ASCENÇÃO DO SENHOR


“MÃOS  À OBRA”

POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

Porque ficais aí parados a olhar para o céu? Este Jesus que vistes subir ao céu, voltará do mesmo modo”. De que modo? Dos céus para julgar os vivos e os mortos a cada um segundo as suas obras (Rm.2,6). É por isso que a Segunda Leitura nos diz que antes de subir aos céus Ele deu instruções aos apóstolos e discípulos dizendo: ”ide e anunciai”, pois só assim poderemos cumprir a finalidade com a qual nesta mesma leitura Ele lhes disse que receberiam o Espírito Santo: “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra”, ou seja, para sermos testemunhas de Jesus é que estamos aguardando a solenidade de Pentecostes como a aguardaram os primeiros discípulos pois o que Cristo disse aos discípulos de ontem o disse para Seus discípulos de todos os tempos. Suas palavras permanecem para sempre

No entanto, as testemunhas de Cristo não só devem testemunhá-lO com palavras mas principalmente com obras que O glorifiquem “para que vendo vossas boas obras glorifiquem O Pai que está no Céu”(Mt.5). Essas obras são resumidas por Cristo no Evangelho de hoje na cura aos doentes e na libertação dos demônios, não somente com o carisma da cura e dos milagres e com a oração de exoricismo porque onde chega a luz as trevas têm que ceder. Com a cura e a libertação do mal podemos resumir toda a missão da Igreja que, ao levar as pessoas a adesão a Cristo por meio da fé através do Batismo, juntamente com os demais Sacramentos extirpam da alma o pecado, raiz de toda enfermidade e de todo o mal que existe no mundo.
“Que Ele vos faça compreender a grandeza que o vosso chamado encerra”, esta oração de S. Paulo é a garantia pela qual podemos ter certeza de que perseveraremos até o fim no testemunho de Cristo e nos ajuda a entender que celebrar a Ascensão de Cristo não é só celebrar  o coroamento de Sua missão na terra, como lemos na segunda leitura, mas é também voltar os nossos olhos para a meta que para a qual Ele orientou nossos passos ao dizer “vou preparar-vos um lugar para que onde eu estou estejais vós também” (Jo.14,1-3).
Celebrar a A ascenção de Jesus é o coroamento de sua missão nesta terra e a antevisão de nossa recompensa no ceu: “Ele manifestou sua força em Cristo quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus (...) Sim Ele pôs tudo debaixo de seus pés” .Só uma antevisão da recompensa pode nos dar forças para perseverar até o fim no seguimento de Nosso Mestre num caminho de renúncia e de cruz para o qual Ele nos preveniu desde o começo: “quem quizer me seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz  e me siga” (Mt.16,13-26).



2 comentários:

  1. Festa da Ascen�o de Jesus ao Ceu
    Nesse grande dia pedi a Jesus muitas gra�as e B�n�os para os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Amanha iniciam o Noviciado os Vocacionados evangelizadores dessa obra fundada pelo Padre Tarc�sio.O bom Deus conceda a todos os novi�os a gra�a da Santa Perseveran�a;"TUDO QUE DEUS PERMITE ESCONDE GRA�A"Irm� Maria Let�cia do Sagrado Cora�o OIC

    ResponderExcluir
  2. Bendito Seja Deus pela obra de evangelização que Deus confiou ao Padre Tarcisio.

    ResponderExcluir