SANTÍSSIMA TRINDADE: 

        NOSSA ORIGEM, NOSSO PORTO



POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
No dia de hoje como que encerramos a celebração de todos os Mistérios de Deus revelados por Nosso Senhor Jesus Cristo desde Sua Encarnação no ventre de Maria pois celebrar a Santíssima Trindade é como se subíssimos no Monte mais alto da Inteligencia humana onde se descortinasse a paisagem que a alma humana sempre ansiou por contemplar. De fato, como poderia a mente humana imaginar que Deus pudesse ser Três Pessoas num Único Deus indivisível se O Próprio Cristo não no-lo tivesse revelado?
Mais do que nos explicar como se dá essa unidade na Trindade. As leituras da Missa de hoje somente nos revela que são Três Pessoas num só Deus e que esta idéia já estava tão arraigada na mente da Igreja desde o Seu nascimento que a Segunda Leitura nos mostra a saudação trinitária dos primeiros Cristãos e que perpassou toda a História da Igreja até os nossos dias tornando-se o modo habitual de iniciarmos qualquer oração: EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO bem como a conclusão de das principais orações litúrgicas: POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. A saudação da Segunda Leitura de hoje foi tão importante na Igreja nascente que se tornou a saudação inicial de cada Santa Missa e de alguns Sacramentos da Igreja: A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O AMOR DO PAI E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO ESTEJAM CONVOSCO. Analisemos cada elemento desta saudação para que entendamos um pouco da missão principal de cada uma das Pessoas da Santíssima Trindade: 1. A Graça de Nosso Senhor Jesus CRISTO. Porque numa saudação que tem que, necessariamente ser sintética se escolheu a Graça para se referir a Nosso Senhor Jesus Cristo? Porque a missão dele foi justamente possibilitar a reconciliação do home com Deus através da Redenção na qual Ele perdoou  e pagou nossas dívidas em nosso lugar, ou seja, se deu a nós de graça vencendo o abismo que dEle nos separava, vindo habitar entre nós pela Encarnação; 2. O amor do Pai, Porque o amor para se referir ao Pai se as Três Pessoas divinas são todas, O Amor? Porque este atributo se aplica mais propriamente Ao Pai cuja missão principal, embora em todas as missões de cada uma das Pessoas da Trindade todas as pessoas estão implicadas, porque a missão principal do Pai é ser Criador e Ele nos criou por amor, somente para se dar a nós. O Evangelho nos fala justamente de como é este amor do Pai por nós ao ponto de nos entregar O Seu Filho para morrer por nós quando a humanidade inteira era inimiga de Deus pelo pecado: “de tal maneira Deus amou o mundo que entregou Seu Filho Único para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”
O Evangelho de hoje, é, justamente, a especificação do principal atributo de Deus revelado por Ele mesmo dentre outros, a Moisés, conforme lemos na Primeira Leitura: “Senhor, Senhor! Deus clemente, paciente, rico em bondade e fiel”.
Então para concluir podemos resumir dizendo que Deus só podia ser comunidade, ou seja, comum unidade porque sendo Ele O Próprio amor é necessário que seja uma comunidade para que uma Pessoa possa se dar a outra já que amar é se dar. 

Um comentário:

  1. A Festa da Santíssim aTrindade é o Amor de Deus em nós .Deixe-se amar por Ele
    Padre Tarcísio Parabéns pela profundíssima Homilia. Jovens Coragem! Dê a sua Resposta ao padre Tarcísio avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir