EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

POR PE. TARCISIO AVELINO, TF

 A Liturgia de hoje é a confirmação do absoluto controle de Deus sobre todos os acontecimentos da História que é sempre História da Liberdade do Homem e do amor de Deus pelos homens, que revela que Ele sempre “faz tudo concorrer para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm.8,28), tal ponto que, tendo criado o homem livre, usou dos mesmos elementos dos quais Satanás e os homens se utilizaram para Dele se afastar, não simplesmente para nos dar uma nova chance de recomeçar, mas de recomeçar, sempre, acima do ponto no qual Dele nos separamos. Assim, convinha que o home que fora vencido diante de uma árvore no Paraíso, vencesse por meio de uma árvore, a morte quando chegou “plenitude dos tempos”. Convinha, também que Deus se utilizasse de um instrumento feito de árvore destinado a ser a pior pena de morte, na plenitude dos tempos, a cruz, para fazer o homem triunfar da morte, por isso convinha que Deus se fizesse homem para que, como Deus vencesse perfeitamente a morte, mas que vencesse como homem para que a vitória fosse do homem que fora derrotado no Paraíso. É por isso que Cristo diz no Evangelho de hoje a Nicodemos e a todos noós: “Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n'Ele a vida eterna.” Isto porque desde a queda do homem, no Paraíso, Deus vinha conduzindo os acontecimentos da vida do homem, elevando sua mente até que na PLENITUDE DOS TEMPOS estivesse em condições de compreender o escândalo do amor de Deus pelos homens, diante do escândalo da Cruz onde o homem enxergando como morre um homem verdadeiramente filho de Deus enxergasse, por contraste, sua identidade de Filho de Deus; enxergasse, diante da Cruz até onde vai a maldade do home sem Deus e até onde vai o amor de Deus pelos homens, como lemos: “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n'Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”

Portanto, o que acontecera com o povo que ficava curado ao contemplar a serpente de bronze elevada numa haste era apenas uma figura que prepararia o homem para ficar curado da raiz de todas enfermidades diante da Cruz. E convinha que fosse assim para que a serpente da qual se servira o Maligno para tentar o homem fosse figura do homem que levou sobre si os pecados de todos os homens diante do qual restabeleceriam não somente a comunhão anterior com Deus perdida pelo pecado, pelo arrependimento diante de tanto amor de Deus e de tanta maldade do homem. Assim também é que a Segunda Leitura nos mostra que convinha que Deus se rebaixasse desta maneira, assumindo não só a condição humana, mas se humilhando ainda mais ao descer até o mais baixo onde o homem se pusera pelo pecado, para com Seu amor revelado, atrair de novo o homem a si cumprindo sua promessa. QUANDO EU FOR ELEVADO DO MADEIRO ATRAIREI TODOS A MIM.

Um comentário:

  1. "Quando eu for Elevado do Madeiro atrairei todos a mim"Profundíssima Homilia do Padre Tarcísio.Uma sugestão ao Fundador :Coloque fotos do Mosteiro são José em Marabá.
    Jovens vocacionadas :Viuvas podem ser acolhidas nesse Mosteiro sem restrição de idade,podem também ser recebidas para ajudar por um Ano essa Obra de Amor e reparação
    Escrevam para o Fundaor Padre Tarcísio.Façam perguntas no blog avelino41s@gmail.com
    "Tudo que Deus permite esconde graça" Peço sua bênção:Irmã Maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir