HMILIA DO XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C: O SEGREDO DA VIGILÂNCIA



POR PE. TARCISIO AVELINO, OMD.
A Liturgia de hoje continua a catequese de Jesus subindo para Jerusalém. São as últimas instruções dele ao povo e principalmente aos Seus discípulos antes de consumar sua missão dando a vida por nós na cruz sendo que a lição de hoje se refere a uma atitude geral que engloba todas as outras nas quais Ele nos instruiu nestes últimos cinco domingos. Trata-se da atitude que nos protege contra todos os perigos que podem assolar a caminhada de um discípulo na ausência de seu mestre e Jesus nos ensina hoje que enquanto aguardamos Seu regresso Ele nos dotou de dons e graças que temos que administrar em favor do próximo é que para não sucumbirmos na tentação de, vendo que Ele demora desistir de nossa missão Ele nos recomenda a atitude da vigilância e é também neste sentido que vão todas as leituras da Liturgia de hoje.
Sendo assim a Primeira Leitura nos fala da fé e da Esperança com as quais devemos aguardar o Senhor é a Segunda Leitura juntamente com o Evangelho nos apresenta exemplos para  nos ensinar como aguardar o Senhor, sustentando nossa vigilância com a Fé e a Esperança.
Na segunda Leitura vemos que foi pela vigilância e solicitude que Abraao cumprindo o dever da hospitalidade, sem o saber, acolheu o próprio Deus merecendo dEle como recompensa, um filho em Sua velhice que se tornou o pai de uma númerosa multidão que são os crentes do mundo inteiro. 
Na catequese anterior a de hoje Nosso Senhor ensinou nos como nos proceder com relação aos bens materiais e agora nos ensina como já tornar presente o Reino de Deus que ainda aguardamos e como ser admitidos neste Reino quando este se manifar plenamente. Para  tanto nos conta três parábolas: 1. A  Parábola dos rins cingidos e da lâmpada acesa nos lembra a atitude do povo quando partiam do Egito para a terra prometida ensinando que quando O Senhor voltar vai ser para nos ajudar a fazermos nossa Páscoa definitiva, nossa passagem para uma vida eterna, sem fim que é o próprio Deus, que vira como noivo símbolo da união humana de maior vínculo de comunhão revelando como será, dali para frente a vida dos fiéis discípulos com Deus. 2. A Segunda Parábola é a do ladrão que, como tal chega sempre de improviso para nos exortar a vigilância pois o Senhor voltará na hora em que menos esperarmos. 3. A Terceira Parábola é a do chicote que o Senhor usará quando voltar para punir proporcionalmente os servos que tenham optado pela infidelidade que pode ser de dois tipos: a infidelidade consciente que será punida com muitos açoites e a inconsciente que também será punida mas com poucos açoites porque mesm que haja alguém na face na terra que não tenha consciência da Palavra de Deus tem dentro de si os limites de ação segundo cada cultura que será o critério de julgamento dos que ainda não conhecerem o Evangelho, mas se há ainda alguém no mundo que não conhece o Evangelho é por culpa dos discípulos, infieis, dos servos imprudentes pelo que o Senhor conclui dizendo que a quem muito foi dado muito será cobrado ou seja, que cada um tem que fazer render os talentos conforme a quantidade que recebeu do Senhor, sabendo que os que receberam a vocação de pastores sejam como padres, catequistas, país, etc. serão mais cobrados pois receberam muito mais talentos proporcionais à responsabilidade que assumiram perante Deus ao assumir sua vocação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário