XII DOMINGO DO TEMPO COMUM C: QUEM É JESUS?

POR: PE. TARCISIO AVELINO,OMD
A Liturgia de hoje nos apresenta algo típico de Lucas: Jesus em oração sempre que está para comunicar uma grande revelação ou para realizar uma grande missão. De fato, o contexto do Evangelho de hoje é o caminho de Jerusalém quando Ele está para consumar Sua missão nesta terra, missão de Redentor e precisa esclarece-lá para Seus discípulos, fazendo-se, primeiramente, para isso, necessário revelar a Eles Sua verdadeira identidade em meio à tantas opiniões que pululavam a Seu respeito aos ouvidos de Seus discípulos por onde esses iam passando. E, como sempre, Jesus nos surpreende com Sua metodologia, o faz levando seus discípulos a tirar as conclusões a partir de tudo o que tinham presenciado nestes três anos em que com eles convivera, pois, geralmente temos muitas respostas dentro de nós, apenas não as encontramos por preguiça de juntar os fatos e raciocinar para tirarmos nossas conclusões. Sendo assim, a pergunta que hoje Ele dirige aos seus primeiros discípulos dirige também a cada um de nós como foi dirigida a Seus discípulos de todos os tempos pois só poderia ser considerado discípulo de alguém quem realmente conhece seu mestre para não só aprender o que Ele diz como também o que verdadeiramente o mestre queria dizer com cada afirmação. Ninguém entenderá o pensamento de Seu mestre se não o conhecer profundamente. Não basta lermos a resposta de Pedro que não foi refutado por Jesus e a aceitarmos passivamente, é preciso deixar que essa pergunta do Mestre nos obrigue a um raciocínio sério do que Cristo vem representando para nós em todos os anos de nossa pratica da religião para que possamos verdadeiramente estar convictos de que Ele realmente seja o Messias para mim, porque se eu realmente acreditar que Ele seja o Messias toda minha vida será em função desta verdade e se não o é ainda é porque ainda não estou convicto desta verdade.
Depois que Pedro chega à conclusão da verdade sobre Jesus este, apressa-se em corrigir a mentalidade de Messias que Seus discípulos tinham para que possam tirar as consequências verdadeiras da missão deste Messias específico pelo qual abandonaram tudo e passaram a seguir para que possam se decidir definitivamente por Ele agora que está para concluir Sua missão nesta terra, por isso a palavra chave do Evangelho de hoje é a Palavra "necessidade": "É necessário que o Filho de Deus sofra, morra e ressuscite"porque? Deus em Sua Onipotência não poderia redimir de infinitos modos a humanidade? Sim! No entanto escolheu faze lo do modo que mais revelasse Sua identidade e que mais respeitasse a liberdade do homem em aderir ou não ao Seu convite de reconciliação.
Sendo assim a necessidade do sofrimento do Filho de Deus está no fato de que por esse meio ficaria mais claro para o homem, sem coagir o homem revelando Seu Poder e Força, quem é Deus,é amor, quem é o homem, filho do amor, o que é o pecado é a ruptura com Este Deus que é amor é fonte da vida e de todo todo bem e, finalmente as últimas consequências do pecado, estar separado desta fonte de vida é morrer neste mundo e no outro como filhos do Amor, entregues por toda eternidade a um espiritismo de ódio que, por obcecarmos a ele e não a Deus, adquire de fazer conosco, o direito de fazer, por toda eternidade, o que fez com Cristo na cruz. Ao mesmo tempo, fazia-se necessário Cristo sofrer, morrer e ressuscitar para mostrar ao homem até onde vai a maldade de homem sem Deus. Além disso fazia-se necessário que o Filho de Deus sofresse e morresse para mostrar até aonde vai o amor de Deus por cada um de nós e para apaziguar nossa consciência de filhos do Justo que nos condenava a todo momento por termos vilipendiado Esse amor Eterno que nos ama totalmente, gratuitamente, incondicionalmente e pessoalmente. 
É neste sentido que a Primeira Leitura se aplica ao Messias dizendo que essa necessidade dEle sofrer e morrer era para atrair os corações dos homens pelo amor abrindo esses corações ao Espírito Santo que viria com o dom da súplica e da Piedade, ora se a piedade aperfeiçoa em nós a virtude da Justiça pela qual damos a cada um o que lhe é devido, o Espírito Santo derramado nos corações dos que, atraídos pelo amor revelado na cruz aderem à Cristo pela fé. São convencidos pelo Espiritio Santo do pecado, e, por Ele, levamos a suplicar o perdão pelo arrependimento que Ele também concede juntamente com o dom da Piedade que desperta em nós de devolver a Deus toda glória que nos recusamos a dar em toda nossa vida e não só isso, a gastar nossa vida para reparar a glória que Ele, Sumo Bem deixou de receber em toda história da humanidade, pelo que Cristo nos convida hoje a gastarmos nossas vidas. Só assim imitaremos Nosso Mestre e convenceremos a todos da Mensagem dEle que Ele nos envia a anunciar fazendo que todos experimentem em nossa vida doada a serviço de todos esse amor do Pai que, como lemos na Segunda Leitura desperta em nós a consciência de irmaos, de filhos do mesmo Pai. Tudo isso acontece em nós se correspondermos ao Dom da Pieidade que O Espírito desperta verdadeiramente em todos os que se deixam atrair pelo crucificado ou seja, se interpelar por Ele pois o dom da piedade vai desenvolvendo-se em quem não lhe impõe resistência em quatro graus: 1. Ternura filial para com Deus; 2. Abandono a Deus como a criancinha que, confiando totalmente no Seu cuidado não se preocupa com nada;3. Amor pelo próximo como meu irmão;4. Finalmente o zelo por cada elemento da criação, por ter sido pensado por Aquele que me ama e não fez nada inútil. 
Ainda faz se necessário responder a pergunta: porque era necessário que Cristo ressuscitasse? Porque Ele é Deus! Nada pode ser mais forte do que Deus e Deus é amor! Portanto a conclusão da mensagem de hoje é essa: deixe-se atrair e seduzir pelo amora agora para que este amor te impulsione a se dar inteiro a Ele na pessoa de seus irmãos aos quais Ele se entregou para que em cada missa vc possa se entregar a Ele na patena por Cristo, com Cristo e em Cristo, já que no final da vida Deus só tomará para Si aquilo que foi gasto para Ele.


























 










Nenhum comentário:

Postar um comentário