Homilia da vigília pascal


 “Porque procurais entre os mortos 
aquele que está vivo? RESSUSCITOU!”  

 Por:  Pe. Tarcísio Avelino, OMD
 Queridos irmãos irmãs a A vigília pascal é  a solenidade mais longa e mais importante da igreja na qual guiados pela palavra de Deus fazemos memória da longa vigília na qual a humanidade esperava o Messias até culminar até  sua plenitude com a ressurreição de Cristo.
 Na primeira leitura vimos que a primeira coisa a ser criada por Deus foi a luz todo estava em trevas até então por isso essa vigília inicia-se com a benção do fogo novo simbolizando o início da história da criação mas logo depois mergulhamos na igreja em trevas porque depois da criação da luz homem desobedeceu a Deus mergulhando em seguida nas trevas do pecado que eu expulsou do paraíso. Mas vimos que a medida que o círio pascal avançava  as trevas iam sendo iluminadas a medida que as velas vão sendo acesa nesse círio pascal de Cristo que afirmou ser  A Luz do mundo.
 Vemos pelo relato do livro do Genesis que logo depois da queda Deus prometeu um Salvador dizendo para Adão e Eva que que poria inimizade entre a descendência da mulher e a descendência da serpente e que esta descendência da mulher esmagaria a cabeça da serpente. Deus  promete o Salvador que venceu mal e nos capacitou a vencê-lo por isso já na segunda leitura sermos a prefiguração deste Salvador no no Carneiro que Deus providenciou para ser sacrificado no lugar do filho de Abraão. Desde que o homem pecou se tornou necessário sacrifício de animais pois o próprio Deus fabricou para eles roupas de peles de animais E passou aceitar o sacrifício de animais em expiação dos pecados, sacrifício sempre provisórios até com o culminar no sacrifício de Seu Filho.
 Se logo depois do pecado, podemos ver se lembrar a luz na promessa de um Salvador, vemos vemos na vigília terça noite logo depois da benção do fogo novo a luz iluminando a igreja em trevas a medida que o Círio ir avançando e as velas nele iam sendo acendidas. O círio Pascal é o símbolo de Cristo prefigurado na terceira leitura dessa vigília onde vemos o povo passando no Mar
Ap é enxuto tendo a sua frente a coluna de fogo que lhes iluminava o caminho e impedia inimigo de chegar perto deles. 
 Se depois do pecadores não a vida do homem se resume numa constante volta para Deus as leituras deste desta noite nos mostram as constantes passagens pelas quais a humanidade passou até culminar na passagem, na Páscoa definitiva da morte pela vida pelo novo Adão Jesus nosso Senhor. Assim temos na primeira leitura a passagem do nada para vida, A segunda leitura com o cordeiro providenciado por Deus para ser oferecido no lugar do filho de Abraão vemos a passagem do Deus do sacrifício de sangue para o Deus da aliança, na terceira leitura vemos a passagem da escreve dão do Egito a liberdade da terra prometida na quarta leitura temos A passagem da sensação do abandono na qual o homem se colocou por ter se  separada de Deus pelo pecado A revelação de um Deus fiel como esposo que diz: “ainda que as colinas se abalasse as montanhas oscilassem jamais vacilará          meu pacto de paz.” Com menina dizendo: “ teus filhos serão discípulos do Senhor “.
Essa promessa com a qual finalizar quarta leitura é simbolizada na quinta leitura pela promessa de águas vivas e alimentos deliciosos os quais poderão desfrutar todos que vierem a Deus: “ todos os que estais com sede vinde azar águas todos os cristais com fome vim de comer, vim de beber vinho e leite sem pagar “. “ Buscai o Senhor enquanto pode ser achado”. 
 A vigília pascal é a celebração da volta do homem para Deus mas para que o homem conseguisse chegar até Deus Deus tomou a iniciativa de vir até nós por meio de seu Filho Jesus e Jesus colocou dentro de nós a força para voltarmos para Deus profetizada no livro do profeta Ezequiel na sétima leitura onde lemos: “Porei o meu Espírito em voz e farei com que obedeçais aos meus mandamentos “. 
 Sabemos que é pelo batismo que o Espírito Santo veio habitar em nós capacitando nos voltarmos para Deus mas também sabemos que essa volta não é fácil pois a uma luta constante entre o homem velho que insiste em agir em nós e o homem novo que nasceu em nós depois do batismo. Por isso a vigília pascal é uma celebração batismal que esta renovação das promessas de nosso batismo hoje nos lembrar o que nos diz a oitava leitura de que pelo batismo fomos sepultados com Cristo já que o homem novo quem nós nasceu é habitado pelo Espírito Santo com todas as crianças e dons necessários para vencermos as tentações que nos escravizavam do pecado.
 Assim se todas as leituras da Vigília Pascal nos falam da passagem pois Páscoa significa passagem da morte para vida, liturgia de hoje nos ensina que  O batismo é a nossa Páscoa! Passamos pelo batismo, da condição de escravos do pecado para condição de filhos de Deus! Pelo batismo nosso homem velho foi sepultado com Cristo como lemos na oitava leitura e nasceu em nosso nome novo habitado pelo Espírito Santo que nos capacita Vencer todas as tentações principalmente as mais aguerridas que eu inimigo nos em frente na hora de nossa morte para que possamos como Cristo passar desta terra de escravidão em pecado para data prometida do céu, a vida eterna!        
No entanto é pela fé que aderimos a Cristo por meio do batismo e só por meio desta fé poderemos buscar o Cristo no Lugar onde Ele está E ele mesmo que nos advertiu que antes de sua volta muitos diria ele está aqui ele está Acolá É o que ele mesmo responde não acrediteis! “ Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos. “ Com certeza se procurarmos Cristo no meio das riquezas ou em qualquer lugar diferente onde ele escolheu estar não encontrarem e ouviremos lá no nosso interior a mesma advertência que o Anjo descer àquelas mulheres:                             
“Porque procurar entre os mortos aquele que está vivo? Não está mais aqui!  Ressuscitou!”   E para fazer nascer a fé no coração delas foi preciso relembrar as palavras de Cristo por meio da qual caíram em si e se converteram de mulheres chorosas em testemunhas do Cristo vivo! Eis a passagem que hoje somos convidados a fazer levando-nos a concluir que mesmo a Páscoa é tempo de conversão: conversão de uma religião que adora um Deus morto que não exige nada de nós, do qual não esperamos nada para um Deus vivo que nos compromete a viver sua palavra para que possamos ser suas testemunhas como foram estas mulheres. Amém! Feliz Páscoa!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário