Homilia do primeiro domingo do advento ano C


Boa tarde Tarcísio Avelino,OMD

Queridos irmãos irmãs a liturgia deste primeiro domingo do advento apenas definir o que é o advento tempo de espera está vinda do Senhor por isso a primeira leitura vai nos falar da primeira vinda do Senhor, A segunda leitura na sala da segunda vinda do Senhor, e o Evangelho nos fala da terceira vinda do Senhor. 
Assim a primeira leitura sala que Deus quer cumprir a sua promessa de enviar ao mundo uma semente de David pela qual para reinar a justiça na terra. De fato a primeira vinda de Jesus consistiu na encarnação de Deus no ventre de Maria. Ele se tornou homem como nós para poder através do seu corpo humano sofrer em si as consequências dos nossos pecados reconciliando homem com Deus, e os homens entre si esta é a finalidade da primeira vinda do Senhor.
O Evangelho na sala da terceira vinda do Senhor na linguagem de São Bernardo que consiste no desabamento deste mundo passageiro em cima das ruínas do qual fará  surgir o Seu Reino.
Por isso sinais terríveis e tremendos que vão antecederá volta do Filho do homem não são para nos intimidar   fome mas somente para mim mas somente para nos alertar de que esse mundo é passageiro mas o senhor virar inaugurar o seu reino serão reino de paz de justiça de alegria sem fim por isso Jesus diz quando vejo essas coisas começarem a acontecer não vos intimideis porque estará próxima vossa libertação.
A segunda leitura nos fala da segunda vinda de Cristo na pessoa do irmão e exorta-nos a progredir mais e mais no amor ao próximo e diz: " O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade
uns para com os outros e para com todos,
tal como nós a temos tido para convosco.
O Senhor confirme os vossos corações
numa santidade irrepreensível,
diante de Deus, nosso Pai,
no dia da vinda de Jesus, nosso Senhor,
com todos os santos.
Finalmente, irmãos" Assim é através da convivência com o irmão que vamos crescendo em santidade na luz da palavra de Deus, na luz do amor a Deus e ao próximo, vamos nos capacitando a suportar a luz do sol da justiça que é Cristo que virá  no no último dia. Mas essa segunda vinda do Senhor não se dar somente através da pessoa do irmão mas também através dos acontecimentos da história através da Eucaristia enfim através da sua graça sempre concedida cada pessoa para cada ação do seu dia-a-dia. É na fidelidade as graças de Deus concedida a cada momento que nós vamos progredindo de glória em glória até aprendo a estatura do homem perfeito que é Cristo preparando-nos assim para encontrarmos com ele na glória do último dia.
Sede santos como vosso Pai celeste é santo disse o senhor somente quem corresponder as graças que Deus nos concede a cada momento é que se assemelhar ao ao ao filho e terá forças para permanecer de pé quando ele vier com o juiz. Essa preparação era vinda do Senhor se dar portanto através da oração se ele disse para estarmos atentos e ficar atento é estar sempre diante de Deus pois só ele nos livra de tornar nos insensíveis pela embriaguez, pela gula,  pelos cuidados deste mundo que lançou todos os homens no ativismo tão grande que não nos dá tempo para orar e nos faz apegar de tal modo a este mundo que nos fazem sensíveis ao outro mundo que vira com a volta do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário