1° DE JANEIRO
                                                    SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS
                                                                               
            
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Se Deus para nos fazer filhos seus contou com o sim de Maria fazendo-se filho dos homens, fica claro que se ao se fazer homem não deixou de ser Deus, então, ela é mãe de Deus. E se é por meio dela que, como lemos na Segunda Leitura, nos tornamos filhos de Deus, já que por meio dela Deus se fez homem tornando-se irmão de todos os homens, então fica claro que não foi simplesmente um título honorífico que lhe deu Seu Filho Jesus, quando na cruz deu-a, na pessoa de João como mãe de todos os homens.
"Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou Seu Filho, nascido de uma mulher". Eis aí o mistério que celebramos hoje, o Filho de Deus nasce de uma mulher. Ora, se o Filho de Deus é Deus, então Ela é Mãe de Deus"!!!
"Afim de que recebêssemos a filiação a filiação adotiva". Ora, se foi por meio de Maria qu recebemos a filiação adotiva de Deus, então Ela é  nossa Mãe, uma vez que estávamos mortos pelo pecado quando Ela deu à luz Aquele que veio nos livertar da morte e do pecado. Se foi por meio dEla que recebemos A Vida, e não só os que vieram depois de Cristo, mas tb os que vieram antes da Encarnação do Verbo, então Maria é a nova Eva, Mãe de todos os renascidos pela graça, como Eva foi a mãe de todos os viventes segundo a carne.
Então, celebrar Maria como Mãe de Deus é também celebra-la como Mãe de todos os homens, pois se por esta mulher Deus se fez homem para poder nos fazer filhos Seus, então ao se tornar mãe de Deus, se torna também mãe de todos os homens.
"E Maria ouvia e guardava todos estes fatos no seu coração e neles meditava", fazendo dEla, mãe de Cristo muito mais por te-lO concebido antes no Seu coração do que por te-lO trazido em seu ventre, como Cristo mesmo respondeu àquela mulher que do meio da multidão certa vez lhe gritou: "Feliz os peitos que te amamentaram e o ventre que te trouxeram. Ao que Cristo respondeu: Antes, felizes os que ouvem A Palavra de Deus e a põem em pratica. 
Maria é Mãe do Príncipe da Paz, dAquele que nos reconciliou uns com os outros por isso hoje é o dia mundial da paz porque a bênção de Aarão que proclamava a paz para o povo de Israel, com o nascimento de Cristo se estendeu a todos os homens de boa vontado no mundo ineiro.
É por isso que nunca nos cansamos de  rezar: "Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém."




Um comentário: