DOMINGO DE RAMOS                      


                                                          
              "HOSANA" OU "CRUCIFICA-O"?
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Mais uma vez é domingo de ramos e somos, novamente convidados a meditar sobre a volubilidade do das opiniões e decisões humanas. Confrontados os dois evangelhos de hoje ficamos estarrecidos como pode que dentro de cinco dias mude completamente para o lado oposto as opiniões das pessoas sobre Jesus bem como seu posicionamento em relação a Ele.
Neste dia a Igreja coloca em nossos lábios, numa só celebração a aclamação “hosana” e a aclamação “crucifica-o” para que reflitamos bem na total dependência de Deus que temos para sustentar nossas palavras e decisões. Para que tenhamos uma vida coerente, nas mínimas coisas, com a fé que professamos, senão, chegaremos ao fim de nossa jornada terrestre do jeito que vivemos todos os dias, confessando Cristo como Senhor de nossas vidas, como é forçado a concluir todos os que meditam na Segunda Leitura, e no mesmo dia, como Pedro O traímos, na maioria das vezes, não com palavras, mas, o que é pior com nossas ações, ou seja, com nossos pecados que nada mais é do que o beijo de judas traidor.
A oferta d sacrifícios a Deus parece constituir, em todos  os povos a expressão mais significativa do senso religioso do homem. Despojando-se de algo que lhe pertence por conquista ou trabalho, o homem reconhece que tudo pertence a Deus e lho restitui em agradecimento. Isto é o que explica a absoluta docilidade de Cristo a tantos ultrajes espancamentos, Seu amor infinito pelo Pai, cujo zelo quer reparar todas as ofensas a Ele infligidas e ao mesmo tempo Seu infinito amor por cada pessoa humana cujo zelo reclama salvação. Cristo é a oferta por excelência, a única oferta digna de Deus que poderia ser oferecida em reparação dos nossos pecados, pois sendo Deus que ama infinitamente, pôde compensar no lugar dos homens que não só não amaram, como também ultrajaram o amor infinito de Deus por nós, o amor que lhE negamos.
“Encontrado em aspecto humano, humilhou-se a si mesmo , fazendo-se obediente até a morte e morte de cruz”. Porque os homens desobedeceram e romperam com A Vida que é Deus, quando satanás tinha direito de levar a todos para a morte eterna do inferno, Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem para poder obedecer a Deus em nosso lugar reparando nossa desobediência, para amar a Deus em nosso lugar para reparar nossa traição a tão Bondoso Pai e para morrer em nosso lugar para que vivamos a Sua vida eterna, por causa de Seu amor, total, pessoal e incondicional por cada filho de Deus.

Por isso, porque do nada Ele nos criou pelo poder eficaz de Sua Palavra e porque nos resgatou pelo preço de Seu Preciosíssimo Sangue, Ele é duplamente ou melhor, infinitamente Nosso Senhor. “Assim, ao Nome de Jesus, todo joelho se dobre, no céu, na terra e abaixo da terr, e toda língua proclame: Jesus Cristo é O Senhor, para a glória de Deus Pai.”  Amém!

Um comentário:

  1. "Hosana e Crucifica-o" Se Jesus sofreu ,nós também devemos seguir o MESTRE .Ele é O Caminho a verdade e a vida" não devemos nos preocupar com as opiniões humanas" No Céu Teremos muitas surpresas" dizia Santa Teresinha. Vamos ser fiéis ao chamado de Deus realizando a sua Vontade."Pai se for possível afasta de mim este cálice"

    ResponderExcluir