos dar a nos entregar a Deus, o que significa, viver para Ele e por Ele, o que significa se abandonar a Ele com total confiança.
Se quizermos continuar dizendo que somos discípulos de Jesus, O Justo por excelência, e que se encarnou não somente para  sofrer em nosso lugar as conseqüências de nossos pecados, como também para nos ensinar, com Sua Vida, o caminho de volta para O Pai, então precisamos dar a Deus o que lhE é devido. E o que é devido a Deus? A primazia sobre todas as coisas,O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força pertencem ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos” (Apc.7,12), e qual é a honra que podemos dar a Deus? Nos comportarmos como filhos dEle, não há nada que desonre mais um pai do que um filho mal comportado, de mal caráter e sem palavra, por isso escutemos o lamento de Nosso Pai: “se Eu sou Pai, onde está a honra que me é devida? Se Eu sou o dono, onde está o respeito a mim?” (Ml.1,6). Ele é o nosso dono! Ele não só nos criou para Si (deixando nos livres para nos dar a Ele ou não), como também nos resgatou pelo preço de Seu Preciosíssimo Sangue, quando Dele nos havíamos perdido!Porque fostes comprados por um alto preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. (1 Cor.  6:20 ), portanto, glorificai a Deus com o vosso corpo, com o vosso comportamento, com a vossa maneira de vestir e de agir, com a vossa postura, etc. Nao vos pertenceis mais! Sois o templo do Espirito Santo! Essa é a vossa dignidade! Se O Santo dos Santos nos comprou para fazer em nós Sua morada, quão grande não deverá ser a nossa santidade de vida! Então demo-nos a Ele pois!
“Dar a Deus o que é de Deus” significa pois, viver para Ele, e tudo fazer para que Ele seja mais amado e glorificado.
Na segunda leitura vimos S. Paulo dizendo aos tessalonicenses e a nós hoje qual é a nossa dignidade: “sois do número dos eleitos” ou seja, dos escolhidos. Mas escolhidos para que? Para manifestar Deus ao mundo. Essa é a missão daqueles que O conheceram por primeiro, como Ele mesmo disse: “Vós sois a luz do mundo”. Ora, para que serve a luz senão para iluminar? Portanto, se vivermos à altura de nossa dignidade, nossa vida será como a luz pois o nosso testemunho clareará  O Caminho, para todos os que jazem nas trevas.
Não resistir à finalidade para a qual fomos criados! Assim como a colher não serve para cortar, como a tesoura, os nossos cabelos, também o homem não serve para mais nada a não ser para amar, pois é filho Do Amor! Somente amando é que poderemos agir com justiça para com Deus, isso é o que lhe dará honra, que nos comportemos como Seus filhos.
É amando que vamos dar a César o que é de César e a Deus  o que é de Deus, ou seja, a cada um o que lhe é devido, não somente o respeito por ser nosso semelhante e irmão, como também a reverencia que se deve aos templos de Deus. Pois amar é se dar e dando-nos ao próximo nos damos Àquele que disse: “Tudo o que fizerdes ao menor de meus irmãos foi a mim que o fizeste”.
Os enviados dos fariseus armaram uma cilada engenhosa para peagar Jesus pois se este respondesse que não se deve pagar o imposto a César encontrariam motivo para O acusar perante o imperador e o executariam, se respondesse que se deve pagar o imposto ao Imperador, atrairia sobre si a vingança do povo judeu que odiava o império que lhes dominava, achando que se opunha aos desígnios de Deus esquecendo-se que, como lemos na primeira leitura, Ele sempre se serve de tudo e de todos, até de uma autoridade pagã para cumprir os Seus propósitos.
Se os enviados dos fariseus esperavam apanhar Jesus em alguma cilada, merecendo todo nosso repúdio por este gesto odável, merecem toda nossa gratidão porque essa sua arrogancia nos valeu tão nobre ensinamento sobre a justiça que devemos ter para com Deus, para com nossos governantes e nação e para com nosso proximo.

3 comentários:

  1. Que o Espírito Santo nos ilumine para conhecermos o verdadeiro Amor, e assim seremos corajosos para levar esse amor a todos que nos rodeiam e pedem socorro....

    ResponderExcluir
  2. "Ano da fé"
    A aventura de viver é minha fé sou de Deus e nas suas mãos estou" Irmã maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir