VIGÍLIA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA



POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

“A morte foi tragada pela vida. Ó morte onde está a tua vitória?” Esta pergunta da Segunda Leitura nos põe, de cheio dentro do sentido da celebração da Solenidade de hoje, pois se com a ressurreição de Cristo esta pergunta já se aplicava perfeitamente pois Seu corpo, que já havia três dias estava sepultado, ou seja, quando, para os judeus havia certeza de que uma pessoa realmente tivesse morrido, saiu ileso da decomposição que começa imediatamente após a morte, é com a Assunção de Maria que esta pergunta acima exposta adquire todo seu sentido, pois Maria é o primeiro ser humano, já que Jesus não deixou de ser Deus após ter se encarnado, que ressuscitou dentre os mortos e, o primeiro e o único que está no Céu em corpo e alma, os demais santos estão no Céu, apenas com suas almas, seus corpos, por mais santos que e incorruptos que tenham sido, todos, aguardam a ressurreição do último dia quando, novamente a alma de todos os falecidos será unida ao corpo refeito por Deus para receber a recompensa eterna, segundo as obras de cada um.
“morte onde está o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado”, ora, se O Anjo chamou Maria de “cheia de graça”, então nEla não havia espaço para a desgraça que é  o pecado, então a morte não podia ter poder sobre Ela tanto como não teve sobre Jesus, por ser O Santo dos Santos, por ser Deus. Assim, era necessário que após Sua dormição, que é o modo como a Igreja chama Seu passamento deste mundo para o outro, Ela fosse imediatamente elevada ao Céu pois convém que tudo o que pertence ao filho, seja também da Mãe, Ora, se O Filho de Deus preparou para si uma Mãe sem pecado, como poderia permitir que Ela conhecesse as consequências do pecado se no Evangelho de hoje lemos que “muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”, querendo nos dizer que Maria é mais feliz por ter como ninguém, ouvido e praticado a Palavra de Deus podendo assim acolhe-lA Encarnada em Seu Ventre por isso Ela é a Nova Arca da Nova e Eterna Aliança que merece todo nossa honra e respeito e culto já que A Palavra de Deus diz que todas as gerações devem proclamá-lA Bem Aventurada, como leremos no Evangelho de amanhã, respondendo a Isabel que A elogiou: “Feliz és tu que acreditou pois em ti serão cumpridas todas as promessas do Senhor”. Ninguem acreditou como Maria por isso ninguém recebeu a recompensa que Ela recebeu, o privilégio único de ir em corpo e alma para junto de Seu Filho, imediatamente ao deixar este mundo. Isso é o que celebramos hoje e será uma digna celebração a Deus, autor da obra prima que é Maria, tanto quanto mais estivermos dispostos a escutar e praticar a Palavra de Deus para chegarmos onde Ela chegou.

Um comentário:

  1. Nossa Senhora da Glória abençõe o Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima Padre Tarcísio enviando boas e santas vocações para sua Comunidade.
    Se você é vocacionado(a) venha conhecer esse Carisma.Agende uma visita avelino41s@gmail.com Peço sua Bênção P.Tarcísio e aguardo suas notícias.Ir Maria Letcia do Sagrado Coração OICi

    ResponderExcluir