HOMILIA DO XX DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

O DESTINO DOS PROFETAS
POR: PE. TARCISIO AVELINO, OMD
Na Liturgia deste vigésimo domingo do tempo comum Jesus continua Sua catequese rumo a Jerusalém revelando as últimas consequências de Sua missão e de todos aqueles que seguirem Seus passos. Todos os que seguem a Cristo se tornam portadores de uma mensagem que denuncia um mundo que de tal maneira se distanciou de Deus, que não só sofrerá incompreensão e rejeição como até poderá pagar com a vida o preço de nadar contra a correnteza. A vida do discípulo de Cristo desmascara as incoerências de todos aqueles que, escravos de sua própria vontade se acostumaram a desobedecer às suas consciências. Neste sentido é muito esclarecedor o que  a primeira leitura diz a respeito de onde a mensagem do Profeta Jeremias o conduziu:
"E assim, ia-se  Jeremias afundando na lama". Esta lama representa o desprezo de todos aqueles que, acomodados em suas convicções  se sentem incomodados pela mensagem dos profetas, como lemos no livro da Sabedoria capítulo 2 vs primeiro: "eis o justo, mate-mo-lo pois a sua simples presença nos incomoda".  A tal ponto a mensagem de Jeremias incomodou seus compatriotas  que o rei permitiu que os príncipes o jogassem num posso de lama para calar sua voz incomoda que profetizava desgraças, como consequencia da ruptura de Israel com Deus, adorando os ídolos dos egípcios com os quais fizeram aliança para fugir do jugo do rei da Babilônia ao invés de chorarem seus pecados, reconciliando-se com Deus, o único no qual há verdadeira segurança: "se o senhor não guardar nossa cidade em vão vigiarão as sentinelas"(Sl.126,1). 
    Quando está para desnudar, diante dos olhares estupefatos da humanidade as últimas consequências de Sua missão Jesus convida Seus discípulos de todos os tempos a refletir se estão dispostos a pagar o preço altíssimo que Ele vai pagar por nos amar com um amor que é um fogo que o devorava sem cessar e que estava destinado a se alastrar no mundo inteiro: "Eu vim para lançar fogo à terra e como gostaria que já tivesse aceso!". Quando este fogo desceu em Pentecostes aqueles medrosos discípulos que, quando Jesus pronunciou estas palavras estavam para fugir diante de Sua Cruz, seriam incendiados a tal ponto por este zelo de Jesus que não esitariam em dar a vida pela fé a exemplo de Seu Mestre. Fogo este que, fazendo a alma arder de amor e gratidão pela consciência do amor de Deus se vê consumida no desejo de se unir a Ele mas ao mesmo tempo este fogo ilumina a consciência da imundície de seus pecados que a separam de Deus e a tristeza de entender sua imensa ingratidão para com tão grande amor, a faz se purificar para se unir com Ele eternamente como deseja.
    "Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!" Aqui batismo é usado como uma das palavras de seu significado: lavado, banhado. Trata-se do banho que Cristo tomará em breve, no Seu próprio Sangue, preço de nossa salvação. Se o "salário do pecado é a morte", ou seja, se a consequencia da ruptura com Deus que é A Vida, é a morte, Cristo paga com a sua vida o direito não só de termos vida neste mundo mas, com o perdão dado pelo pagamento das dívidas que tínhamos com Deus, por meio desta reconciliação quiz nos dar o dom de habitarmos eternamente com Deus aqui está a justificação do porque Ele diz que anseio por este batismo de sangue. Anseio por dar Sua vida por mim e por ti para que, quebrando as barreiras que Dele no separavam pudesse logo nos dar o abraço que tanto anseio de dar o Amado no amante. O desejo, que devora O Pai, de abraçar Seus filhos.
    "Vim trazer a divisão" eis aqui a última conseqúência dos que se deixam incendiar por este amor, a divisão, em todos os lugares onde houver quem rejeite esse amor que impele à mudança de vida, mesmo  na própria família! Sim! Enquanto este amor traz a verdadeira paz da consciência reconciliada e aumenta os laços de união entre os que a ele aderem, provoca rejeição dos que, acomodados em sua vida de prazeres imediatos não estão dispostos a se converterem, pelo que, embora os cristãos desejem atrair a todos para este amor que nos plenifica, os que só pensam em si se corroem de ódio por aqueles que os incomodam pois sua simples presença desmascara seu modo de agir (Sb.2,1-22). 
     Da medo seguir este Senhor por esta senda sinuosa da renúncia? A segunda Leitura nos propõe o exemplo dos mártires sugerindo-nos uma imagem que nos abre os olhos para a realidade dos cristãos de todos os tempos, como se estivéssemos numa arena onde o imperador reunia os expectadores como testemunha das torturas as quais submetia os que não renunciavam a fé cristã para adorar os deuses pagãos. No entanto a Segunda Leitura diz que as testemunhas do que sofremos pela nossa fé são aqueles que nos precederam no martírio. Assim como eles venceram, intercedem por nós e nos servem de testemunhas do que sofremos pelo Mártir dos Mártires que suportou os mais atrozes sofrimentos por nossa salvação. "Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos no combate que nos é proposto, com o olhos fixos em Jesus, que em nós completa e termina a obra da fé... Para que não vos deixeis abater pelo desanimo. Vos ainda não resististes até ao sangue na luta contra o pecado". Quer dizer, tão terrível é o pecado que nos separa de Deus que vale a pena suportar tudo para vencermos as tentações de abandonar Aquele que por nós deu a vida para que vivamos sua vida de felicidade sem fim. Convém fixar nEle os olhos e não olhar as cirunstancias para não esmorecermos nas dificuldades. Amém.
























Um comentário:

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