A PALAVRA DO FUNDADOR: 4° DOMINGO DO ADVENTO ANO B

  SEU REINO NÃO TERÁ FIM
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
Depois do pecado original, a saudade que Adão e Eva experimentaram do tempo em que vivia numa comunhão com Deus com o qual falava face a face no jardim foi tal, que inaugurou-se um tempo de espera na vida humana que durarará até o fim do mundo. Um tempo de espera pela volta desta comunhão com Deus que, embora restabelecida no natal, com a revelação do Mistério escondido conforme de S. Paulo na Segunda Leitura, que Deus tinha de vencer o abismo que dEle nos separava, se encarnando para viver entre nós, durará até o fim do mundo pois mesmo que Ele tenha inventado a Eucaristia como forma de perpetuar sua presença física entre nós e por ela, entrar em comunhão conosco, ainda não preenche o anseio que o homem tem de ser plenamente compreendido, amado e abraçado que só se consumará na eternidade.
Sendo assim, o domingo de hoje nos fala da fidelidade de Deus, mostrando que a Encarnação do Verbo conforme anunciado pelo Arcanjo a Maria, é o cumprimento de todas as promessas que Deus havia feito no Antigo Testamento, de que abençoaria o mundo através da descendência de Davi.
O Evngelho de hoje é o cumprimento exato da profecia anunciada na Primeira Leitura, onde o rei Davi, desejando construir uma casa, um templo para Deus, Deus lhe faz ver, por meio do profeta, que é Ele quem vai construir uma Casa para Davi. De fato, uma casa para Si, como Davi queria construir, mas muito mais esplendorosa do que a que qualquer homem poderia construir, pois trata-se do cume de toda a perfeição de sua obra da Criação, Maria, que, conforme disse o Anjo no Evangelho encontrou graça aos olhos de Deus justamente por ser cheia de graça. Todos nós recebemos no dia de nosso Batismo, todas as  graças necessárias para o cumprimento da missão que, desde toda a eternidade Deus nos confiou, conforme a vocação de cada um, no entanto, como correspondemos mal a essas graças, nunca estamos em condições de receber as chamadas graças atuais, que são aquelas que nos são concedidas para o cumprimento do dever de cada momento para sermos fiéis ao chamado de Deus. Maria é a única criatura que foi fiel a todas as graças recebidas de Deus para, mesmo sem o saber, ser a Mãe do Salvador, a tal ponto que, quando chegou o momento oportuno de Deus lhe revelar sua vocação foi chamada pelo anjo de “cheia de graça”, porque foi fiel a todas as graças que lhe concedera o Deus fiel.
É isso o que nos é pedido neste quarto domingo do advento, uma fidelidade a exemplo de Maria, como resposta à fidelidade deste Deus que cumpre todas as Suas promessas, mas para isso é preciso a virtude da Esperança, sem a qual nos desanimamos facilmente diante das aparentes demoras ou descuidos de Deus quando o sofrimento e a adversidade nos bate à porta. Nestes momentos, é preciso lançar mão da Bíblia Sagrada para reavivarmos nossa fé e esperança vendo a fidelidade de Deus em toda a história da humanidade, a tal ponto que a promessa feita a Davi de que o cetro real jamais se afastaria de sua casa, muitas vezes tenha parecido ter fracassado mas Deus sempre ratava o fio rompido.
A Bíblia nos ensina que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” e que se ele permite a adversidade é porque o alicerce da Esperança sobrenatural é composto também pelo fracasso da esperança humana.
“se lhE somos infiéis Ele permanece fiel pois não pode negar-se a Si mesmo”. Essa é a mensagem deste quarto domingo do Advento no qual nos é pedida a virtude própria deste tempo, a ESPERANÇA, já que dando-nos Seu Filho Deus já provou que é fiel, portanto pode esperar de nós que jamais percamos a Esperança nEle.

Um comentário:

  1. Fidelidade de Deus aos chamados a vida Consagrada "Alegrai-vos" Feliz Natal a Todos os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima. São os votos da Irmã Maria Letícia do Sagrado coração OIC

    ResponderExcluir