VI DOMINGO PASCAL ANO B

UM SENHOR QUE NÃO QUER SERVOS


POR: PE. TARCISIO AVELINO,TF

“Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando”. Depois de nos mandar permanecer no Seu amor dizendo que permanecer no Seu amor é obedecer Seus mandamentos, Cristo revela quem são os Seus amigos. São aqueles que, pela obediência, alegram Seu Pai já que a obediencia a Ele nos mantém unidos a Ele que nos criou para si, fazendo consistir nossa felicidade em Sua glória.

Ser amigo de Cristo é fazer o que Ele manda mas não com uma obediencia serviçal e sim uma obediencia de amigos, por amor como Ele afirma: “já não vos chamo servos pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. Só a um amigo intimo é que fazemos as nossas confidencias mais preciosas e Jesus hoje está dizendo para cada um de nós que nos ama como Seu amigo mais íntimo pois ao se encarnar fazendo-se homem como nós, com Sua vida nos revelou toda a intimidade da Ssma. Trindade, numa linguagem que todos nós podemos compreender. E o que Sua vida nos revelou do Seio da Trindade? Que lá só existe doação pois nisto consistiu toda Sua vida: “Ele passou pelo mundo fazendo o bem”. Lavou os pés dos discipulos, saciou de pão a multidao, curou os doentes, etc. enfim, serviu. “Se eu vosso Mestre e Senhor vos dei o exemplo é para que façais a mesma coisa”.

“Não fostes vós que me escolhestes mas fui eu quem vos escolhi parque que produzais fruto e o vosso fruto permaneça”. A iniciativa sempre é de Deus, como lemos na segunda leitura: “não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou O Seu Filho”. Foi Ele que se abaixou até nós, no fundo do abismo onde nos encontravamos para nos estender a mão fazendo as pazes conosco, dando-nos o Seu perdão, para nos unir novamente a Si e nos fazer participantes de Sua vida divina, fazendo habitar em nós O Seu Amor que é O Espírito Santo, capacitando-nos a amar como Ele nos amou, já que o amor é o que dá às nossas obras, aos nossos frutos o caráter de eternidade: “e o vosso fruto permaneça”. Tudo o mais que não é feito por amor passará, a única coisa que levaremos deste mundo são as boas obras que fizermos por amor. Estes são os frutos que permanecem eternamente.

Só podemos produzir frutos eternos se agirmos por amor por isso na segunda leitura lemos que “o dom do Espírito foi derramado também sobre os pagãos” porque Deus quis capacitar a todos de produzir frutos que perduram, que são todas as boas obras que possamos fazer ao nosso próximo, uma vez que é pelas obras que seremos julgados e o desejo do pai é “que não se perca ninguém”.

Que esse Deus que se fez nosso amigo seja o motivo suficiente para deixarmos fluir a fonte de amor que plantou em nós ao nos dar o Seu Espírito para que possamos, na doação, encontrar a felicidade que consiste em se doar por amor, à imagem e semelhança dEle que do nada nos criou somente por amor. Amém.

2 comentários:

  1. Deus é o melhor amigo em todas as horas podemos contar com Ele.Aproveito para desejar a todas as Mães um Domingo de muita paz e Alegria que Nossa Senhora de Fatima conceda todas as graças que estão necessitando.Parabéns a Mãe do Padre Tarcísio D. Izolina que deu um Sacerdote para a
    Igreja,ele é uma jóia preciosa,Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima,Rezemos por ele
    Ir maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  2. Não fomos nós que o escolhemos mas sim! foi ele quem nos escolheu!!
    Obrigado pai! somos herdeiros do teu amor! obrigado pai! pela nossa querida mamãe!presente de Deus! mulher simples,mas muito sábia!!

    ResponderExcluir