HOMILIA DA EPIFANIA DO SENHOR ANO C



VOCÊ É CHAMADO A SER UMA ESTRELA!!!
POR PADRE TARCISIO AVELINO, OMD

A Liturgia de hoje nos ensina que nao fazia parte dos planos de Deus que o Misterio da Encarnação fosse conhecido de todos os homens pois até o nascimento de Jesus somente MARIA, JOSÉ, ISABEL, E, POSSIVELMENTE ZACARIAS sabiam que O Messias estava para nascer e que O Messias é Deus. Depois o círculo foi se alargando no dia do nascimento Deus o revelou aos pastores como primícias de todos os judeus que se converteriam ao cristianismo, e, pouco depois,  o revelou aos magos, como primícias de todas as nações, conforme lemos na profecia da  Primeira leitura pela qual entendemos que a alegria que é pedida de Jerusalém pelo fato de que quando o Messias chegasse se inauguraria nela uma procissão de pessoas de todos os povos trazendo suas riquezas nas quais se incluiam ouro e incenso, deve nos contagiar hoje pois os magos foram os primeiros de uma procissão que nao cessa de chegar à Terra Santa para adorar o Menino Deus que lá nasceu e morreu pela nossa salvação.
Hoje somos convidados a imitar a estrela que guiou os magos pois esse papel de conduzir os povos a Jesus confiados por Ele à Sua Igreja, é missão de todos nós pois cada um de nós é membro  da Igreja.
Mas a estrela deixou de brilhar sobre o palácio de Herodes onde reinava a violencia, o pecado da tirania e da crueldade, e só brilhou novamente para os magos quando desistiram de buscar a verdade onde ela não estava. A Verdade é Cristo que se revela na Sua Palavra ou através de Seus sinais que todos somos chamados a reconhecer pelo dom do Discernimento concedido a todos os batizados.
Inicialmente guiados pela estrela, sinal de Deus bem compreensivel para os magos, homens sabios e ricos dedicados ao estudo dos astros, que, conforme a crença de sua época quando se nascia alguem importante nascia, concomitantemente um astro, tanto maior quanto maior a dignidade do nascituro, quando perceberam que o rei que buscavam não estava no palácio, como era fácil de se supor, mas estava na pequenina Belém de Judá, e, acreditando na Palavra passaram a seguir suas indicações do Profeta Miquéias proclamada pelos sacerdotes convocados por Herodes, novamente estavam aptos a enxergar os sinais de Deus que, pela estrela lhes indicava o caminho.
Também nós temos a vocação de estrelas pois todo batizado tem a missão de evangelizar mas a grande lição de hoje é que quando nos deixamos levar pela lógica do mundo deixamos de enxergar os sinais de Deus, não conduzimos outros a Deus e erramos a direção para se reconhecer a Deus seu direito de ser adorado com nossos presentes, o ouro Ao Rei, porque Este Menino é o Rei dos Reis, a Ele tudo o que temos de mais precioso, o incenso A Deus porque este Menino é o Emanuel, Deus conosco, é Jesus, Deus salvador que merece nossa constante homenagem de nossas orações que devem subir a Deus perfumada e branca, sem mancha das distrações e interesses egoistas, e a mirra porque este Menino que é Deus se fez homem igual a nós em tudo e como tal, precisará da mirra usada para embalsamar os corpos pois assumiu um corpo para poder sofrer em si as consequencias do nosso pecado, cujo salario é a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário