III DOMINGO DO ADVENTO: DOMINGO DA ALEGRIA

PARA SERMOS PORTA VOZES DA PALAVRA
POR: PE. TARCISIO AVELINO

A Liturgia deste terceiro domingo do advento, reconhecendo que somente um domingo nos separa da solenidade do Natal, nos convida a nos alegrarmos, daí a cor rósea dos paramentos para significar um abrandamento da cor lilás que caracteriza este tempo de espera.
Ao mesmo tempo que nos convida à alegria a liturgia de hoje nos lembra qual a nossa missão neste tempo em que se aproxima a vinda do Senhor, trata-se da missão de, como S. João Batista, testemunhar o Messias, tornando-nos no deserto deste mundo a voz dAquele que É A Palvra Encarnada do Pai. Foi o próprio Cristo que disse que nós somos o sal da terra e a luz do mundo.
Toda vez que assumimos nosso batismo e nos tornamos testemunhas de Cristo, nos tornamos luz para os que jazem nas trevas dos enganos deste mundo, perdidos e sem direção. É neste sentido que a segunda Leitura nos ensina o que é ser testemunhas de Cristo, convidando-nos a 7 atitudes que devemos adotar neste tempo de espera que se prolonga por mais de dois mil anos desde que Ele antes de sua Ascenção ao Céu, nos prometeu que retornaria com grande poder e glória, no último dia:
1.     “Estai sempre alegres”. Como não nos alegrar com a proximidade do regresso dAquele a quem tanto amamos?
2.     “Rezai sem cessar” ou seja, conservar sempre em Deus o nosso pensamento, o que se torna fácil para aqueles que se decidem a buscar, diariamente a presença dAquele ao qual devemos amar sobre todas as coisas. Se ninguém ama aquilo que não conhece, quanto o mais buscamos a Sua presença, mais O conhecemos e amamos e quanto mais O amamos, torna-se impossível deixar de nEle pensar.
3.     “Em todas as circunstancias dai graças, pois esta é, ao vosso respeito a vontade de Deus”, isso só é possível para aqueles que crêem que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”, ou seja, que sabem que Ele tira uma benção de toda aparente desgraça. Esta ordem nos mostra o quanto a murmuração ofende a Deus, por isso deve ser banida de nossos lábios, já que foi por causa dela que o povo de Deus, mesmo depois de ter chegado na terra prometida, teve que vagar 40 anos até perecer a geração de murmuradores e pudessem finalmente seus filhos e netos tomar posse da terra de Canaã.
4.     “Não extingais o Espírito”, ou seja, não podemos reprimir os dons do Espírito em nós, pois são as capacitações de Deus para a missão que Ele nos confia, mesmo que o medo de ter que prestar conta de cada graça de Deus nos assole, uma vez que “ a quem muito foi dado, muito será cobrado”.
5.     “Não desprezeis as profecias” ou seja, ser aberto às possíveis manifestações do Espírito usando para isso a sexta ordem e conselho que se segue:
6.     “Examinai tudo e retende o que é bom. Foi exatamente por falta disto que os judeus rejeitaram a Cristo uma vez que, mesmo constatando que O acompanhavam os sinais indicadores da vinda do Messsias, se recusaram a examinar essa possibilidade, apegados que estavam, à sua concepção de um messias político, forte  guerreiro.
7.     E finalmente, “afastai-vos de toda espécie de maldade”, fugir do pecado e de todas as possíveis ocasiões de pecado.
  Essa lista que fecha com o número da perfeição, perfaz tudo o que precisamos para sermos testemunhas de Cristo, sermos a voz não com palavras mas com a vida, que O indique como Único Caminho, Verdade e Vida.
Se esta lista nos faz recuar de medo, vejamos como se encerra esta segunda leitura: “Aquele que vos chamou é fiel; Ele mesmo realizará isso”, ou seja, é o próprio Deus que nos fará santos se correspondermos ao Espírito Santo que, no dia do nosso Batismo nos ungiu para essa missão de testemunhas de Cristo descrita na primeira leitura e que pode se resumir em anunciar a Boa Nova a todos, principalmente aos mais fracos e pobres e marginalizados, a Boa Nova de que O Filho de Deus se fez homem e já nos libertou da escravidão do pecado pois todos os que Nele crêem passam a ter, já aqui uma vida abundante, uma vez que, libertados do pecado e seduzidos pelo amor reencontramos o verdadeiro sentido da vida e os que estavam mortos pela depressão e vazio existencial passam a viver uma vida plena de alegria, os que estavam aprisionados por qualquer vício no qual se escorava para tentar preencher o abismo infinito que Deus pôs em nós para que possamos recebê-Lo  se sentem plenos de Sua presença e não precisam buscar compensação em mais nada, os que se sentiam pobres passam a se sentir ricos, como filhos do Dono do Mundo por isso lemos na primeira leitura: “Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se no meu Deus pois ELE  me vestiu com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias”. Eis a nossa dignidade de filhos do Rei dos Reis, eis o motivo de nossa constante alegria!!! Eis porque podemos obedecer a palavra de Deus que diz:  “Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.” (Eclo,30, 21ss)



Um comentário:

  1. " Servi ao Senhor com ALEGRIA"A Alegria em DEus é a nossa força"O Salvador está perto!!!Padre Tarcísio faz aniversário junto com o Menino Jesus.Rezemos por ele.Ir Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir