01 DE NOVEMBRO: TODOS OS SANTOS DE DEUS
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO

Celebrando a solenidade de Todos os Santos a primeira pergunta que surge é: quem são os santos? A resposta encontramos logo na Primeira Leitura: “são os que vieram da grande tribulação”. Mas o que é esta “grande tribulação”?  É o nome que a Bíblia dá para todas as adversidades que os crentes em Deus haveriam de atravessar ao longo de toda a história, principalmente nos tempos que, imediatamente antecederão a retorno do Messias. É por isso que Cristo disse: “quem quizer e seguir renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Trata-se da cruz das perseguições incompreensões pelas quais tem que passar todos os que, aderindo a Ele, passam a nadar contra a corrente de um mundo que não só deseja ignorar, como também ultrajar a Deus.
“Estes são os que vieram da grande tribulação. Alvejaram suas vestes no sangue do Cordeiro”. Trata-se principalmente das perseguições que os cristãos teriam que enfrentar, porque desde o princípio, quando o homem rompeu com Deus, Deus avisou que poria inimizade entre os filhos da mulher, referindo-se aos filhos da Igreja, nascida de Maria, a nova Eva mãe de todos os renascidos pela graça Cristo, que somos todos nós os batizados, aos quais o Anjo do Apocalipse, como lemos na Segunda Leitura se refere dizendo que não poderiam danificar a terra com os cataclismos de sua última purificação enquanto não tivessem sido marcados com o óleo do Batismo, com a cruz em sua testa e em seu peito. Ou seja, enquanto não houvesse se completado o número dos que haveriam de ser salvos através do Batismo. Essa grande tribulação refere-se, então, principalmente à batalha entre os filhos da serpente, do Maligno e os filhos da Igreja.
“Alvejaram suas vestes no sangue do Cordeiro”, não só pelo batismo nas águas, mas também pelo batismo de sangue, pelo qual, muitos antes mesmo do batismo, tiveram que morrer para testemunhar sua fé, dando, como Cristo a maior prova de amor, que é dar a própria vida. É por isso que podemos considerar como sete as Bem Aventuranças e com este número da perfeição, entender que nas Bem Aventuranças, encontramos um programa de vida completo para os que querem seguir a Cristo para chegar onde Ele chegou. Então as duas últimas Bem Aventuranças podem ser consideradas a consequencia dos que viverem esse programa de vida, serão perseguidos por causa da justiça, ou seja, por terem se comportado como O Santo, Jesus, Nosso Mestre.
Também podemos dizer, que todos os que atravessam os sofrimentos de sua vida seguindo o programa de vida da imitação de Nosso Mestre Jesus, que são as Bem Aventuranças, também se tornam, com sua vida, consumida pela causa do Evangelho, consumida no serviço, por amor, paciente e manso como Cristo, totalmente desinteressados e desapegados, estes também alvejam, dia-dia suas vestes, ou seja, sua alma, purificando-a de todo pecado. Estes são os que estão se santificando para habitar com Cristo eternamente.

Ao contrário do que muitos pensam, a santidade não é um privilégio para poucos mas é vocação de todo batizado, já que Cristo nos ordenou que sejamos santos como Nosso Pai é santo, só assim, com nosso comportamento estaremos nos preparando para encarar a Luz, vivendo na luz de Sua Palavra, comportando-nos como Filhos do Santo dos Santos, como diz a segunda Leitura até o dia que seremos semelhantes a Ele porque O veremos tal como Ele é. Assim seja.

Um comentário:

  1. "Todos somos chamados a Santidade "Parabéns Padre Tarcísio por ter realizado a Fundação dosTeresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima na Cidade de Marabá.."Tudo que Deus permite esconde graça"Peço sua Bênção..Ir Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir