II DOMINGO DO ADVENTO ANO C
 
PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO
 

E todas as pessoas verão a salvação de Deus" Este é o motivo pelo qual a liturgia deste segundo domingo do Advento nos traz como tema a conversão, tema principal de todo este tempo de espera do Senhor. Para tanto, o Evangelho de hoje e a Primeira leitura, usam a imagem dos caminhos acidentados com os quais compara nossos pecados. Quando lemos por exemplo: "todo vale será aterrado" a que vale se refere senão os baixios de nossa preguiça e apatia em anunciar e testemunhar o Evangelho, a exemplo de São Paulo que, na segunda leitura exulta de alegria exulta de alegria pela comunhão que os filipenses teem com ele na "divulgação do Evangelho", rogando a Deus que "leve à perfeição a obra" que Ele começara neles desde o momento em que, ouvindo a Pregação da Verdade, tomaram a peito a mudança de suas vidas.

O que quer nos dizer o Evangelho de hoje, quando, por exemplo, menciona: " toda montanha e colina serão rebaixadas" senão que todo orgulho, soberba e arrogância que nos faz olhar os outros por cima dos ombros devem ser erradicados de nossos corações se quizermos preparar os caminhos para que Deus possa habitar em nós e para que possamos viver em comunhão com Ele eternamente? Essa é a conversão que S. João Batista pede no Evangelho de hoje, não só para o tempo do advento mas como atitude de toda a vida que se constitui na espera do Senhor que voltará em Sua glória para levar com Ele quem aceitou andar em Seus caminhos? Só assim veremos se cumprir o que nos diz o final do Evangelho onde lemos que "todas as pessoas verão a glória de Deus". Mas a que glória, está se referindo? Certamente não à glória que DEle contemplaremos na eternidade porque aquela, só poderá contemplar quem tiver aderido ao exemplo que Ele nos dá ao revelar neste mundo a glória dEle que nossos olhos podem suportar: Um Deus Infinito que se rebaixa e aniquila se revelando na fragilidade de uma criança na mangedoura do presépio". Este é o motivo pelo qual o Advento pede de nós a conversão para prepararmos o caminho do Senhor, porque Depois do pecado original o orgulho que se acendeu em nós nos separou deste Deus que, de tão humilde se rebaixa para nos alcançar no profundo abismo de nossa miséria, exatamente quando os pecados da humanidade tinham chegado ao máximo grau.


 

2 comentários:

  1. "Preparai os Caminhos do Senhor endireitai suas veredas"Toda colina será abaixada"nosso orgulho e Amor proprio devem ser aniquilados,para que o senhor possa entrar em nossos corações nesse Tempo de Advento.Padre Tarcísio foi muito feliz em sua colocação ele é um sacerdote de muita Oração e penitencia.Parabéns Marabá por ter sido escolhida para receber o FUNDADOR DOS TERESINIANOS MENSAGEIROS DE NOSSA SENHORA DE FATIMA "Tudo que DEus permite esconde graça" Ir Maria Leticia 9-12-2012

    ResponderExcluir
  2. Gosto das suas postagens por dão-me força e animo para enfrentar a vida sem perder o controle

    ResponderExcluir