Homilia do I DOMINGO DO ADVENTO ANO A: "VIGIAI"!

Homilia do I DOMINGO DO ADVENTO ANO A: "VIGIAI"!
POR PE. TARCISIO AVELINO, OMD

Estamos hoje iniciando um ano Litúrgico sendo que as cores das velas representam todas as festas que celebramos ao longo do tempo ano Liturgico: o tempo comum simbolizado pela vela verde da coroa do Advento pois verde é a cor da Esperança e o Tempo comum é o tempo da espera do Senhor que já Veio, que vem e que virá. A vela roxa representa o tempo da Quaresma que é tempo de penitencia, a vela vermelha representa o sangue dos mártires e de Cristo que representando os santos que sao celebrados ao longo do ano liturgico por. Alem disso a vela branca simboliza os santos não mártires e algumas festas e solenidades que tambem celebramos durante o ano Liturgico. Alem disso sao quatro velas para simbolizar os quatro milênios que o povo de Deus aguardou pela vinda do Messias. 
Todo tempo é tempo de advento pois a todo momento estamos aguardando O Senhor que vem pelos Sacramentos, nos acontecimentos bem como na pessoa de cada irmão. Alem disso, embora o Senhor já tenha vindo, na Liturgia não se celebra eventos passados mas se atualiza os misterios de nossa salvacao por isso,nestas quatro semanas vamos esperar com Maria o nascimento do  o Menino que Ela já traz consigo  em Seu Ventre mas cujo nascimento é aguardado por todas as nações.
Embora no tempo do Advento se celebre essas tres vindas do Senhor que ja veio, que vem e que virá as duas primeiras semanas sao dedicadas a celebrar Sua Segunda vinda gloriosa por isso, embora o autor da  Primeira Leitura nao tivesse consciência que profetizava sobre o fim dos tempos, somente quando estiver muito proximo de Jesus voltar é que essa profecia do reconhecimento mundial dos judeus como povo eleito para nos trazer o salvador se dará como lemos: "Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor." Embora, de certa maneira essa profecia ja tenha se cumprido com as multidões que em todos os meses acorrem do mundo inteiro e em todo o tempo para visitar a terra onde Jesus se Encarnou, nao vemos ainda o reconhecimento de todos dEle como salvador e muito menos de Israel como povo eleito, o que se dará com toda certeza conforme a profecia acima que acabamos de ler pois passarão o Ceu e a terra porem minhas palavras nao passarão, disse O Senhor.
No Evangelho de hoje Nosso Senhor nos da dois novos ensinamentos: Primeiro que Ele voltará e segundo que esse Seu regresso será como nos tempos de Noé, de repente e de improviso, vai pegar muitos de surpresa pois a grande maioria estarão ocupados somente com os prazeres e com seus afazeres, como se a vida se resumisse a essa nossa existência terrena e passageira no entanto Ele diz que um será tomado e outro será deixado quer dizer que mesmo que duas pessoas estejam o mais intimamente juntas possivel, como um marido e uma mulher, a salvação é individual só será levado para o Céu quem estiver acordado e vigilante pois assim como um ladrão só arromba a casa de quem está desprevenido ou dormindo, assim será pego de surpresa todos os que não estiverem preparados quando O Senhor voltar e quem estiver nas trevas não suportará Sua Luz e consequentemente, como diz o Evangelho de hoje "será deixado" porque não conseguirá encarar o olhar profundo da verdade e do amor de Cristo . É por isso que Cristo recomenda que a atitude predominante que devemos ter enquanto O aguardamos é a vigilância: "Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor." E: "Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.
Na Segunda Leitura S. Paulo constata que a cada dia que passa mais se aproxima a aurora do grande dia em que O Sol da Justiça virá com poder para julgar os vivos e os mortos por isso nos exorta: "Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando; despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz." E um pouco adiante S. Paulo explica para nós o que significa acordar e estar vigilantes, significa estar atentos para dizer não com prontidão quando satanás solicitar nossa vontade ao pecado e isso sempre com armadilhas e artimanhas. Sabemos que toda armadilha que se preza é camuflada, daí a necessidade da vigilância para nelas não cairmos. Por isso Sao Paulo continua: "Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo." Estar vigilantes e preparados significa portanto revestir-se das armas da luz pois estamos num combate como lemos em Ef. 6,10 que nao é contra seres humanos que temos que lutar mas contra os espíritos malignos que cem cessar nos armam ciladas. Nesta Segunda Leitura S. Paulo completa dizendo que revestir-se das armas da Luz é revestir-se de Cristo Jesus, ou seja de Suas virtudes totalmente opostas aos vícios e pecados que ele acaba de citar pois a melhor maneira de expulsar as trevas é deixar entrar a Luz principalmente as do Sol da Justiça. Amem vem Senhor Jesus! 


- Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário