BATISMO DO SENHOR






EIS O MEU FILHO AMADO NO QUAL PONHO TODO MEU AGRADO” 
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF


Impressiona sempre a cada ano ver que O Santo dos Santos, que se tornou homem como nós sem deixar de ser Deus se deixa batizar uma vez que o batismo de João era em vista da conversão dos pecados Ele que não tem pecado, porque se deixou batizar?
De início vemos um conflito entre João Batista que reconhece que o Batismo de Cristo é superior ao seu  e resiste em batiza-lo e Cristo que diz que por hora tem que ser assim para que se cumpra toda a justiça que nada mais é do que fazer a Vontade do Pai, sendo que O Pai intervem imediatamente dando testemunho de que Ele, justamente por Sua obediência oposta à desobediência do primeiro Adão é  primícias de todos os que,  aderindo a Ele pelo Batismo se tornariam filhos de Deus. Filhos amados nos quais Deus põe todo o Seu agrado são todos aqueles que imitam a Cristo em Sua perfeita obediência ao Pai.
A Liturgia encerra com essa máxima teofania o tempo do natal já que pouco se tem registrado sobre a infância de Jesus, passaremos imediatamente, com o tempo comum que se inaugurará já na segunda feira, a celebrar Jesus em sua vida adulta que, com o Seu Batismo, também inaugura Sua vida pública com O Pai e O Espírito empenhados em testemunahar a Boa Nova tão esperada: Jesus não é somente filho de Maria pelo Espírito Santo, é O Filho Unigênito do Pai.
O Batismo de Jesus manifesta o grande desejo de Deus de entrar em comunhão com os homens, descendo ao encontro de cada pessoa ali mesmo onde os caminhos tortuosos da vida e seus pecados podem conduzir-lhes. Essa é a escandalosa  condescendência de Deus que hoje se revela.
Mas continha a pergunta  porque Aquele que não tem pecado teve que se batizar se o  Batismo de João era um banho de água no Jordão que se fazia confessando os pecados. O próprio João prega: "Eu vos batizo com água para a conversão...” (v.11a). Quer dizer, quem o aceitasse teria que reconhecer a própria condição de homem pecador e submeter-se a este rito de penitência com a intenção de morrer para a vida de pecado.
Porém, a libertação verdadeira do pecado não era possível enquanto não viesse o que havia de expiar nossos pecados com sua morte na cruz. Com efeito, João Batista disse: "Eu vos batizo com água para a conversão... mas aquele que vem após mim é mais forte do que eu... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (v.11).
É por isso que João, de início se recusa a batizar Jesus mas, atendo ao que Ele responde o batiza pois convinha que fossem santificadas pelo Santo dos Santos as aguas nas quais haveriam de se tornar filhos de Deus todos os que nEle viessem a crer.
Assim, a consagração de Cristo, diz S. Máximo de Turim, é sobretudo, a consagração das águas nas quais haveriam de ser purificados todos os que a Ele fossem consagrados pelo Batismo.
Que a festa de hoje com a qual encerramos o tempo do natal seja o nosso programa de vida como o foi de toda  a vida de Cristo, fazer em tudo a Vontade do Pai, motivo pelo qual o Pai disse ser Ele O Seu Filho amado, para que também nós possamos escutar a cada dia a mesma voz que também ecoou sobre nós no dia de nosso batismo: Tu és meu filho amado no qual ponho todo o meu agrado”. Assim seja.

Um comentário:

  1. Viver o nosso Batismo fazer da nossa vida uma Teofania sendo Consagrados a Deus.Dia 15 Padre Tarcísio comemora sua Ordenação Sacerdotal,envie uma mensagem para ele,está em Marabá Fundou os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Se você é vocacionado (a)escreva para ele avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir