PENTECOSTES, O FRUTO ACABADO DA MISSAO DE CRISTO
                                                                

POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

Como depois do pecado original o homem se separou de Deus, iniciou-se a divisão da humanidade não só em cada pessoa que se via cada vez mais degredada, como também entre os povos, muito bem significada no episódio da torre de Babel onde os homens, inchados pela soberba de ter  conseguido inventar tantas coisas com sua inteligência, inclusive a  tecnologia de construir torres, tem a pretensão de chegar ao céu para usurpar o lugar de Deus e é exatamente neste momento que os homens percebem, como Adão e Eva depois do pecado original, que não se entendem mais. No exato momento em que rompem com Deus não conseguem mais se comunicar pois comunicar-se é dar-se e dar-se é amar. Como amar sem estar unidos à Fonte do amor que é O Próprio Deus, O Próprio amor. Pentecostes mostra-se então, na Primeira Leitura como a Fésta da restauração universal onde as línguas que foram confundidas em Babel são por todos compreendidos independentemente de sua nação, quando O Amor de Deus desce sobre eles.
No Evangelho vemos que o Primeiro Dom comunicado no dia da Ressurreição foi O Espírito Santo como capacitação para perdoar os pecados, mostrando que Pentecostes é o coroamento da Missão de Cristo enquanto encarnado: a reconciliação dos homens com Deus cuja consequência natural é a reconciliação dos homens entre si pois, depois do perdão sacramental, concedido por meio do Espírito Santo, do Espírito do Amor.
Na segunda Leitura lemos que “Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito.” Então Pentecostes é a fundação do novo povo de Deus assim como foi formado o primeiro povo de Deus pelo próprio Deus que no Sinai se manifestou num fogo que ninguém podia chegar perto por causa de seus pecados, na formação do novo povo de Deus O Próprio Deus vem ao encontro dos homens e faz deles um só corpo, A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, congregados pelo Mesmo Espírito que passa a fazer morada em todos os que, pelo testemunho da Igreja aderem pela fé a Cristo no Batismo.

Assim, a Segunda Leitura diz que “a cada um é dado uma manifestação do Espírito para o proveito comum”, ou seja, Deus dá um dom diferente para cada um que recebe o Espírito Santo justamente para nos fazer precisar uns dos outros e assim O Espírito Santo que é a Terceira Pessoa da Santissima Trindade,  O amor do Pai e do Filho nos capacita a amar como Deus ama, fazendo-nos ansiar uns pelos otros como  Deus ansiava por cada um de nós e anseia ainda hoje, por isso no Primeiro dia da Semana comunica logo Seu poder de perdoar os pecados por meio dos que escolheu para isso e cinquenta dias depois da Ressurreição concede a plenitude de Seus dons para que possamos ser testemunhas autenticas de Jesus e de Seu perdão, de Seu amor pelo Seu Próprio Amor que nos foi dado.

2 comentários:

  1. Vinde Espírrito Santo com seus sete Dons e Doze Frutos! "[É o coroamento da Missão de Cristo "como disse o Padre Tarcísio. Jovens abram seus corações ao grande Amor de Deus
    conhecendo o Carisma dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Escrevam, façam perguntas o Fundador Responde. avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Que o Espírito Santo, que é a alma da Igreja, nos ajude a amar para que possamos comunicar Jesus a todas as pessoas.

    ResponderExcluir