I DOMINGO DA QUARESMA

CRENDO E CONFESSANDO É QUE SE OBTEM A SALVAÇÃO
POR: PE. TARCISIO AVELINO

A Liturgia deste Primeiro Domingo da Quaresma, nos apresenta as tentações de Jesus não só para nos ensinar como vencer as nossas, mas para, através do número 40 nos ensinar em que consiste a vida humana sobre esta terra, pois o numero quarenta evoca os anos que o povo de Deus passou no deserto até chegar à terra prometida de Canaã. De fato, nossa vida neste mundo, desde o pecado original consiste numa contínua tentação onde, Deus, desde o início, querendo nos criar à Sua imagem e semelhança, criou-nos livres como Ele por isso colocou a árvore da cência do bem e do mal no Paraíso como uma brecha pela qual Satanás poderia entrar para submeter à prova o desejo de Adão e Eva continuarem ou não servindo a Deus.
Desde o início, Deus quiz, antes de conceder a visão beatífica na qual poderíamos Anjos e homens contemplar Sua Face, submeter-nos à prova, justamente para respeitar a liberdade na qual nos criara, já que, se nos criasse contemplando Sua face não daria a oportunidade de sermos amor como Ele, já que o amor só é autêntico se fôr adesão e entrega livre ao a quem se ama.
Lúcifer já tinha sofrido sua prova e a ela sucumbira, justamente, segundo os teólogos, por ter se recusado a servir. A batalha que houve no céu entre Miguel e seus Anjos e o dragão, foi justamente uma batalha de nível intelectual já que a linguagem dos puro-espíritos é o pensamento. Houve um momento, depois da criação do "Anjos" que Deus permitiu que eles fossem a fundo na sua inteligencia imensamente maior que a dos homens, questionando tudo sobre Deus e sobre si próprios sendo que Lúcifer,com um grupo, teriam começado a questionar se Deus não seria somente um Anjo como eles e por que deveriam se submeter a Ele e servi-lo. Quando, finalmente pronunciara  sua decisão final: "não servirei, entrou o ódio e a concupicência nele e naqueles que com ele se haviam embrenhado pelos questionamentos contra Deus, tornando-se inúteis as graças que O Espírito Santo lhes enviava sem cessar convidando-os ao Bom Senso, bem como todas as intervenções de S. Miguel e de seus anjos chamando-os à razão. Quando Lúcifer pronunciou sua decisão, pronunciara também sua sentença irreversível e diz o Apocalipse que "já não houve mais lugar para eles no céu" e quando lemos também no Apocalipse que o dragão juntamente com seus anjos foram precipitados no abismo da terra, ficamos sabendo na verdade, que eles mesmos, tendo se embrenhado nas trevas por meio de raciocínios que se distanciaram mais e mais de Deus, não suportaram mais A Luz que é Deus pois "as trevas não subsistem à luz" e eles mesmos se precipitaram na direção oposta à de Deus, decaindo na vida da graça, portanto, abaixo dos seres humanos aos quais deviam também servir, ao que também haviam se recusado. Por isso, todo ódio contra Deus satanás começou a jogar contra seus filhos os homens, tendo, por isso, desde o início tentado Adão e Eva e, por sua vez, desde Adão e Eva até hoje não cessa de tentar a humanidade, não ficando fora nem mesmo Jesus que, ao se Encarnar tornou se homem como nós, sujeito a todas as nossas fraquezas e vicissitudes decorrentes de nosso pecado original, inclusive as tentações, pels quais aceitou passar para nos ensinar como vencê-las.
E como Jesus nos ensina a vencer as tentações? Pronunciando com os lábios A Palavra de Deus com a qual devemos ter grande intimidade, como lemos na Segunda Leitura: "É crendo no coração que se alcança a Justiça e é confessando com os lábios que se consegue a salvação", ou seja, é pela fé, "crendo no coração" que aderimos a Cristo e em comunhão com Ele recebemos o efeito do perdão gratuito que Ele conquistou com Seu Sangue em nosso lugar. "E é confessando com a boca que se obtém a salvação", ou seja, é pela fé professada com os lábios que somos salvos pois se foi pelo testemunho de outros que fomos salvos pela fé é confessando com nossos lábios que outros conhecerão a Cristo e por sua vez obterão sua salvação. Só seremos salvos se alcançarmos para outros a salvação com a confissão de nossa fé é por isso que na Primeira Leitura, lemos que cada Israelita, deveria a cada ano, professar a Sua fé depois de ter oferecido as primícias dos frutos de seu trabalho em agradecimento pela libertação da escravidão do Egito que Deus lhe concedera, só assim, pela fé testemunhada é que, de geração em geração até nossos dias pudemos conhecer os grandes feitos do Senhor.
A Palvra proferida tem poder criador e libertador, não fosse assim Deus não teria criado tudo pronunciando Sua Palavra, e, chegada a plenitude dos tempos essa Palavra Encarnada não teria nos alcançado as graças para vencer nossas tentações, pela Palavra pronunciada. 
Que nesta Quaresma, Aquela que mais do que ninguém, guardava e meditava a Palavra de Deus em seu coração para alcançar para nós a promessa que para ela foi pronunciada por Isabel: "feliz és tu que creste pois em ti será cumprido tudo o que foi prometido pelo Altíssimo". assim seja.







Um comentário:

  1. Nesse primeiro Domingo da Quaresma vamos acompanhar Jesus na oração e no sacrfício durante os Quarenta dias que antecedem a Páscoa.Pela Cruz chegaremos a Luz.Padre Tarcísio nos ensina a meta a seguir nesse tempo forte de Oração.Desejo a Fámília Teresiniana a Fidelidade na oração e um profundo encontro com Deus.Ir Maria Letícia do Sagrado Coração

    ResponderExcluir