XVII° DOMINGO DO TEMPO COMUM - A
                                                                         
                                                         
                                        A MULTIPLICAÇAO DOS PÃES
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Como a vida humana sobre a terra é uma preparação para o encontro definitivo com Deus, a Liturgia de hoje nos traz o segredo para que possamos caminhar com mais segurança de estar no rumo certo do Céu, pois, para que possamos estar capacitados a ser um com Deus eternamente Ele se dá inteiramente a nós na Comunhão Eucarística da qual a multiplicação dos pães é a figura.
O Evangelho de hoje nos narra como Jesus na Sua imensa compaixão até se esqueceu do tempo que empregou para alimentar aquela multidão que, talvez com medo de perdê-lO nem se preocupou em levar o alimento nem mesmo em ir embora comer provando uma outra afirmação de Cristo que diz: "não só de pão vive o homem mas de toda a Palvra que sai da boca de Deus" e é por isso que quando Seus discípulos lhe observam que já se faz tarde e O aconselham a despedir a multidão para que possam ir "comprar alimento", Nosso Senhor lhes responde: "dai-lhes vós mesmos de comer" como se dissesse: "não só de pão vive o homem mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus", o que significa dizer que para termos o Pão material é preciso a Palavra Criadora de Deus que não cessa de providenciar todo alimento necessário para cada um de Seus filhos, ao mesmo tempo, significa que só terá condições de se alimentar do pão material, quem se alimentar da Palavra de Deus sem a qual pode-se perder a tal ponto o sentido da vida que sobrevindo uma depressão em alto grau, não só tira todo apetite, como também pode levar ao suicídio. Não só de pão vive o homem também significa que sem a Eucaristia, pão e vinho transubstanciados em Corpo e Sangue de Cristo pela Palavra de Deus, ninguém pode alcançar a vida eterna pois tanto os que comungam na Igreja Católica como os que não creem na Eucaristia e que alcançarão a vida eterna por seguir a lei da Consciência em todos colocada por Deus, se salvarão pelas graças que jorram da Mesa de Eucaristia, por meio da Igreja Católica.
O Milagre da Multiplicação dos pães revela a solicitude e misericórdia de Deus que cuida de todos os Seus filhos e que não deixa faltar nada para aqueles que em primeiro lugar o buscam, como Ele mesmo diz: "buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça e tudo o mais vos será acrescentado", por isso a Primeira Leitura, também prefigurando a Eucaristia diz: vinde a mim, inclinai o vosso ouvido e saciai-vos e alimentai-vos bem, porque gastar dinheiro com aquilo que não sustenta e alimenta? o que significa dizer que só Cristo preenche todos os anseios do coração humano e fora dEle nada nos sustenta.
Na Segunda Leitura, o quanto Deus nos amou em Jesus Cristo São Paulo pergunta: "Quem nos separará do amor de Cristo?" Tribulação, angústia ou perigo? Não, podemos responder porque O Todo Poderoso habita dentro de nós e "se Deus é por nós quem será contra nós". Perseguição ou espada? Não, pois O Todo Poderoso, na Cruz venceu por nós: "na verdade, somos mais que vencedores" Naquele que venceu por nós. "fome?" Não, Pois Deus se fez alimento que nos sustenta para a vida eterna!!

Um comentário:

  1. Agôsto Mes das Vocações! O Mestre está aí e te chama! Contruiu um lindo Mosteiro em Marabá Pará Você Vocacionado @ pode escrever para ele e conhecer os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir