Missa do dia de Natal

Cristo existe desde o princípio. Ele existe antes de toda criação. O Evangelho fala do Verbo, ou seja, da Palavra: o Deus que se comunica, que fala, que diz o que precisamos saber... Este Verbo existe desde o princípio (Jo 1,1) Aos poucos o Verbo foi falando... Primeiro, pelos patriarcas, pelos profetas... De muitos modos Deus falou, mas o povo não entendeu direito... (Hb 1,1). Deus se comunica ao longo da história: Ele quer que conheçamos sua mensagem, sua palavra, seu amor... Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus falou por sue filho (Hb 1,2). O verbo se fez carne (Jo 1,14). Agora a voz de Deus é uma voz humana, Deus tem carne humana, rosto humana, jeito humano...
Por que Deus veio até nós? Deus se encarna para que nós possamos chegar até Ele. Quem é Deus? É Jesus de Nazaré, é Jesus o Cristo. Ele tem uma palavra que se pode entender, um rosto humano para contemplar, uma vida humana que partilha da nossa vida. Deus tornou-se compreensível.
Deus se fez humano para que os seres humanos se tornem divinos. Deus deseja nos divinizar. Quando Deus assume a natureza humana, Ele pretende nos fazer como Ele. Se você quer ser perfeito, deve ser como Jesus de Nazaré.
O Natal é a humanidade divina realizada. O Deus que se humaniza quer nos humanizar. Humanizar-se é divinizar-se pela graça d’Ele, pois aqui humano e divino se unem, sem confusão. Humanizar-se é seguir os passos de Jesus de Nazaré, em suas opções, valores, palavras, silêncios, sentimentos. Humanizar-se é chegar perto do Cristo. Humanizar-se é mais do que viver um romantismo tão ampliado pela mídia; é mais do que uma pseudo-solidariedade farisaica que fazemos nesta época do ano; é mais do que dizer da “boca pra fora” que a partir de agora “tudo vai ser diferente”, quando as luzes do natal acusam a nossa mediocridade. Humanizar-se é encarnar a radicalidade deste Deus em nossa pobre Belém marcada pelo egoísmo do pecado. Humanizar-se é encarnar o amor pelos pobres, pelos que erram e nos ferem, pelos que estão ao nosso arredor, pelos que sofrem a distância de Deus e a distância de um amor humano.
Natal é um oportunidade. Que não seja romântica, mas sincera. É uma oportunidade para renovar os propósitos de amor, de solidariedade, de reconciliação, de paz, de ternura, de compreensão, de busca de intimidade com Deus... É uma oportunidade de afirmarmos o nosso discipulado, pois Ele se fez humano para que o nosso humano seja pleno, seja verdadeiramente humano.
Adoremos o Cristo, o homem-Deus. Sua carne e sangue, a mesma encarnada, é oferecida a cada um de nós. Mais uma vez o Cristo se rebaixa e se oferece. Belém significa Casa do Pão. Hoje a mesa da Igreja é o altar de onde vem o nosso pão. Agora o nosso ventre é também Casa do Pão. Quem abrir o coração e deixar mais uma vez Ele nascer, fará sua vida ser transfigurada em luz e graça!
Pe. Roberto Netwig