DOMINGO DE PENTECOSTES


BABEL OU PENTECOSTES?
POR: PE. TARCISIO AVELINO

Se Babel foi a confusão de todas as línguas pelo pecado do orgulho da humanidade de querer chegar até Deus sem contar com a ajuda de Deus, Pentecostes é justamente o contrário, é Deus que se inclina sobre um mundo que tendo dEle se afastado teve o privilégio de receber a visita de Deus encarnado para falar a linguagem dos homens e,  tendo com sua vida mostrado o quanto nos ama, respeitando nossa liberdade, abriu-nos para uma resposta e preparou algumas pessoas que com Ele conviveram para receber Seu Espírito para viver no mais intimo de nós.
Essas pessoas com as quais Ele conviveu pessoalmente, quando esteve encarnado entre nós são os discípulos e apóstolos sendo que alguns deles estavam em vigília com Maria, Mãe do Senhor aguardando o cumprimento da Promessa que assistimos hoje, narrado na primeira leitura, que a liturgia de hoje põe em paralelo com o primeiro envio do Espirito Santo já no dia da Ressurreição do Senhor para, justamente, capacitar esses homens a serem ministros do Sacramento capaz de remover a única barreira que pode impedir a que O Espírito entre em nossos corações, o pecado. Foi por isso que já no primeiro dia da semana, para capacitar os discípulos a receberem O Prometido do Pai, Jeus lhes confere o poder de perdoar os pecados: “recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os retiverdes, eles serão retidos”. Com certeza, assim que receberam este poder, já no primeiro dia da ressurreição, estes discípulos e apóstolos devem ter se ministrado este Sacramento preparando-os para, dali a cinquenta dias receberem O Espirito Santo, com Poder, capacitando-os a vencer o medo e todos os resquícios do pecado que os impedia de serem testemunhas de Cristo pois para se testemunhar a Cristo é preciso antes, tê-lO como Único Senhor de nossas vidas, ao passo que “Ninguém pode dizer: Jesus é O Senhor, a não ser no Espírito Santo”, é isso o que nos ensina a segunda leitura.

“Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua?” justamente porque sendo O Espirito Santo, O Amor do Pai e do Filho derramado em nossos corações, capacita-nos a nos entendermos no mundo inteiro, já que resgatando nossa condição de filhos do Amor, como não nos entendermos se os filhos de um mesmo pai falam todos a mesma língua?

Ademais, este trecho da Primeira leitura lido em paralelo como a segunda leitura que diz que somos, pelo Espírito um só corpo, esse corpo é a Igreja, que presente em tantos países, falando a língua de cada povo que aderiu a Cristo, faz com que todos nos entendamos pela linguagem do Amor. “De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito para formarmos um só corpo”.

“Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espíro, há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor, há diferentes ativdades, mas um mesmo Deus que realiza tudo em todos” Aqui temos uma alusão clara à Santíssima Trindade. Assim como A Trindade é um só Deus em tres pessoas, numa comunhão perfeita, numa unidade perfeita, somos muitas pessoas mas um só corpo, o corpo de Cristo que é a Igreja. Deus nos quis como um corpo, com membros e funções diferentes, para que, precisando uns dos outros, não só nos assemelhássemos mais e mais a Ele pelo serviço e doação que é a forma concreta de amar, como também para nos proteger da tendencia ao egoísmo e individualismo, do orgulho e da soberba que foram a causa da divisão entre os homens em Babel. Depois do envio de Seu Espírito Deus continua respeitando nossa liberdade, embora tenha nos capacitado a optar diferentemente da opção que anteriormente tinhamos assumido, a divisão ou a união, ou caos ou o cosmos, a graça ou a desgraça, Babel ou Pentecostes


2 comentários:

  1. Um novo Petencostes está acontecendo em Nova Marabá todos os fiéis da paróquia S.José Operário estão Louvando e agradecendo a Deus.
    Os Teresinianos mensageiros de nossa Senhora de Fatima e o seu Fundador Padre Tarcísio OSB são almas de muita Oração e oram no ESPÍRITO SANTO atraindo muitas graças para essa Cidade.Vamos adorar a Vontade de Deus e receber os 7 Dons e 12 frutos.Paz e Alegria!Ir Maria Letícia do sagrado coração OIC

    ResponderExcluir
  2. Desejo ao Padre Tarcísio que continue com os Testemunhos dos Pastores
    Evangélicos que estão voltando para a Igreja Católica,Nossa Senhora como Mãe vai atrai-los como filhos amados e seremos "UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR. MARABÁ VAI SE TORNAR A CIDADE DE MARIA"
    Ir maria Letícia do sagrado coração OIC

    ResponderExcluir