II DOMINGO DO TEMPO COMUM A

        “CHAMADOS A SER SANTOS”
 POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Essa pexpressao da segunda Leitura, estraida da I carta aos Coríntios, nos revela o motivo pelo qual o Filho de Deus foi “manifestado a Israel”, como disse João Batista no Evangelho de joje “para tirar o pecado do mundo”, de maneira real e concreta, não apenas simbólia como os cordeiros que eram sacrificados no Antifo Testamento, apenas como sinal da Aliança definitiva de Deus com a humanidade que Cristo veio selar com Seu Sangue.
“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. É o cumprimento da Profecia de Isaías da qual temos, na Primeira Leitura uma parte: “Eu te farei luz das nações” porque vivendo e morrendo por amor do jeito que Cristo viveu e morreu provocou um choque ao fazer com que cada pessoa que com Ele se depara tome consciência de sua identidade perdida e livremente adira ao Filho de Deus que se fez homem para nos lembrar que somos divinos e que só seremos felizes se nos adequarmos áquilo que realmente somos pois assim como um martelo não será “feliz” se usado para retirar o feijão da panela e nem a colher prestará para bater um prego, também o ser humano só será feliz e realizado, quando assumir sua identidade de filhos de Deus, filhos do Amor, vendo para amar ou seja, para fazer os outros felizes, para se doar, se gastar pelo gem do próximo, totalmente diferente do modo que o mundo vive para tirar proveito dos outros.
“Não basta seres meu servo para reconduzir os remanescentes de Israel; Eu farei de ti luz das nações para que a minha salvação chegue até os confins da terra”. Essa é a missão de Cristo e do Cristão.
Assim, como o Servo de Javé que teve a missão de reconduzir o povo de Israel do exílio da Babilônia de volta à Terra Prometida, Israel teria, como nação, o papel de reconduzir as outras nações ao brilho da Luz de Jesus que veio mostrar o caminho para todos os que jaziam nas trevas do engano e da mentira. Assim como O Precursor de Jesus revela hoje que veio batizar para que se manifestar ao mundo Aquele que já existia antes dele, todo cristão tem como principal tarefa a sua santificação pessoal na qual, combatendo o homem velho com a força do Espírito Santo que nele passou a habitar desde o dia de seu batismo e imitando, também com a força do Espírito, as virtudes ensinadas por Ele.
“Não basta seres meu servo, vou te fazer luz  para as nações”. Quem era, no Antigo Testamento chamado de servo era o chefe das tribos cuja função era doméstica mas agora Deus anuncia que um dos chefes das tribos teria a missão de reconduzir o povo de Israel de volta do exílio para a Terra Prometida mas ao mesmo tempo essa profecia pode ser tomada para o papel de cada cristão dos quais o próprio Cristo havia dito: “não vos chamo mais meus servos mas vos chamo de amigos pois vos dei a conhecer tudo o que o Pai me revelou”. Ora, o cristão é o amigo de Cristo. Todo amigo ama o amigo e S. João da Cruz diz que o amor tem o condão de tornar semelhante aquele que ama ao seu amado. O cristão, no ato mesmo de se fazer amigo de Cristo vai se assemelhando Ao Santo dos Santos e com sua santidade de vida vai irradiando a luz de Cristo a tal ponto que se torna impossível ter um santo sem que este atraia multidões, por mais escondido que tenha sido como uma Santa Teresinha ou um S. Bruno que, mesmo sem nunca terem saído das clausuras estritas de seus mosteiros, mesmo depois de mortos atraem todos os anos por séculos a muitos para Cristo.
“Chamados a ser santos” eis a tarefa mais urgente de todos os cristãos, porque se formos santos aí sim, seremos luz das nações pois assim como é impossível acender uma luz para esconder debaixo da cama, é, absolutamente impossível esconder a Luz que um santo irradia.
“Vós sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo,assim brilhem as vossas boas obras para que vendo-as os homens glorifiquem o Pai do Céu”. Disse Jesus.
Que a nossa imitação de Cristo se constitua numa seta como o dedo de João Batista que aponte a todo o momento: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Segui-O! E então o mundo que jaz nas trevas reencontrará O Caminho. Assim seja.



2 comentários:

  1. Somos chamados a Santidade,belíssima homilia do Padre Tarcísio Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Se você é vocacionado(a) escreva para esse Sacerdote que a conduzirá a Santidade.Peço sua Bênção Ir Maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  2. Somos chamados a Santidade,belíssima homilia do Padre Tarcísio Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Se você é vocacionado(a) escreva para esse Sacerdote que a conduzirá a Santidade.Peço sua Bênção Ir Maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir