HOMILIA DO XI DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

"TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS"
POR: PE. TARCISIO AVELINO, OMD
Que noticia maravilhosa!!! A parábola que Jesus contou ao fariseu Simão no Evangelho de hoje bem como as leituras da Liturgia de hoje nos põe de cheio no tema do perdão dos pecados. Como obter o perdão de nossos pecados? 
Em primeiro lugar reconhecendo estes pecados  como nos diz a própria Palavra de Deus: "se dissermos que não temos pecado somos mentirosos e a Palavra de Deus não está em nós, se reconhecemos os nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar é nos purificar de toda injustica". A grande diferença do fariseu Simão e da mulher pecadora é que está se reconhecia pecadora por isso, sentindo-se amada por Jesus como nenhum homem jamais a havia amado, sentindo se por Ele acolhida como pessoa e não como objeto de prazer, sentiu despertar nela sua essencia perdida, sua identidade de filha do Amor e como somente o amor é capaz de chorar as ofensas feitas ao amado, essa mulher deu livre curso às suas lágrimas e tal era sua dor que nem sequer se importou com a rejeição que poderia receber e da humilhação pois, pertencendo à cultura judaica sabia muito bem que os profetas e rabinos, como era considerado Jesus, jamais se deixavam tocar por pecadores, pelo menos publicamente. E nem sequer imagina as consequências que poderia ter seus gestos pois sua dor e seu amor a tornavam corajosa e forte para tentar reparar a ingratidão com a qual tinha vivido toda sua vida, negando o amor e a obediência ao Único Homem que a merecia e que acabara de conhecer na pessoa de Jesus. Tudo indica que ela já havia conhecido Jesus antes ou que pelo menos já havia tomado conhecimento de sua proverbial misericórdia com os pecadores e viu naquele momento sua oportunidade de demonstrar arrependimento por não ter se guardado para servir Ao Único que merece ser servido com total dedicação.
A segunda Leitura nos ajuda a entender um pouco como era a mentalidade dos fariseus para entendermos um pouco do porque do pensamento do fariseu Simão, os fariseus pensavam que pela fidelidade à Lei de Moisés se poderia alcançar a salvação mas Paulo diz que a salvação é dom gratuito de Deus ofertado em Seu FIlho Jesus que nos perdoou de graça pagando o preço de nossas dívidas. E que este perdão já concedido só é recebido por aqueles que aderem à Cristo pela fé, ou seja, aqueles que, acreditando na Redenção operada na cruz abrem seu coração para receber este perdão e se decidem a se converter e a seguir a Cristo. É a fé que salva e não a pratica da Lei embora esta seja necessária para tornar coerente nossa fé, já que a fé sem obras é morta. Esta mulher acreditou que diante dela estava o único que lhe poderia perdoar os pecados e lhe restituir sua dignidade perdida, mas não ficou só na fé, partiu para as atitudes, enfrenta os riscos e dá Vascão às suas lágrimas de arrependimento demonstrando todo seu amor e reverência ao único que merece ser amado com todo nosso ser, fazendo valer para ela as palavras do salmo que diz: "os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria" (Sl.126). Ela lançou suas sementes de gestos de arrependimento e reverência e colheu a paz da consciência justificada, debruçou-se pecadora sobre os pés da Misericórdia Encarnada e se levantou nova criatura, justificada pelo Amor de Deus que entregou Seu Filho Único para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna (Jo.3,16) por isso pode ouvir com A Palavra eficaz que produz o que significa: "vai em paz, a tua fé te salvou", ao contrário do fariseu que, em seu orgulho de cumpridor da Lei não se achava devedor nem dos gestos de acolhida dos hóspedes que a Lei que julgava obedecer fielmente ordenava, é muito menos do orgulho e soberba de se tornar juiz dos outros, sem julgar a si próprio. Por isso a que reconheceu seus muitos pecados pode receber a misericórdia que a justificou ao passo que o grande pecador que se achava justo, não mostrando as feridas para o Único Médico capaz de cura-lãs continuou enfermo porque recebeu a fonte da cura em sua casa mas não O recebeu em seu coração.
A Primeira Leitura nos mostra também outro grande pecador, adúltero e assassino, o rei Davi que depois de se deitar com a esposa de seu mais fiel general trama sua morte para esconder dele seu pecado esquecendo-se que não o podia esconder diante Daquele que "não dorme nem cochila"(Sl.120) mas obtém o perdão imediatamente após seu reconhecimento de culpa sem se justificar, mas 
O castigo anunciado pelo profeta Natan nos mostra que o pecado não gera somente a culpa que Deus perdoa apenas reconhecido e confessado o pecado mas gera também a pena que são as conequencias do pecado que servirão para purificar o vício que o pecado deixa em nós. O autor deste segundo livro de Samuel escreveu esta história muitos anos depois do ocorrido e não interpretou mal ao colocar na boca do profeta as consequências do pecado de Davi na morte de seu filho como um castigo de Deus pois realmente Deus usa as consequências de nossos pecados como remédio para nos purificar dos vícios que o pecado deixa em nós, desde que saibamos sofre las com paciência e oferecendo para este fim. Como Betsabet não era a esposa que Deus escolhera para Davi, desde toda eternidade, pode ser, por exemplo que havia incompatibilidade genética entre os dois e o filho que nasceu de ambos morrera em consequencia disto, dando a Davi uma ocasião de se purificar de sua falta.
A mensagem de hoje é que peçamos a Deus o dom das lágrimas, do arrependimento verdadeiro é perfeito capaz de purificar não somente a culpa de nosso pecado como também a pena por ele gerada como o próprio Davi rezara depois de seu pecado ao compor o salm 50: "um coração contrito e humilhado ó Meu Deus não desprezais". Amém. 









 












Nenhum comentário:

Postar um comentário