2 DE FEREIRO: APRESENTAÇÃO DO SENHOR          

PARA QUE POSSAMOS APRESENTAR
OFERTAS JUSTAS AO SENHOR
POR PE. TARCISIO AVELINO, TF.
40 dias depois do nascimento de um primogênito a Lei de Deus previa que a criança fosse apresentada ao Senhor e que os pobres apresentassem para a purificação da mãe e do filho, um casal de pombos ou um casal de rolinhas. É isto que estamos celebrando hoje, a solidariedade do Santo dos santos com a condição humana a tal ponto que, mesmo sem ter pecado se submete a todas as leis de Deus bem como às leis vigentes em seu país. É este exemplo de obediência e de solidadariedade que estamos celebrando hoje, convidados a imitar a obediência de Jesus como um remédio contra os males do mundo já que o mal entrou no mundo pela desobediência dos homens.
Também ficamos encantados com a humildade de Jesus e de Maria Santíssima que mesmo sendo a Imacualada se submete a essa Lei de purificação para nos ensinar a obediência e a humildade.
Depois da primeira Páscoa dos judeus, Deus pedira o sangue de cordeiros sobre a porta como marca de que não deveria exeterminar os primogênitos de seus filhos mas somente os dos egípcios que não queriam deixar partir o povo eleito de Deus, mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus oferece o Seu próprio Primogênito e Unigênito filho. Este foi o primeiro primogênito que não foi poupado para que fossem poupados todos aqueles que, rompendo com Deus, ou seja com a vida, estavam na morte, recebessem por Ele de volta o dom da vida, a vida eterna.
A Primeira Leitura anuncia que Ele é a Luz e que, quando fosse apresentado ao templo seria para que a humanidade pudesse, novamente, apresentar ofertas justas a Deus pois até então, sem possibilidade de ser purificado pelo sangue dos primogênitos de animais que ofereciam, a humanidade não tinham as mãos puras e nem ofertas puras para apresentar a Deus, tudo ficou manchado pelo pecado dos homens aos quais Deus submetera o mundo mas agora que O Santo dos Santos se fez homem para se oferecer a Deus em nosso lugar, por ter valor inifinito, já que como Deus é Ele infiito, pôde pagar nosso resgate e nos perdoar por meio da justiça para que possa, a partir deste momento nos mostrar a sua essência: a Misericórdia.
Que as velas que hoje levarmos na procissão nos lembre que Ele é a Luz que vindo ao mundo ilumina todo homem que nEle crer e que por isso não precisamos mais temer errar o caminho pois Ele se fez nosso caminho e com Sua vida nos ensina a caminhar!




Um comentário:

  1. Hoje é também o dia da Vida consagrada,vamos rezar pelas vocações Sacerdotais e religiosas,pedindo a Nossa Senhora que muitos jovens conheçam os Tersinianos mensageiros de nossa Senhora de Fatima; Entrem em contato

    ResponderExcluir