Batismo do senhor

Por padre Tarcísio Avelino,OMD
Se o  Natal foi a primeira epifania de Deus ao mundo pois com o nascimento de Jesus Deus mostrou sua face de ternura amor e perdão a toda humanidade, podemos considerar o batismo do senhor como rua ápice de todas epifanias de Jesus antes de sua ascensão para o céu já que nesta epifania todas santíssima Trindade intervém para testemunhar que esse homem Jesus é o Filho de Deus. O pai intervém com sua voz dizendo: "Eis o meu filho amado nele está todo meu agrado "; intervêm também o Espírito Santo manifestando sua presença sob a forma corpórea de uma pomba E também está presente o Filho de Deus encarnado que se faz batizar não porque tenha pecados dos quais deva se arrepender, já que é o Santo dos Santos, mas porque se solidariza com a humanidade pecadora. Santo agostinho diz o que "Jesus se faz batizar para proclamar com a sua humildade o que nós teríamos de receber por necessidade ". 
De fato as de subir para o céu Jesus havia dito e de pelo mundo inteiro a todos fazer meus discípulos batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo ", mostrando que para nossa salvação é necessário a nossa adesão a ele pela fé por meio do batismo.
Jesus se faz batizado por João Baptista para abençoar e santificar as águas com as quais haveriam de ser batizados todos aqueles que a Elenaderissem pela fé.
Com o batismo de Jesus encerramos o tempo do Natal e encerramos também a celebração de toda a infância de Jesus e dos 30 anos que passou oculto em Nazaré que a Bíblia resume com estas únicas palavras: " desceu com eles para Nazaré e era aliás obediente ". Por isso é natural que com apenas 15 dias conseguíssemos celebrar Seus  30 anos de vida antes de sua vida pública que se inaugura com o Seu Batismo que hoje celebramos.
assim, no próximo domingo estaremos retomando o tempo comum no qual gastaremos 11 meses para celebrar os apenas três anos de vida pública de Jesus pois tantos foram seus feitos em apenas  três anos que os evangelistas dizem que nem todos os livros da face da terra seriam suficientes para escrever tudo o que ele disse, fez e ensinou mas que a segunda leitura da missa de hoje resume dizendo que depois que Ele em seu batismo foi ungido com Espírito Santo, "passou pela vida fazendo o bem ". Com este resumo A vida de Jesus apresentamos também o resumo da vida do cristão fazer o bem , Ou seja fazer somente a vontade daquele que quer o nosso bem Deus nosso Pai, já que a desobediência foi a causadora do pecado e de todo mal que há no mundo. É por isso que a primeira leitura da as características de como seria o Messias que podemos resumir com a palavra servo de haver porque ele veio para fazer a vontade de Deus o contrário do primeiro Adão que pela sua desobediência fez entrar o mal do mundo, mal este, do qual Jesus em nós liberta pela retenção de nossos pecados, que ele, ao se fazer batizar o João Baptista no rio Jordão, mostra que assume nossa natureza Humana para se solidarizar com a humanidade pecadora e com seu corpo sofrerer em si as consequências de nosso pecado, para pelo batismo poder nos conceder a reconciliação com Deus fazendo nos filhos de Deus. 
De fato, O dia do nosso batismo foi o dia mais importante da nossa vida pois do mesmo jeito que o Espírito Santo apareceu sobre Jesus veio habitar em nós pelo que Deus pode também nos dizer tu és meu filho amado em tipo em todo meu agrado já que do mesmo modo que a água purifica o nosso corpo a graça de Deus fica nossa alma do pecado original e a presença do Espírito Santo em nós nos faz filhos de Deus capacitando nos agir como tais.
Assim, para concluir,  celebrar o dia do batismo do Senhor é um convite para um exame de consciência: como estamos vivendo nosso batismo? Ao mesmo tempo é um momento para tomamos a decisão de assumir o nosso batismo daqui para frente passando a nos anos comportar como filhos de Deus. Ao mesmo tempo é preciso que hoje nos enchamos  de sentimentos de ação de graças por esta maior graça que recebemos em nossa vida, a graça de sermos filhos  Deus de Deus pelo batismo porta de entrada na igreja a família dos filhos de Deus. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário