HOMILIA DA SOLENIDADE DE N. S. JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

HOMILIA DA SOLENIDADE DE N. S. JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO
É PRECISO QUE ELE REINE
POR PE. TARCISIO AVELINO, OMD

No ultimo domingo do tempo comum a Igreja sempre nos traz a solenidade de Cristo Rei porque tendo meditado em todos os mistérios da vida de Jesus ao longo do ano, convém que meditemos no ultimo domingo o mistério que que coroa todos os outros mistérios de Sua Santíssima Vida.
A Primeira Leitura ja nos introduz no tema onde vemos a coroação de Davi como rei e pastor de Israel, figura profética de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei de todas as nacoes. 
A Segundo Leitura nos traz os motivos pelos quais Cristo é rei: Primeiro por ser filho do Criador, segundo porque por Ele e para Ele tudo foi criado mas tendo Ele confiado o mundo ao homem para que dominasse sobre toda a criação, adquire mais um direito de ser rei quando, pelo preço de Seu Sangue resgatou o universo ao pagar as dividas do homem, ja que o homem desobedeceu a Deus e obedeceu a Satanás, inimigo de Deus e dos homens, fazendo dele seu senhor e colocando toda a criação a ele confiada sob o jugo do Maligno.
Se Deus tinha confiado o domínio da Criação ao homem e este fracassou convinha que a Liturgia nos contasse como foi este resgate pelo qual Cristo novamente adquiriu, por direito, o senhorio de todas as coisas, por isso o Evangelho traz justamente Cristo no momento de sua maior derrota e ignomínia porque foi, precisamente, ali, na Cruz que Deus, sem forçar o homem começou a atrair novamente a si os homens como Cristo havia dito: "Quando eu for elevado da cruz atrairei todos a mim", o episódio dos ladroes com Jesus na Cruz nos mostra como Ele estabelece o Seu reinado, nos corações daqueles que aderem a Ele pela fé, por isso, enquanto nao se completar o numero daqueles que vão aderir a Ele, Seu reino não tem a visibilidade  e a glória que convém ao Reino de Deus, dai a urgencia de nossa conversão e da evangelização porque, quanto mais nos convertermos e quantos mais convertermos a Cristo, quanto mais se estende Seu Reinado e quanto mais Ele manifesta Sua Glória.
"Senhor, lembra te de mim quando entrares no teu reino" que belíssima profissão de fé daquele que se deixou interpelar pelo mistério da Cruz, de um homem que morria em meio aos maiores ultrajes e torturas, com uma magestade, serenidade, amor, bondade que só poderiam ser divinos! Só Deus poderia amar como Ele amava, suportar os sofrimentos com a mansidão que Ele suportava e perdoar como Ele perdoava, orar como Ele orava! 
"Quanto a nós é de direito o que estamos sofrendo, mas Ele que mal praticou?" Profunda teologia de quem se abre para a graça divina que nos faz lembrar da exclamação e admiração do Próprio Filho de Deus diante da sabedoria que é comunicada ao entendimento dos humildes: " Eu te bendigo Pai, Senhor do Céu e da terra pois escondestes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos". So quem é pequenino, ou seja, consciente de sua total incapacidade e dependência de Deus é que pode enxergar um rei em um homem tido como amaldiçoado e abandonado por Deus! Esfarrapado e derrotado, aniquilado num instrumento de tortura destinado aos piores criminosos da sociedade. A cruz é o trono onde Cristo, sem forçar a ninguém exerce o Seu reinado atraindo a todos os que se detêm a contemplar o Mistério de nossa Redenção. 
Se Cristo é Rei do Universo, nao pode ficar um so lugar que Ele não Reine, é preciso que Ele Reine porque Ele é Deus e Senhor de todas as coisas. É preciso que Ele reine porque só Ele, sabe o funcionamento e o fim do universo material e espiritual, é preciso que Ele reine por que sendo Ele O Próprio Amor e tendo nos criado a Sua Imagem e Semelhança é o Único que pode nos conduzir à felicidade plena que é Ele mesmo. Pois para Ele fomos criados e nenhuma coisa é feliz, ou seja, realizada, se nao cumpre o fim a que foi destinada.
Assim, neste mundo existem três níveis onde Ele precisa reinar: Primeiro no mundo, porque, longe de Deus jaz nas trevas e caminha desorientado para o abismo, como constamos a cada momento a destruição horrenda e brutal a que esta submetido por aqueles homens que ainda nao aderiram a Cristo, nossa tarefa aqui é a urgencia da Evangelização por isso São Paulo disse "Ai de mim se eu não evangelizar, porque minha consciência, criada a imagem e semelhança do Justo nao suportará a verdade quando Ele vier em Sua Glória e puser às claras todas as consequências de nossas omissões quando, todos verão as almas que se perderam eternamente porque nao as apresentamos Jesus, o Único caminho que nos pode levar a atingir nosso fim. O segundo nivel no qual Cristo precisa reinar é na Sua Igreja, porque tambem no interior Dela há a liberdade de aderir ou nao a Cristo pelo que Ele mesmo disse nela haver joio crescendo com o trigo ate o fim do mundo, sendo assim quanto mais nos convertermos a Ele mais Seu reinado se tornará visível no Seu corpo que é a Igreja e sera muito mais facil a ela cumprir sua missao de atrair a todos para Cristo dai a nossa imensa responsabilidade de permitir Cristo reinar tambem no terceiro e ultimo nivel que é o nosso coracao, cada vez que vencemos uma tentação e escolhemos a pratica da virtude correspondentes ao mal que somos solicitados a praticar. 
É preciso que Cristo reine para que o homem encontre a felicidade que tão ansiosamente procura em caminhos que o leva para a direção oposta ao seu mais intimo desejo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário