HOMILIA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

POR PE. TARCISIO AVELINO, OMD
"Agora realizou-se a salvação". Esse versiculo da Primeira Leitura, do Livro do Apocalipse nos ajuda a entender que celebrar a Assunção de Nossa Senhora é celebrar a realização completa da Salvação trazida por Cristo uma vez que os teólogos ensinam que tudo o que se diz de Maria se aplica à Igreja e vice-versa. Então, se a Segunda Leitura diz que Cristo é a primicia dos que ressuscitaram e que, depois dele se seguirão os Seus fiéis discípulos, a glorificação de Maria é o vislumbre da glorificação da Igreja que somos todos nós. 
Maria é a Mulher vestida de Sol pois assim como a lua brilha com a luz do sol que ela reflete, Maria Santíssima foi a discípula que mais imitou Jesus por isso nela brilha, de modo iminente as virtudes de Cristo e, tendo sido glorificada em corpo e alma neste dia de hoje, pois celebrar a Liturgia é revivenciaremos os acontecimentos passados, então, podemos dizer com o Apóstolo João, não Primeira Leitura, "agora se realizou a salvacao" porque Maria Santíssima é a primeira a ressuscitar de pois de Cristo, só Ela, está no Céu em corpo e alma convidando-nos todos a fixar os olhos na meta que queremos alcançar para que, olhando para Ela não nos esqueçamos da recompensa que aguarda os que, como Ela, fazem tudo é somente o que Jesus manda.
As razões da Assunção de Maria são todas de conveniência, ou seja, de necessidade pois se, como Lemos no início do Evangelho, Ela foi chamada pela Própria Verdade de "Cheia de Graça, é porque Ela correspondeu a todas as graças que recebeu de Deus uma vez que da fidelidade a graça de cada momento depende a recepção das graças futuras, então se Ela é chamada de cheia de Graça é porque com certeza correspondeu a todas as graças. Ora, sabemos que Deus concede as graças proporcionais à missão que Ele confia a cada um por isso sabemos que ninguém recebeu mais graças de Deus do que Maria porque ninguém, nem os Anjos receberam maior missão do que a dela, a de ser Mãe do Filho de Deus, por isso, se Ela é cheia de graça, somos forcados a concluir que Seu corpo não pode ter sofrido nem de leve a decomposição dos cadáveres, nunca adoeceu nem sequer envelheceu pois é cheia da graça, o que corresponde dizer, que nunca pecou nem sequer tem o pecado original do contrário a Palavra com a qual Deus se dirigiu a Ela seria imprópria pois dizer que está cheia de graça corresponde dizer que nela não há nenhuma desgraca e sabemos que o pecado original, como todo pecado é a pior desgraca que o homem pode causar se a si mesmo e no universo.
"Bem aventurada aquela que acreditou porque Verá se cumprir tudo o que O Senhor lhe prometeu". Esse louvor de Isabel a Maria nos ensina que celebrar a Assunção de Maria é descortinar a glória que aguarda os que, como Maria aderem à Deus pela fé. Vera cumprida todas as Suas promessas pois fiel é Aquele que prometeu.
No entanto, se,  como Maria, somos membros do corpo de Cristo que é a Igreja só nos revestiremos das virtudes de Cristo, se, como Ela formos obedientes a Cristo e a Sua Palavra e para isso é preciso todos os dias, como Maria, travarmos uma batalha contra o dragão vermelho, satanás, a antiga serpente a qual Deus pos inimizade entre ela e a descendencia da Mulher que são todos os que, aderindo a Cristo pela fe, recebem Maria por Mae.
Se a missão de Maria foi gerar Jesus para o mundo a missão da Igreja é a mesma por isso o dragão que se posta diante da Mulher para lhe devorar o filho logo que nasça se posta diante de cada um de nós que, assumindo nossa missão de evangelizar, recebida no batismo, geramos Jesus nos corações de todos os que acolhem a mensagem que somos encarregados de divulgar. Amém. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário