26° DOMINGO COMUM ANO A    
           A PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS

POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

A Liturgia deste domingo através da Parábola dos dois filhos nos ensina a importancia da Verdade para alcançarmos nossos objetivos. Tanto é assim que Nosso Senhor conta essa Parábola para os fariseus, sacerdotes e mestres da Lei, pessoas que haviam deixado tudo para buscar sua salvação e no entanto, depois de terem respondido que quem fez a vontade do pai foi o primeiro filho que disse que não ia mas foi, têm que escutar a terrível sentença que os cobradores de impostos e as prostitutas os precederão no Reino porque? Por causa de seu orgulho que os fazia se considerarem melhor do que os outros só porque conheciam a Verdade mas se esqueciam que "a quem muito foi dado muito será cobrado". Não basta conhecer A Verdade, é preciso pautar toda nossa conduta em cima da verdade, principalmente quando se trata de nos auto-avaliarmos porque depois do pecado original, que foi justamente o orgulho, acendeu-se em nós um egocentrismo tão grande que desvirtuou a verdade sobre nós mesmos fazendo-nos hiper-criticos com os defeitos dos outros e totalmente indulgentes e complacentes conosco mesmos.
Qual é o remédio contra o orgulho? É humildade, como lemos na Segunda Leitura: "tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo (...) Nada façais por competição e vangloria, mas, com humildade, cada um julgue oque o outro é mais importante". Aqui está o remédio contra o orgulho. E, de fato, o próprio, S. Bento, grande mestre de espiritualidade da Igreja, em sua Regra quando fala dos doze degraus da humildade, ensina que o monge deve se considerar não somente o pior monge do mosteiro, como também o pior homem da face da terra. Mas como pode ser possível que nós, cristãos particantes, possamos nos considerar piores do que Hitler que fez matar milhares de judeus, com requintes de crueldade? Sempre que nos parecer ter encontrado alguém pior do que nós basta que consideremos o fato de que se tivessem tido as oportunidades que tivemos, conhecido as pessoas que conhecemos, teriam correspondido muito melhor do que nós. 
A HUMILDADE É A VERDADE, diz S. Teresa, então para que nao corramos o risco de correr em vão, tendo tudo deixado para alcançar a salvação e perdê-la, cegados pelo orgulho de achar que estamos fazendo a Vontade de Deus quando dela há muito nos desviamos, e quando essa cegueira nos fazer alimentar pensamentos secretos de que somos melhores do que certas pessoas com as quais nos deparamos, basta que nos lembremos da célebre advertencia de S. Paulo em sua 1° Carta aos Coríntios 10,12: "quem está de pé cuidado  para não cair", ou seja, que consideremos que, se nos parecer sermos melhores do que alguns é somente porque Deus nos segura porque se tirarmos dEle os olhos por um segundo, afundamos como Pedro nas águas tempestuosas de nosso orgulho, como nos ensina a primeira leitura, que quem hoje está no pecado pode se arrepender e se salvar ao passo que, quem é fiel até o presente momento pode cair a qualquer momento em tentação se não vigiar para que Seus olhos estejam sempre postos na Verdade, Cristo, nosso Mestre que ao se encarnar, colocou-se como livro aberto para os que querem aprender o que significa ser filho de Deus.

Um comentário:

  1. "Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo" Desejo que Santa Teresinha envie uma chuva de Rosas para a Comunidadede dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Parabéns aos Vocaconados que estão entrando.Santa Perseverança.E você que está lendo esse comentário?Já descobriu sua vocação?Jovens viuvas podem entrar em contato com o Fundador: Padre Tarcísio: avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir