5° DOMINGO DO TEMPO COMUM A
SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Aqui está uma das definições mais significativas do Cristão feita por Cristo: “vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” e Cristo acrescenta que do mesmo jeito que não se acende uma luz para escondê-la e do mesmo jeito que se o sal perde o sabor não serve para mais nada, também o cristão, se não fizer a diferença que a luz faz nas trevas e que o sal faz nos alimentos “não serve para mais nada”, pois não cumprirão a finalidade para a qual foram criados, isso é exatamente o pecado, palavra que na Bíblia significa “errar o alvo”.
Com isso Cristo está querendo dizer que o Cristão precisa fazer a diferença, não pode ter os mesmos comportamentos e costumes do mundo, se quiserem ser oferenda agradável a Deus e não se corromper. Para isso, dentre outras finalidades servia o sal no tempo de Cristo pois a Lei prescrevia que todo alimento que fosse oferecido a Deus deveria ser temperado com o sal para que fosse uma oferenda a Ele agradável como torna agradável o sabor de nossos alimentos. O sal também era usado para evitar a deterioração dos alimentos, para preservá-los.
Assim deve ser o cristão no mundo, deve ser alguém que dê sabor à vida das outras pessoas por uma vida de tal modo conformada com a vida do Filho Unigenito de Deus que relembre aos homens sua identidade devolvendo a eles o sentido de sua vida, já que pelo pecado o homem, esquecido de que é filho de Deus perdeu também a finalidade para qual fomos criados, para amar, pois somos filhos do Amor e sem amar erramos nosso alvo e o vazio que isso causa nos impelirá a tentar preenche-lo a todo o custo, aumentando cada vez mais esse vazio quando tentarmos preenche-lo com o que não seja Deus, pois o vazio deixado em nós pelo pecado é exatamente a abertura que temos para O Infinito ficar desligada do Infinito que é Deus.
“Vós sois a luz do mundo, assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vendo vossas boas obras glorifiquem Vosso Pai que está nos céus” . Aquele mesmo que nos mandou guardar para não praticar nossas boas obras só para sermos visto pelos homens é o que mandou que o que seja bom seja publicado de cima dos telhados e que nossas boas obras brilhem para que os homens vendo-as glorifiquem o Pai. Como conciliar essas afirmações aparentemente contraditórias, com o vs anterior onde Jesus afirma que “ninguém acende uma lampada para coloca la debaixo de um móvel, ninguém pode esconder um santo. Onde quer que exista uma pessoa que se esforce por conformar sua vida com a de Cristo ela, forçosamente atrairá outras pessoas para o bom odor de suas virtudes, se não em vida, com certeza, depois da morte sua fama se espalhará para bem longe, como foi o caso de Santa Teresinha que mesmo se santificando atrás dos muros e das grades da clausura de um estrito mosteiro, pouco depois de sua morte o mundo inteiro já conhecia o seu nome e nunca mais parou de ir romeiros ao seu mosteiro por causa de sua fama.
A 1° Leitura nos ensina que há três formas de sermos luz no mundo: Primeiro é prestando “todo socorro ao necessitado”, de fato a Biblia ensina que “a caridade cobre uma multidão de pecados” (1Pd.4,8). Por maiores que sejam nossos pecados são todos apagados quando fazemos o que mais nos assemelha ao Santo dos Santos que é Deus, O Amor.
A segunda maneira de sermos luz no mundo é, conforme a Primeira Leitura, deixarmos “os hábitos autoritários”, conforme Cristo que tendo autoridade e domínio sobre todo o universo foi conhecido como o cordeiro manso e humilde de coração. Ser Luz é se conformar a Ele que disse: “Eu sou A Luz do mundo”
E finalmente a terceira forma de sermos luz no mundo é deixarmos “a linguagem maldosa” como lemos em Ef.4,25-32: “não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas somente a que for útil para exortar, ensinar e corrigir”. Se uma palavra mal usada pode causar a guerra imaginemos o cuidado que devemos ter com nossa língua. O Cristão não conta piadas indecente, não fala as gírias do mundo e muito menos calunia ou difama o próximo senão não imita a Cristo, a Luz do mundo que nos confere o nome de Cristãos.
 

Um comentário:

  1. Grande responsabilidade em ser o "Sal da terra"como disse Jesus no evangelho.Os vocacionados a Vida religiosa tem essa Missão.È vocêjá descobriu sua Vocação? Em Marbá foi Fundado os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Agene uma visita e fale com o Fundador Padre Tarcísio.Entre em cntato: avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir