V DOMINGO PASCAL ANO C


COMO EU VOS AMEI, Passaporte para o CÉU
 

POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

Estando próximo de celebrar a Ascenção de Jesus ao Céu, quando se ausentará da forma visível com a qual esteve presente com Seus conterrâneos durante mais de trinta anos, a Liturgia retoma o Evangelho da Quinta Feira Santa, quando Jesus deixa Seu testamento anunciando a forma nova de ser relacionar com Seus discípulos de todos os tempos, o amor conforme dissera: “onde dois ou três se reunirem em meu Nome eu estarei presente”. Em Seu Nome significa, entre outras coisas “na qualidade de discípulos Seus” cuja identidade fica clara no Evangelho de hoje quando o próprio Jesus define Seus seguidores: “nisto conhecerão que vós sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

Chama-nos a atenção o fato de que no Evangelho de hoje no exato momento que Judas sai do Cenáculo onde Jesus se encontra com Seus discípulos Jesus diga que será glorificado pois o que Judas está indo fazer é justamente desencadear um processo que culminará na Cruz e morte de Cristo e Jesus fala em glorificação. No entanto, para compreendermos isso é necessário compreendermos a raiz da palavra “glória”.  “glorificar” significa “fazer visível” a alguém no luminoso esplendor de sua verdadeira realidade; glorificar: é “evidenciar”, “visibilizar” o mais profundo do outro, “sacar à luz” seu grandioso mistério escondido. Assim, Jesus está nos dizendo que na cruz manifestará Sua completa identidade divina ao mundo e como Ele e O Pai são um, ao revelar Sua glória estará também revelando a glória do Pai que é amor.

“Dou-vos um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei”. Chama de novo o mandamento antigo de nos amarmos uns aos outros porque na Antiga Aliança o Mandamento era que nos amássemos uns aos outros como a nós mesmos no entanto o amor humano é sempre limitado ao passo que o amor de Deus nos eleva até Deus, único que pode nos realizar plenamente. Amar como Jesus amou é amar até o extremo de dar a vida para que todos tenham vida plena e abundante, a vida de Deus, a vida eterna.

“Nisto conhecerão que vós sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”, mas com o mesmo amor com que Jesus nos amou e isso só é possível porque “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado” (Rm.5,5) ou seja, Deus nos capacitou a amar como Jesus nos amou porque nos concede o Seu próprio amor que é O Espírito Santo, desde o dia de nosso batismo.

E o que significa amar como Jesus amou? É se doar até a morte, por isso na Primeira Leitura lemos que “é preciso passar por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus” porque O Reino de Deus é a Comunhão eterna com Aquele que é amor e que o que a Segunda Leitura nos apresenta sob a figura da Jerusalem celeste que desce do céu adornada como uma esposa para o Seu Marido. Deus é o Esposo de nossas almas. A Jerusalem celeste é a Igreja Triunfante, composta por todos aqueles que se assemelharam a Jesus amando como Ele amor e que por isso, foi se assemelhando a Ele mais e mais até estar em condições de ser um com Ele eternamente.
O amor é a chave que nos abre o céu que é a própria vida em Deus.

2 comentários:

  1. "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"
    Quando se ama realmente existe Comunicação,essa é a verdadeira amizade!Peço sua bênção
    Ir maria Letícia do sagrado coração OIc

    ResponderExcluir