VIGÍLIA PASCAL       ALEGRAI-VOS!

                        

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É NOSSA VITÓRIA!
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
As Leituras da Vigília Pascal são um resumo de toda a história da Criação que podemos resumir na constante procura de Deus pelo homem desde que este se separou de Deus desde o princípio.
A Primeira Leitura nos mostra que Deus só criou o que é bom, pois ao concluir cada etapa da criação “concluiu que tudo era bom” mas ao criar o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança concluiu que tudo era MUITO BOM. Surge então imediatamente a pergunta: E de onde surgiu o mal que desfigurou tanto a Jesus na cruz?
A Bíblia nos fala no livro do Apocalipse que houve uma batalha no céu entre Miguel e seus anjos e Lúcifer e seus anjos. Trata-se de uma batalha mental como falam os anjos que são puros espíritos pois também eles, como os homens foram criados livres, no entanto, puros espíritos como são conhecem as coisas de maneira completa, e também eles tiveram um momento, o único em que puderam escolher se queriam viver para sempre na visão beatífica de Deus ou não, pois embora eles tenham sido criados num conhecimento superior de Deus, ainda não gozavam da visão beatífica de Deus até o momento em que O Espírito Santo lhes informou que chegara o momento de escolherem se a queriam ou não pois se  optassem por ver Deus face a face essa opção seria irrevogável, teriam que servi-lO para sempre, por toda a eternidade, uma vez que sendo Deus tão grande, poderoso, belo e bondoso, uma vez tendo –O visto, fica impossível escolher não servi-lO. Foi então que todos os anjos, através de raciocínios sucessivos foram fazendo sua escolha individual, até que Lúcifer e alguns anjos foram se distanciando de tal maneira da presença de Deus pensando que seria melhor “ser livre do que ter que servir a alguém para sempre e Miguel tenta dissuadi-los de seguir por estes raciocínios até que ultrapassaram uma fronteira que não tinha mais volta pois cristalizaram-se no orgulho de recusar servir. Foi a partir do orgulho de Lúcifer que o mal entrou no mundo surge então o inferno que é o ódio eterno de Deus. Não podendo atingir a Deus Satanás investe então sobre Adão e Eva, como estes também foram criados livres precisavam também ter seu momento de escolha, de opção ou continuar obedientes a Deus no Paraíso ou então provariam a morte: “no dia em que comerem do fruto da ciência e do mal, morrereis”.
A partir do pecado original o homem foi se distanciando mais e mais de Deus mas Deus nunca desistiu do homem escolhendo, por meio de Abraão um povo para si cuja missão seria a de revelar ao mundo dominado pela idolatria do Politeísmo O Único Deus criador.
A segunda Leitura mostra que para que Abraão se tornasse o Pai de todos os crentes também teve que ter seu momento de opção, quando Deus lhe pede que sacrifique seu único filho por meio do qual esperava a descendência numerosa como as estrelas do céu como Deus lhe havia prometido. Abrãao passa no teste e Deus não precisou do sacrifício de Isaac pois chegaria o tempo em que sacrificaria Seu próprio Filho por nós.
A terceira Leitura mostra que o povo que Deus escolhera para sim havia caído na escravidão do Egito e a libertação que Deus concedeu a eles fazendo-os atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto afogando em suas aguas os inimigos que vinham no seu encalço, era a prefiguração do modo como Deus atualizaria a Páscoa de Cristo para cada pessoa que aderisse a Ele pela fé, O Batismo.
A oitava leitura, que é a Epístola nos fala justamente que pelo batismo “fomos de certo modo configurados a Cristo por Sua morte para nos assemelharmos a Ele em Sua ressurreição”. De fato, assim como no mar vermelho ficaram sepultados o povo que  escravizava o povo de Deus e tendo atravessado o mar saíram livres da escravidão, no Batismo todos nós passamos da morte para a vida pois no batismo, pelo Espirito Santo que passa a habitar em nós recebemos uma capacidade acima de nossa natureza, isso é sobrenatural de viver como Deus, como filhos de Deus, possibilitando-nos pelos dons da FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, a nos unir com Deus eternamente.
Este é o mistério de nossa salvação celebramos hoje, quando Satanás, pelos pecados dos homens havia adquirido o direito de possuir a todos eternamente, O Filho de Deus se torna homem como nós para poder pagar com a Sua vida o preço de nosso resgate, dando-nos a Sua graça para voltarmos a obedecer a Deus e, ao mesmo tempo, ensinando-nos com Sua vida a viver como filhos de Deus conforme lemos na sexta e sétima leitura: “Israel, alegrai-vos pois a nós foi dado conhecer o que agrada a Deus pois nos foi aberto o livro da Sabedoria”. Cristo é A Palavra de Deus encarnada para nos ensinar com Sua vida o que agrada a Deus que nos mereceu as graças necessárias para vencermos todas as tentações que o Inimigo não cessará de armar contra nós.
Ele morreu por nós mas ressuscitou, como lemos no Evangelho, provando que é Deus que se tornou homem para nos tornar divinos por isso Cristo pode nos dizer no Evangelho de hoje: “não temais! Alegrai-vos!” pois morri pelos vossos pecados e ressuscitei para vos dar a vida eterna.
Eis o motivo pelo qual o cristão é sempre invadido por uma alegria que subsiste em meio as maiores tribulações, porque sabemos que sabemos que O Todo Poderoso criador de todas as coisas nos ama de tal maneira que deu Sua vida por nós e que por isso, todos aqueles que aceitam Seu Perdão gratuitos recebem a redenção, por isso. já estamos salvos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário