HOMILIA DO XV DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A

EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS
POR PE. TARCÍSIO AVELINO,TF

A liturgia de hoje vem nós ensinar sobre a eficácia da Palavra de Deus e já no começo nós deparamos com uma aparente contradição pois a Primeira Leitura afirma que A Palavra de Deus é como a chuva que cai e não volta para o céu sem produzir frutos. De fato A Sagrada Escritura afirma de si mesma dizendo que "A Palavra de Deus é viva e eficaz" (        ). É viva porque é uma Pessoa, Jesus, O Verbo Encarnado e é eficaz porque esta Pessoa sendo Deus tem num mesmo ato e tempo, o pensar o querer e o executar, sem nada que possa impedir. Assim, logo surge a pergunta: porquê então, Nosso Senhor usa no Evangelho de hoje, na Parábola do semeador a figura da semente para ensinar que a quantidade e a qualidade dos frutos por ela produzido dependerá do tipo de solo em que cair? É porque ao nos criar Deus havia feito somente um tipo de terra no Paraíso, o solo bom,bem como nos corações, os corações abertos e dóceis para acolher Sua Palavra; mas, criando-nós livres à Sua imagem semelhança possibilitou o sim ou o não à Sua Soberana vontade por parte dos homens. Como os homens escolheram desnobrecer a Deus naquele exato momento, Deus não somente pronunciou as consequências desta desobediência também no solo sendo que só a muito custo a terra lhe daria os frutos de seu suor,como também no exato momento da desobediência entrou o egoísmo no co coração do homem que originou as diversas disposições frente à Palavra de Deus como lemos no Evangelho de hoje.
 Portanto, fica claro que, não obstante a eficácia da Palavra de Deus, a quantidade e a qualidade de frutos que Ela produzirá em nós e através de nós dependerá do modo como acolhemos Essa Palavra em nosso coração.
Tendo feito este necessário esclarecimento, podemos agora nos deter na explicação que O Próprio Jesus dá dos diversos tipos de solo que nomeia em Sua Parábola e que são 4:
O primeiro tipo de solo, o solo de beira de caminho, Nosso Senhor afirma ser "todo aquele  que ouve a Palavra do Reino e não a compreende". De fato, um dos significados que podemos dar à palavra compreender é acolher, portanto, trata-se aqui, daqueles que ouvem de má vontade a Palavra, daqueles que escutam-na mas que entra por um ouvido e sai pelo outro, como costumamos dizer, nestes, Jesus afirma que "vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. É preciso que se diga aqui que ninguém é somente mudos tipos de solo descritos nesta Parábola mas que todos nós ora somos um ora somos outro tipo de solo, dependendo do nosso estado de vigilância que tanto Jesus nos recomenda em Sua Palavra. É preciso, portanto batermos no peito e reconhecer: quantas vezes saímos da Igreja sem ao menos nos lembrar do Evangelho que foi proclamado, porque, como diz Jesus, estávamos com má vontade de compreender A Palavra, distraídos no exato momento em que Deus quer nos falar.
O segundo tipo de solo, o terreno pedregoso, "é aquele que ouve a Palavra e logo  a recebe com alegria ; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento; assim que chega o sofrimento, a perseguição, por causa da Palavra ele desiste logo. Quantas e quantas pessoas em nossos grupos de orações, atrás da cura e dos milagres e não do Senhor dos milagres, sem criar raízes em si pelo comprometimento com o Evangelho, que experimentaram as doçuras que Deus sempre concede na oração dos neo-convertidos que logo desistem de perseverar no serviço do Senhor quando experimentam a aridez espiritual e as tribulações que Deus necessariamente nos permite para nós purificar preparando-nos para alcançar os graus místicos da oração,que logo desistem de Deus e até mesmo,decepcionados mandam de igreja?
O terceiro tipo de solo é o solo espinhoso "e aquele que ouve a palavra,mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra" isto só e possível por que a pessoa que conhece o evangelho na verdade ainda não esta verdadeiramente  convertida pois não amam a Deus sobre todas as coisas,não estão comprometidas com o evangelho  servem a Deus apenas com o que lhes sobra de seu tempo e de seus recursos ao passo que a verdadeira conversão exige um coração indiviso todo de Deus e para Deus, isso é amar a  Deus sobre todas coisas, sem isso, a Palavra não produzirá frutos em nós.
Finalmente, temos o quarto tipo de solo que é a terra boa, são todos aqueles que escutam a Palavra de Deus com a disposição de deixar que ela desmascare nossas incoerências pois tem-se verdadeiramente o sincero desejo de se conformar com a vontade de Deus na verdadé este quarto tipo de solo são as pessoa que já estão adiantadas no processo da santificação pessoal devido a sua generosa correspondência a cada graça que Deus não cessa de conceder para nosso progresso de identificação com Ele até que possamos nos unir com Ele eternamente por isso a Segunda Leitura nos exorta dizendo que os sofrimentos da vida presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós pelo que não devemos desanimar como S pessoas comparadas com o solo pedregoso  que são de momento pois fogem assim que "chega o sofrimento ou a perseguição por causa da Palavra" mas que perseveremos como os mártires crendo que "Deus não permite que sejamos provados acima de nossas forças" pois somente os que perseverarem até o fim serão salvos. (Mt.24). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário