IV DOMINGO DO AVENTO B


UMA CASA PARA O SENHOR
POR: PE. TARCISIO AVELINO


Como este já é o último domingo antes do natal,  a Liturgia de hoje vem nos ajudar a refletir um pouco sobre o significado do Mistério do Natal para nos ajudar a desejar com mais intensidade Aquele que já está tão perto.
Pelo conjunto das leitura descobrimos que o Natal é o nascimento, no tempo, de Deus como homem situado na história e que, como descendente de Davi, vem como cumprimento perfeito de todas as promessas de Deus anunciadas no Antigo Testamento.
Deus havia prometido que o reinado de Davi não teria fim, e, de fato, este a quem Deus “dará o trono de seu pai Davi” se tornou homem sem deixar de ser Deus, por isso entra no tempo e assume um reinado destinado a findar-se como tudo o que é humano e o torna eterno, por ser Ele mesmo um Rei Eterno.
Natal é isto Deus vem habitar entre os homens, não tanto em templos de pedras mas nos próprios corações. Embora não recuse os templos de pedra, como o que Davi, na primeira leitura se decide a edificar para Deus um templo recebe de Deus a afirmação de Ele é quem nos edificará um templo.
Deus não rejeita o templo de pedra mas na primeira leitura diz que se aceita neles habitar é só por causa daqueles que escolheu por morada: “não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (ICor. 3,16).
Natal é Deus Emanuel, Deus conosco, Deus arma Sua tenda entre os homens para ensiná-los o caminho para sua morada definitiva. Deus escolhe habitar no seio de uma virgem para poder habitar no coração dos homens até poder fazê-los habitar em Si.
Essa é a finalidade do Natal, Deus se faz homem para a “revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre”. Cristo é a revelação do plano eterno de Deus de nos resgatar das conseqüências de nossos pecados assumindo-as sobre si para nos salvar e nos levar de volta para a casa.
Natal é a recapitulação e o resgate de todas as coisas por parte de Deus com as mesmas armas com as quais o homem as tinha entregues ao Tentador, por isso convinha que a segunda Eva, Maria, com seu Sim, resgatasse o “não” da primeira Eva permitindo a Deus ser Deus para nós e a nós encontrar o Único que pode preencher todos os  anseios de nosso coração.

Um comentário:

  1. Vamos aguardar a Chegada do Menino Jesus com muita Alegria Feliz Natal a todos os amigos dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.São os votos da amiga Irmã Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir