HOMILIA DO 2 DOMINGO DO ADVENTO ANO C: PREPARAI OS COMINHOS DO SENHOR

POR: PE. TARCISIO AVELINO,OMD
Nos tempos de Jesus ainda era costume quando alguém importante iria chegar numa cidade eram enviados embaixadores para anunciar sua breve chegada para que pudessem tomar as providencias de acolhida, dentre as quais a melhoria das estradas para que pudesse passar o rei com todo o seu numeros séquito. Neste sentido é que a Liturgia de hoje nos apresenta João Batista como cumprimento da profecia de Isaías que dizia, como lemos no inicio do Evangelho: "João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”. 
Neste sentido, João Batista nos é apresentado como a voz que anuncia a chegada da Palavra, a voz passa mas as Palavras permanecem joão é o embaixador que preparou a Primeira vinda do Messias dispondo os corações para acolher Sua Palavra Eterna e hoje nos convida a sermos os embaixadores de Sua segunda vinda dizendo-nos para preparar os Seus caminhos e aplainar Suas veredas mas antes de nos ensinar como preparar o regresso do Senhor, a Liturgia, começando por Joao nos apresenta quem é Este que estamos aguardando no Advento, é alguém muito mais importante do que Joao Batista que foi confundido com o Messias ao ponto de ele ter precisado precisar a grande distancia que havia entre ele e Aquele que estamos aguardando, Ele era apenas a voz mas o que viria era a Palavra; Ele não era digno nem de ser Seu escravo pois não se considerava digno nem de prestar a Ele serviços próprios dos escravos como desamarrar as sandálias, além disso O Batista nos conscientiza sobre a importância dAquele que vai chegar dizendo que seu batismo era apenas um ritual penitencial para levar o povo ao arrependimento que pavimenta os corações para Sua chegada, mas que Aquele que vai chegar batizará com o Espirito Santo e com fogo ou seja, tornaria os homens cheios do mesmo Espirito que deu poder aos profetas e aos patriarcas como vemos na primeira leitura a lista dos dons do Espirito Santo que estes possuíam e aqui convergem o Evangelho e a Primeira Leitura afirmando que Aquele que aguardamos será repleto do Espirito Santo, alem disso a Primeira Leitura nos informa que Ele é o Justo Juiz pois julgará o mundo com justiça e que não julgará pelo que ouvir dizer nem pelas aparências. 
Assim, uma vez tendo nos apresentado quem é este que estamos aguardando no Advento, o Messsias justo Juiz, somos instruídos como preparar os seus caminhos e é o próprio Joao Batista quem começa as instruções dizendo que temos que nos converter e ele próprio nos da o exemplo de penitencia e simplicidade, necessários nao so para termos força de resistir às tentações como forma de demonstrar o arrependimento dos pecados. "Convertei-vos pois está próximo o Reino do Céu" ora se antes do Reino do Céu seremos julgados, o que mais deveríamos fazer era confessar nossos pecados como vemos no Evangelho as multidões vindo confessá-los a João. A conversão tem portanto, duas dimensões, na  renuncia do pecado que implica na penitencia para reparar os pecados e para mortificar os vícios substituindo-os pelas virtudes, bem como também nas boas obras que Joao Batista expressa ao repreender severamente os fariseus por viverem uma religiao de aparências: "Produzi frutos que comprovem a vossa conversão" que nos faz lembrar justamente do juízo final descrito por Jesus no capitulo vinte e cinco de Mateus onde vemos que seremos julgados pela coerência entre nosa fe com nossas obras pois tudo o que fazemos ou deixamos de fazer ao nosso proximo é Cristo que o fazemos ou deixamos de fazer. Assim, na segunda Leitura S. Paulo resume todo o bem que devemos fazer ao proximo como ao próprio Cristo na palavra acolher: "Assim como Cristo vos acolheu acolhei-vos uns aos outros". E como foi que Cristo nos acolheu? Com misericórdia e compaixão pois deu a vida por nós quando ainda éramos pecadores e disse que por isso também, nós que O temos por mestre devemos dar a vida pelos nossos irmãos, lembrando que dar a vida nem sempre é morrer para salvar alguém em perigo como Cristo fez para nos livrar da morte do pecado mas significa tambem servir, lavar os pés uns dos outros como também Ele fez. Assim a mensagem de hoje é esta, se queremos ter forças para acolher a Cristo quando Ele vier em Sua Glória é preciso pavimentar os nossos corações para que Ele possa nele nascer em cada natal, acolhendo-o em nosso próximo desde agora pois se para Ele vir até os animais inimigos terão que se reconciliar quanto o mais o devem aqueles que se dizem Seus discipulos. Maranatha! Vem Senhor Jesus!  
 Assim seja. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário