V DOMINGO DO TEMPO COMUM C
PECADORES PESCADORES
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
A Liturgia de hoje narra a experiencia de dois vocacionados pra nos ajudar a entender o que acontece com todos os que são chamados por Deus para uma missão na Igreja e no mundo, ou seja, o que acontece com cada um e com todos os batizados que recebemos, no dia de nosso batismo a missão de ser pescadores de homens, ou seja, de arrastar para Cristo outros tantos que, longe dEle vagueiam em sua existência completamente desorientados e vazios sem encontrar o sentido da vida. Trata-se de Isaías, na Primeira Leitura e de Pedro no Evangelho. 
Apesar de Cristo ter escolhido como cátedra, cadeira da qual ensina como mestre, a barca de Pedro, e de ter dito somente a Ele "não tenhas medo, de hoje em diante serás pescador de homens" e o Evangelho conclui dizendo: " Então levaram as barcas pra a magrgem, deixaram tudo e O seguiram". Se foi a Pedro que Cristo chamou é porque Ele tem a primazia sobre os demais e é na rocha se Pedro que todos os vocacionados de todos os tempos continuam deixando suas barcas na margem, para segui-lO sendo que alguns, como os apóstolos são chamados a deixar tudo para viver exclusivaemente do e para o Evangelho.
"Avança para águas mais profundas e lançai as vossas  redes para a pesca", dizendo para pararmos de nos contentar com os resultados alcançados depois de todos nossos esforços em cima das lógicas de experiências alcançadas pois a obediência de Pedro, pescador experiente que sabe que o momento mais propício para a pesca é a noite, a Jesus, um carpinteiro que não tinha as experiências dos pescadores, nos ensinam uma grande lição: a de que no cumprimento de nossa missão não podem faltar duas coisas a fé e a obediência, se Pedro não tivesse acreditado no Poder daquele cuja Palavra já tinha compravado a autoridade e obedecido, não teria experimentado tão grande milagre que siimboliza o fruto da vida e do ministério de todos os que, como Cristo, são obedientes a toda a prova.
O que importa para nós é a obediência à Palavra de Deus que ainda hoje ecoa em nossos ouvidos, a mesma que Isaías escutou contemplando a glória de Deus no templo: "Quem enviarei? Que irá por nós? E no Evangelho: "De hoje em diante serás pescador de homens" esta é a missão de todos os batizados arrastar outros para Cristo, para que possam os desorientados encontrar O Caminho, os enganados A Verdade, Os doentes, A Vida.
Não existe chamado sem a Revelação de Deus, por isso, diante dAquele perante o qual os querubins proclamam "SANTO, SANTO, SANTO", como lemos na Primeira Leitura, é natural que todos experimentem sua pecaminosidade e exclamem como Isaías: "Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros" e como Pedro: "Afasta-te de mim porque sou um pecador" no entanto é para todos que Cristo diz: "Não temas!" e o motivo nos é dado pela Segunda Leitura: "Cristo morreu por nossos pecados" Ora, se o Terrível Juiz deu a vida por nós quando, por causa de nossos pecados nos tínhamos feito Seus inimigos, quanto mais agora estando reconciliados com Ele não nos dará, com Ele todas as coisas, inclusive a coragem e todos os meios para cumprir a missão que Ele nos confia, por mais desafiadora que seja ela.
"Cristo morreu pelos nossos pecados" que Boa Nova maior do que esta, que fez daqueles simples pecadores pescadores, pescadores de homens? Ao ponto de terem deixado tudo para seguí-lO?
Todos são chamados, pelo Batismo a anunciar Aquele que já nos libertou da raiz de toda enfermidade e escravidão, todos são chamados a proclamar que "Cristo morreu pelos nossos pecados" "mas poucos são os escolhidos" que estejamos então entre o número dos poucos que deixam tudo para seguir O Caminho, A Verdade e a Vida para que ouvindo Sua Palavra, nela crendo e obedecendo possamos experimentar o milagre de colher muitos frutos em nossa vida tão curta, assim seja.

Um comentário:

  1. Senhor Tu me olhastes nos olhos e a sorrir pronunciastes meu nome.Lá na praia eu deixei o meu barco!!!!!Pecadores e Pescadores. Obediência a Palavra de Deus.VEM E SEGUE-ME!Fidelidade á nossa Vocação.PaDRE TARCÍSIO SEMPRE DIRECIONA SUA HOMILIA
    PARA O Caminho a "Verdade e a vida"Peço sua bênção e orações.Ir Maria Letícia do sagrado coração OIC

    ResponderExcluir