MAIS QUE OS PARDAIS

   XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - A                                      

  
MAIS QUE OS PARDAIS
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Neste décimo segundo domingo do tempo comum a Liturgia nos convida a refletir sobre a fonte da confiança exigida no anúncio do Evangelho, como meio de combate ao medo de tudo o que ameaça a integridade dos discípulos de Cristo.
"Não tenhais medo dos homens pois não há nada de encoberto que não venha a ser revelado". Aqui trata-se do medo das calúnias que poderão levantar contra nós ou da impunidade perante aqueles que nos perseguem secretamente. NÃO HÁ NADA ENCOBERTO QUE NÃO VENHA A SER REVELADO. Ou seja, um dia virá a tona toda a maldade que fizeram contra nós muitas vezes com maquinações que nem nós mesmos sabemos, já que o Maligno gosta de agir em segredo, na sorrateira, como a serpente que está sempre pronta a dar o bote quando menos esperamos. Além disso aqui também podemos considerar o medo de perder o bom nome pelas calúnias que muitas vezes armam contra os ministros do Evangelho, uma vez que sua vida ilibada causa incômodo pois denunciam seu modo de agir, como lemos em "Eis o justo matemo-lo pois sua simples presença nos incomoda". (Sb.2,12)É o que experimentou o profeta Jeremias como vemos na Primeira Leitura; "Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e nos vingar dele". Vingar de que? da denúncia que fazemos de seu mau comportamento. 
Mas infelizmente muitos cristãos também se omitem em denunciar os costumes contrários não só à Lei de Deus como também aos direitos humanos que emanam todos desta mesma Lei de Deus, e, sabemos que o respeito humano nada mais é do que o medo de perdermos a estima dos homens mas "o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma no inferno? (Mc.8).
Porque tanta resistencia ao justo ao ponto de que os discipulos de Cristo tenham medo em anunciar o Evangelho? A segunda Leitura responde dizendo que a morte entrou no mundo com o pecado, não só a morte física mas a morte eterna e tudo o que leva a morte, como por exemplo o egoísmo e a vaidade de não querer ser contradito como o será a grande maioria das pessoas que querem ignorar a presença de Deus e de Seus mandamentos pelo que sentirão repugnancia não só pelas palavras dos cristãos mas principalmente pela sua vida que será sempre uma denúncia de sua maneira de agir desencadeando a violencia porque as trevas não subsistem diante da Luz (Jo.1,5).
Alem disso, neste primeiro versículo do Evangelho de hoje, Nosso Senhor está nos dizendo que nem uma vírgula de Sua Mensagem deve ficar guardada só para seus discípulos mas deve ser gritado de cima dos telhados para que todos conhecendo a verdade possam se libertar das trevas os que ainda não Conhecem O Caminho, A Verdade e A Vida.
"Não tenhais medo daqueles que matam o corpo (...) temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno". Aqui, Nosso Senhor acrescenta que os que se envergonharem de Sua Mensagem serão réus de condenação eterna pois se negaram a ser filhos do amor dando a maior prova de amor que se pode dar ao nosso semelhante que é dar a vida para que conheçam a Verdade e se salvem.  "Aquele que se declarar ao meu favor diante dos homens também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está no Céu".
A razão pela qual podemos confiar em Deus é o fato de sermos Seus filhos e para que não duvidemos disso Cristo invoca o exemplo dos pardais que O Pai em Sua Providencia alimenta dia após dia, quanto mais não cuidará daqueles que criou à Sua imagem e semelhança pelos quais entregou Seu próprio Filho quando ainda éramos Seus inimigos, "quanto mais agora estando já reconciliados não nos dará com Ele todas as coisas?" (Rm.8,32)
Para encerrar perguntamo-nos como não temer perante o destino que tiveram tantos mártires baramente torturados por causa do Evangelho? Respondo dizendo que basta olharmos para o exemplo de quantos livramentos Deus concedeu aos Apóstolos na Bíblia, mas quando chegou a hora de partirem deste mundo, já tinham as graças necessárias para passarem pelas maiores torturas com uma fortaleza admirável e com uma alegria tão grande que podemos afirmar com certeza pelos testemunhos de tantos outros mártires que morreram cantando em meio aos tormentos que no momento em que fôr necessário passarmos qualquer dissabor pelo Evangelho, não faltará as graças para sofrer com dignidade, para aqueles que forem fiéis nas pequeninas obrigações de seu dia a dia como lemos na Parábola dos Talentos em Mateus capítulo 25 que quem é fiel no pouco eu lhe confiarei muito mais ou seja, quem é fiel às graças que Deus concede para as mínimas tarefas de cada dia, recebe graças para enfrentar as maiores tentações. E: "Deus não permite que sejamos tentados acima de nossas forças"(1Cor.10,13)  mas, juntamente com a tentação nos concede todas as graças para enfrentá-las.


    

2 comentários:

  1. Confiança e Abandono! "Tudo que Deus permite esconde graça"
    Jovens que desejam se consagrar a Deus na vida Religiosa escrevam para
    avelino41s@gmail.com Fundador Padre Tarcísio
    Irmã Maria Letícia

    ResponderExcluir
  2. Os Vocacionados e Vocacionadas gostariam de ver as Fotos do Mosteiro dos
    Teresinianos Mensageiros de Nossa SENHORA DE FATIMA EM MARABÁ PARÁ

    ResponderExcluir