Homilia de nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo



Por: Tarcísio Avelino,OMD
A solenidade de hoje é como que uma síntese de todos os mistérios da vida de nós senhor Jesus Cristo celebrada ao longo do ano litúrgico que hoje se encerra.
Arguido por Pilatos se Jesus era rei Jesus afirma tu o dizes eu sou rei mas logo diz que seu reino não é daqui. Então a pergunta que imediatamente surge é se ele é rei e se o seu reino não é daqui então o que ele veio fazer aqui? Ele mesmo responde eu vim para dar testemunho da verdade. mas o que é a verdade? vai perguntar e Pilatos. Cristo não responderá para pilates mas responde para todos nós: " Eu sou caminho a verdade e a vida". Mas num mundo cheio de tantas verdades nos podemos perguntar qual verdade? Respondo que se Jesus diz que ele é a verdade temos que olhar para vida dele para descobrirmos o que é a verdade, sendo que a vida Dele revelou quem Ele é. Ele é o amor que veio  para servir,  um amor levado até as últimas consequências de dar a vida na cruz onde revelando para nós até onde vai o amor de Deus por cada um, atraiu todos a Si pois não tem quem se deixe interpelar pela cruz de Cristo que não seja seduzido pelo amor de Deus. 
Assim o Reino de Deus instaurado por Cristo é poder porque ele é o todo poderoso mais um poder que sim põe no seu reino é o poder do amor não o da força, mas o do amor que se resume em servir. O amor do bom pastor que dá a vida por cada uma de suas ovelhas. 
Seu reino não é daqui mas já começa aqui não sim põe pela força mas pelo amor é um reino que acontece no interior de cada coração que ela ele adere pela fé. A fé e o amor são único atributo que este rei exige de cada um de nós sendo que aderindo a ele pela fé e pelo amor vamos alastrando deste reino no mundo até o dia em que no juízo Final este reino se consumara quando como lemos a primeira leitura ele entregará o Reino ao Pai E como lemos na presente segunda leitura todos nós reinaremos com ele porque ele fez de nós um reino e sacerdotes para Deus Nosso Senhor.
Se ele é rei então tem o direito de reinar tenho direito de nos governar porque o senhor de todas as coisas já que tudo foi feito por ele para ele e quando o desobediência entregamos tudo ao maligno ele se tornou um homem e com o seu sangue nos libertou dos pecados como Lemos  na segunda Leitura. 
Assim celebra o reinado de Cristo e reconhecer o senhor e dele sobre nossas vidas deixando o que ele conduziu nossos passos não fazendo nada que esteja em desacordo com a sua vontade expressem sua palavra e nas definições da igreja que ele fundou. Podemos realmente dizer que ele é o nosso Senhor?
São Paulo diz na primeira carta aos coríntios que "é preciso que Ele reine até que ponha todos seus inimigos de baixo seus pés" É preciso que ele reine na nossa memória, en nossa vontade, no nosso coração, para que não haja outros amores acima do amor a Deus e para que deixando nos contagiar por esse amor de serviço possamos alargar o reino de Cristo fazendo com que outros experimentando amor de Deus através de nossa doação adiram a Cristo até o dia em que todos os que aderirem Ele  pela força de nosso testemunho, possam reinar conosco em Cristo para sempre no Céu, A exemplo do bom ladrão que reconheceu-O como o senhor justamente no momento em que a Sua realeza ficou mais oculta que foi o momento da cruz e no último instante, pôde, como que, roubar a coroa e ouvir de cristo a resposta: "hoje mesmo estarás comigo no paraíso". que seja esta resposta que ouviremos no derradeiro instante de nossa vida e que experimentemos  o gozo do reino do céus Já aqui deixando que Ele seja o que ele é em nós: O Senhor dos senhores, Rei dos reis. amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário