II DOMINGO DA PÁSCOA: DOMINGO DA MISERICÓRDIA

                                                                         A PAZ ESTEJA CONVOSCO!
POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF


Desde que iniciamos o Tríduo Pascal temos sido convidados a refletir sobre os três sacramentos da Iniciação Cristã, que são A Eucaristia que meditamos na Quinta Feira Santa quando celebramos a Instituição da Eucaristia e do sacerdócio cristão ministerial, sobre o Batismo na Vigília Pascal e finalmente, hoje, no Segundo Domingo Pascal, celebramos a Instituição do Sacramento da Confissão quando Jesus, na noite do dia de Sua Ressurreição, encerra este que foi o dia mais importante da humanidade, soprando sobre seus discípulos o Espírito Santo e lhes diz: “ 1. “A Paz esteja convosco” comunicando o principal fruto de Sua Paixão que é a paz, ou seja, a reconciliação do homem consigo mesmo, com Deus e com o próximo. Esta paz é fruto do perdão comprado com o preço de Seu Preciosíssimo Sangue, dom que Ele mal pode esperar para comunicar no mesmo dia de Sua vitória sobre a morte.
2. “Como o Pai me enviou assim também eu vos envio”. Jesus diz isto depois de ter lhes mostrado suas chagas porque elas foram o preço que pagou para pode nos reconciliar com Deus o que se dará pela resposta pessoal de cada um a este presente gratuito, aderindo a Ele pela fé através do Batismo e sempre renovado pelo Sacramento da Confissão, toda vez que o trairmos com nossos pecados, é por isso que Ele diz : “como  O Pai me enviou”; E como O Pai O enviou? Como Sacerdote, pontífice ou seja, ponte que, pelo perdão religa os homens a Deus pelo perdão dos pecados pelos quais dEle, voluntariamente se haviam separado. E é assim que Cristo nos envia, como sacerdotes, ministros de Seu perdão, concedido no alto da cruz a todos que nEle viessem a crer e atualizado para todos os que arrependidos depois de te-lO traído, pedem perdão com o propósito de se emendarem.
3. “Recebei O Espírito Santo”, O Espírito Santo é a mesma unção que Cristo recebeu no dia de Seu Batismo que é transmitida capacitando cada pessoa batizada a se configurar a Cristo para ser canal de uma das graças que por meio dEle o Pai quer nos comunicar, no caso, aqui, o perdão dos pecados que Ele quis conceder somente por meio daqueles que Ele escolher para agir in persona Christi, ou seja, para permitir que O Próprio Cristo continue agindo de forma visível e eficaz entre nós, por meio dos Sacramentos, que são os Sacerdotes que agem na Pessoa dEle, o único Sacerdote.
4. “Os pecados daqueles a quem perdoardes serão perdoados, os pecados daqueles que não perdoardes não serão perdoados”. Aqui mostra o único meio ordinário, ou seja, comum pelo qual Deus quer conceder seu perdão ao pecador arrependido, por meio da confissão pois o ministro de Deus não poderá perdoar pecados que não conheça por isso faz se necessário, segundo as determinações da Igreja, que para que a Confissão seja válida, é necessário que se acuse, ou seja, que se confesse todos os pecados mortais lembrados, do contrário, se tornaria um pecado gravíssimo tentar enganar  O Próprio Deus já que é Ele, na pessoa do Padre que perdoa os pecados.

Tendo dito isto, entendemos perfeitamente porque Jesus, séculos depois apareceu para Santa Faustina, neste tempo em que os pecados superaram em quantidade e grau o de todos os séculos passados, escolhendo o Segundo Domingo da Páscoa para nos dar de presente a maior promessa jamais feita depois da promessa da salvação eterna para os que nEle cressem, foi a promessa de que todos os que comungarem em Estado de Graça, ou seja sem pecado mortal neste dia, receberiam, não somente o perdão da culpa como também o cancelamento de todas as penas dos pecados cometidos. Porque na Confissão recebemos o perdão da culpa infinita que o pecado mortal acarreta sobre nós e Deus perdoa a parte dEle e Satanás perde o direito que adquire sobre nós quando pecamos gravemente, no entanto, o dano que todo pecado causa naquele peca e sobre o  mundo, que são as penas do pecado, precisam ser satisfeitas e isso só se recebe no Batismo, na Unção dos Enfermos e pela comunhão em Estado de Graça no dia do Batismo.

Um comentário:

  1. Domingo da Misericórdia Deus é infinitamente Bom. Vamos confiar em suas promessas porque "Tudo que ele permite esconde graça" Jovem Jesus espera a sua resposta! Venha ser um Teresiniano Mensageiro de Nossa senhora de Fatima escreva para o Fundador Padre Tarcísio (avelino41s@gmail.com)

    ResponderExcluir