A PALAVRA DO FUNDADOR: HOMILIA DO  3° DOMINGO DO ADVENTO -  ANO B

    




  UMA VOZ QUE CLAMA NO DESERTO
       POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
Neste 3° Domingo do Advento, também chamado de Domingo da Alegria,  somos convidados a nos alegrar pois está perto o dia do Senhor, não somente o dia de Seu Natal, como também o dia de seu Regresso, já que a cada dia que passa mais próximo está o dia do Juízo Final a respeito do qual Ele mesmo nos exorta: “alegrai-vos e exultai pois está próximo o dia de vossa libertação”. É este o sentido da Segunda Leitura que nos ordena a nos alegrar sempre no Senhor, este deve ser o estilo de vida daqueles que já ouviram a Boa Nova do Evangelho na qual descobrimos a fidelidade de Deus que não abandona Seu povo, a tal ponto que, chegada a plenitude dos tempos, quando não havia mais onde colocar ofensas a Ele, ao invés de enviar castigo envia Seu Filho, não como juiz, mas como salvador, não em Seu poder, força e majestade, mas como uma criança, para que ninguém se intimidasse de aceitar o seu abraço de perdão.
A resposta que João Batista dá, no Evangelho, aos que perguntam sobre sua identidade, desmascara a cegueira na qual vivia a classe dominante do povo de Deus, aqui representada pelos fariseus, tão apegada a sua visão estreita de ver as coisas que nem se davam conta que O Messias já estava entre eles, pelo que João descarta todos os pensamentos que tinham a respeito de sua pessoa para mostrar que era apenas a voz e uma voz não tem rosto, não aparece pois o que importa é a mensagem que revela. João se apresenta como a voz pois é a testemunha da luz para aqueles que reconheciam, diferentemente dos fariseus que o arguiam, estavam nas trevas.
Jesus, é O Messias pois é aquele que Batiza com o Espírito Santo, e se reconhece como o cumprimento da auto descrição que o profeta faz de si na 1° Leitura, como homem cheio do Espírito para batizar no Espírito, cheio dos dons do Espírito para socorrer os mais pobres e necessitados, se coloca no meio dos pobres e vive como eles não para solucionar seus problemas mas para lhes estender a mão com a libertação da escravidão do pecado que também cega e paralisa.
Esta é A Mensagem que todo cristão deve anunciar, fazendo-se a voz da Palavra no deserto deste mundo que cega, seca e paralisa a alma de todos os que ainda não reconheceram O Messias que já veio e que voltará para consumar Sua obra de resgate de todos aqueles que, criados á Sua imagem e Semelhança, aceitarem seu perdão e se conformarem com Sua Palavra.

Um comentário:

  1. São João Batista é uma voz que clama no Deserto.Muitas vezes em nossas vidas também precisamos de escutar o SiLENCIO.Deus envia seu filho como uma criança para nos ensinar a completa dependência a Vontade do Pai.Nesse domingo Letare vamos testemunhar nossa Alegria.Vida Religiosa Consagrada "ALEGRAI-VOS"

    ResponderExcluir