HOMILIA DO 18° DOMINGO COMUM - ANO A


                                                                                

"CORAGEM! SOU EU"!
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

A Liturgia de hoje traz uma palavra para todos os que estão passando por tribulações em sua vida. Por mais que pareçam que são fantasmas que estão lhe rondando e que vc está sendo abandonado por Deus, eu tenho uma coisa para lhe dizer, um recado do próprio Deus: “coragem! Sou Eu! Não tenhais medo”! Mas como? Voce poderá perguntar. É O Senhor que me visita no meio desta tempestade de problemas e tribulações? Então Ele sabe de tudo o que me está acontecendo e sendo Todo- Poderoso não faz nada? Pensei que Ele estivesse dormindo ou que se havia esquecido de mim! Calma, eu lhe  respondo. Vejamos o que nos ensina O Evangelho de hoje, sobre como nos devemos comportar quando a tribulação nos visita.
1°. Não se esquecer de que Deus é onisciente, ou seja, que conhece, que sabe, que vê todas as coisas perfeitamente, tal como são, ao mesmo tempo e inteiramente, tanto que, o Evangelho de hoje afirma que embora Jesus estivesse orando veio em socorro dos seus fiéis discípulos, no momento em que Dele necessitavam, embora possamos supor que os tenha deixado sofrer por um tempo o medo da ameaça do vento e das ondas, para que jamais se esqueçam que, embora Ele não esteja visível conosco nunca nos abandona, muito menos no momento dos perigos, se não tiver chegado ainda a melhor hora para partirmos deste mundo, pois vemos nos Atos dos Apóstolos inúmeras provas de livramentos milagrosos experimentado pelos Apóstolos, no entanto, quando chegou a hora de darem testemunho com seu sangue, Deus não deu livramento milagroso mas concedeu Fortaleza extraordinária para dar a maior prova de amor que é dar a vida testemunhando sua fé.
2°. Não se esquecer que Deus é onipresente, ou seja está em todos os lugares ao mesmo tempo, portanto, está aí, agora, do teu lado apenas esperando que você clame por Ele dizendo, como Pedro: “Senhor, salva-me!” e o que foi que Pedro experimentou ao ter clamado por Ele? O Evangelho de hoje diz que apenas Ele clamou e a mão de Cristo veio em socorro de Pedro que se afogava em meio as ondas. Muitas vezes Deus parece demorar em se fazer notar, sim digo em se fazer notar porque Ele é onipresente, prometeu que estará conosco todos os dias até o fim do mundo, portanto, quando demora em se manifestar é somente para nos lembrar de clamar por Ele pois, na maioria das vezes quando tudo vai bem ou nos esquecemos de Deus, ou nos esquecemos de nossa total dependência dEle, então, faz-se necessário que Ele permita que experimentemos um pouquinho das consequências dos pecados, nem sempre pessoais, para que na provação adquiramos um grau a mais de fé, necessária para progredirmos sem parar na perfeição necessária para chegarmos ao Céu e nos unir com Ele, O Santo dos Santos, eternamente. Essa meta de perfeição quem nos colocou foi o próprio Jesus: “Sede perfeitos como o Vosso Pai é perfeito”.
3. Que embora o Senhor possa se manifestar também por meio de uma tempestade, na verdade Ele é como a brisa suave na qual se revelou ao Profeta Elias como vemos na 1° Leitura, Ele é Todo Poderoso mas o Salmo 102 diz que Ele se compadece de nós porque sabe do barro que somos feitos, por isso não nos castiga em proporção a nossas culpas. Deus não estava no fogo, nem no furacão nem no terremoto, porque prefere se revelar como uma criancinha na manjedoura ou na fragilidade de um derrotado crucificado porque quer ser obedecido por ser amado e não por Sua força e Poder.
Ele nunca abandona os amigos, nós é que O abandonamos por isso experimentamos perigos, porque nos colocamos longe dEle que é a Nossa Fortaleza. Não podemos nos esquecer que os discípulos estavam no barco por obediência a Ele que os havia mandado embarcar e ir na frente dEle enquanto despedia as multidões, mas a afirmação de que a tempestade tenha se acalmado assim que Ele subiu no barco pode ser vista como uma insinuação de que devemos levá-lO sempre no barco de nossas vidas se quisermos experimentar a paz no meio das tribulações. Talvez os discípulos tenham se esquecido de leva-lo junto, por estarem demasiado acostumados com Sua presença física se houvessem esquecido de que Deus é espírito, e onipresente.


2 comentários:

  1. "Não tenhas medo""Tudo que Deus permite esconde graça" Padre Tarcísio como foi sua Viagem de férias?Já está em Marabá? Como estão os Vocacionados?Espero que participem de algum Encontro Vocacional nesse lindo Mosteiro que construiu,Santa Teresinha vai fazer cair uma chuva de Rosas.Peço sua Bênção Irmã Maria Letícia OIC

    ResponderExcluir
  2. Jovens Vocacionados O Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora aguarda seu contato: avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir